PROFISSIONALIZAÇÃO, FORMAÇÃO E SABERES DOCENTES: O DESAFIO DA ESCOLHA DOS LIVROS DIDÁTICOS PELOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Resumo

A aproximação com a questão de pesquisa se deu através dos estudos oriundos da graduação que buscou analisar duas coleções de Matemática aprovadas nas avaliações do PNLD no período de 1999 a 2014. Potencializou-se o desejo de investigações no mestrado, a partir das questões sobre a profissionalização docente. Sendo assim, tivemos como questão de pesquisa: quais saberes docente os professores de Matemática mobilizam e o que podem revelar sobre a contribuição da sua formação no momento de escolha dos livros didáticos? A pesquisa teve como objetivo principal: analisar os saberes que os docentes de Matemática mobilizaram para a escolha dos livros didáticos- PNLD 2017. Trouxemos como fundamentação teórica, a profissionalização docente nas discussões sobre saberes docente, professor reflexivo e profissão. Apresentamos também a discussão em torno do instrumento didático-pedagógico, livro didático e o debate do PNLD e dos Guias do Livro Didático. A metodologia empregada na pesquisa teve uma abordagem qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados a observação não participante e a entrevista semiestruturada, realizada com os docentes que participaram do processo de escolha do livro didático. Para tratar os dados coletados utilizamos a análise de conteúdo por meio do procedimento da categorização. Os participantes expressaram certo desconforto no que diz respeito à forma adotada pela rede municipal de ensino no processo de escolha dos livros didáticos, e ainda, formações que visam apenas diagnosticar o ensino com o aluno e não auxiliam a prática docente.

Biografia do Autor

Marcos Aurélio Alves e Silva, Instituto Federal de São Paulo - SP, Brasil

Mestre em Educação em Ciências e Matemática. Professor Substituto do Instituto Federal de São Paulo. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6744496597063679. ORCID: http://orcid.org/0000-0003-3054-6824.

E-mail: aurelioufpecaa@gmail.com

Tânia Maria Goretti Donato Bazante, Universidade Federal de Pernambuco - PE, Brasil

Doutora em Educação. Professora da Universidade Federal de Pernambuco. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2283602616022619. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-0574-0855.

E-mail: taniabazante@gmail.com

Publicado
2020-06-20