LIVROS DIGITAIS (E-BOOKS) NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA POSSIBILIDADE PRÁTICA

Autores

Palavras-chave:

Livros Digitais. Educação Básica. Produção Acadêmica. Língua Portuguesa. Narração-Descritiva.

Resumo

As tecnologias digitais estão presentes em nosso cotidiano e fazem parte de nosso dia a dia, mais recentemente, nos vimos  assolados por uma pandemia mundial, ocasionada pelo COVID-19, na qual o isolamento social foi uma das principais medidas para tentar conter sua evolução. Diferentes setores da sociedade tiveram que adaptar suas atividades, e na educação não foi diferente. Muitas instituições educativas viram nos recursos das tecnologias digitais, o que a muito vem sendo dito, as tecnologias podem ser uma alternativa viável para a educação e, no caso da pandemia, para a continuidade das atividades educativas. Nesta seara, o presente livro desenvolvido como uma atividade acadêmica da disciplina de Educação, Tecnologia e Comunicação (ETC) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília apresenta como alternativa para dinamização do processo de ensino e aprendizagem da leitura e escrita a inserção dos livros digitais na educação básica. O presente livro é resultado de uma experiencia prática de desenvolvimento de livro digital com apoio da ferramenta Google Forms para a criação de textos narrativos-descritivos com estudantes da pós-graduação que foram desafiados a criar narrativas no papel de estudantes da educação básica. Assim, este livro pode ser utilizado, tanto para o ensino de narrativas, por meio dos exemplos aqui presentes, como também como um guia para a realização de uma atividade criativa e inventiva com estudantes da educação básica por meio do uso de recursos das tecnologias digitais. Desejo a você leitor e/ou leitora, uma ótima leitura e êxitos em sua caminhada de ensinar e aprender com tecnologia.

Biografia do Autor

Pricila Kohls dos Santos, Universidade Católica de Brasília, UCB, DF, Brasil.

Professora e pesquisadora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCB/DF. Líder do Grupo de Pesquisa GeTIPE. Doutora em Educação pelo PPGEdu/PUCRS, com estágio sanduíche na Universidad Politécnica de Madrid (2014). Líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Tecnologias Digitais, Internacionalização e Permanência estudantil (GeTIPE). Integrante da RIES - Rede Sulbrasileira de Investigadores em Educação Superior, do ARGOS (Grupo de Pesquisa em EAD da PUCRS). Integrante do Comitê fundador da RedGUIA (2017), participou do Projeto Alfa GUIA (Gestão Universitária Integral do Abandono - 2012 - 2014). Mestre em Educação pelo PPGEdu/PUCRS, possui graduação em Pedagogia Multimeios e Informática Educativa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Realiza assessoria pedagógica em EAD e prestação de serviços e consultoria em Tecnologia Educacional e EaD. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologias Digitais na Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias digitais, educação a distância, educação superior, permanência estudantil, internacionalização, ambientes de aprendizagem, informática na educação, formação de professores, tutoria online.
Tendo realizado estágio Pós Doutoral (PNPD) na PUCRS vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação e ao Centro de Estudos em Educação Superior, sob orientação da Prof. Dra. Marilia Costa Morosini (Pesquisadora 1A - CNPq).

Danilo da Costa, Universidade Católica de Brasília, UCB, DF, Brasil.

Mestrando em Educação pela Universidade Católica de Brasília, Especialista em Direito Constitucional e Processo Constitucional; Direito do Trabalho e Processo Trabalhista; Direito Administrativo. Licenciado em Geografia. Atualmente professor de TCC da Faculdade Processus no curso de Direito. Membro do corpo técnico da Revista JRG de Estudos Acadêmicos. Editor assistente das revistas científicas: Revista Processus de Políticas Públicas e Desenvolvimento Social; Anais do Congresso de Políticas Públicas e Desenvolvimento Social da Faculdade Processus; Revista Processus de Estudos de Gestão, Jurídicos e Financeiros. Membro dos grupos de pesquisa da Faculdade Processus: Português Jurídico; Língua Portuguesa e Carreiras Públicas; Direito e Políticas Públicas.

 

Roberval Angelo Furtado , Universidade Católica de Brasília, UCB, DF, Brasil.

É mestre em educação pela Universidade Católica de Brasília, especialista em gestão escolar e pedagogo (com habilitação para docência na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental e supervisão escolar) pela Universidade Católica Dom Bosco. Atuou como professor dos anos iniciais do ensino fundamental, supervisor escolar do Colégio Salesiano Dom Bosco, Coordenador de Educação Profissional (2008 a 2010), Superintendente de Políticas de Educação (2010 a 2014) da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul e Conselheiro do Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul (2009 a 2015). No Ministério da Educação (2015-2019), atuou como Coordenador-geral de Implantação dos Planos Estaduais e Municipais de Educação e Diretor de Articulação com os Sistemas de Ensino (substituto). Na Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul, foi Diretor do Departamento de Educação (2019-2020). Tem experiência na área de educação, com ênfase em currículo, formação de professores, legislação educacional, planos de educação e regime de colaboração. É servidor de carreira da Prefeitura Municipal de Campo Grande-MS (professor e especialista em educação).

Publicado

2020-12-21

Como Citar

Santos, P. K. dos ., Costa, D. da ., & Furtado , R. A. . (2020). LIVROS DIGITAIS (E-BOOKS) NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA POSSIBILIDADE PRÁTICA. Portal De Livros Abertos Da Editora JRG, 4(4), 103. Recuperado de http://revistajrg.com/index.php/portaljrg/article/view/155