PROTOCOLO DE ASSISTÊNCIA NUTRICIONAL AO INDIVÍDUO OBESO NA ATENÇÃO ESPECIALIZADA AMBULATORIAL À SAÚDE

Autores

  • Adriana Haack Escola Superior de Ciencias da Saúde do Distrito Federal (ESCS-DF)
  • Fernanda Bezerra Queiroz Farias Escola Superior de Ciencias da Saúde do Distrito Federal (ESCS-DF)
  • Cássia Regina de Aguiar Nery Luz Escola Superior de Ciencias da Saúde do Distrito Federal (ESCS-DF)

Resumo

A obesidade, uma doença crônica e multifatorial, é um dos maiores problemas de saúde pública do mundo e vem crescendo ano a ano no Brasil. Os dados da pesquisa “Vigilância em Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico” (Vigitel), realizada pelo Ministério da Saúde em 2018, demonstraram uma prevalência de 19,8% de obesidade na população acima de 18 anos no Brasil e de 18,0% no Distrito Federal (DF). Nos últimos anos tem-se percebido que indivíduos obesos apresentam não só aumento de massa adiposa, mas muitas vezes redução importante na massa muscular esquelética (BRASIL, 2017).

Diante desse quadro foi mencionado pela primeira vez na literatura científica o termo “obesidade sarcopênica” em um trabalho publicado por HEBER et al. (1996). BAUMGARTNER et al. (1998), definiram “obesidade sarcópica” como sendo a condição do indivíduo que apresenta, simultaneamente, uma massa muscular de 2 desvios padrões abaixo da média para população jovem (<7,26 kg / m2 em homens e <5,45 kg / m2 em mulheres) e uma percentagem de gordura corporal superior à mediana (> 27% nos homens e> 38% nas mulheres).
Nas recomendações brasileiras propostas para o manejo da obesidade (ABESO, 2016) há indicação da importância do diagnóstico da obesidade bem como da necessidade de reconhecimento das comorbidades associadas à doença para se determinar qual terapia é mais apropriada para cada paciente.

Como a inatividade física e a alimentação não saudável compõem o grupo dos fatores de risco em comum modificáveis mais importantes no combate à obesidade, faz-se importante direcionar o tratamento dietoterápico não só para a redução do peso corporal, mas também para a recuperação de um possível estado sarcopênico associado. Elaboramos essa obra para estabelecer um protocolo de assistência ao indivíduo obeso, em tratamento, na atenção ambulatorial especializada, de tal forma que a equipe multiprofissional possa intervir o mais acertadamente possível em prol desses pacientes, cujo objetivo assenta-se não apenas no emagrecimento, mas também na recuperação de um possível estado sarcopênico associado, e na manutenção de um peso corporal adequado. Desejamos a todos que esse protocolo possa ser útil na prática ambulatorial. As organizadoras

Biografia do Autor

Adriana Haack, Escola Superior de Ciencias da Saúde do Distrito Federal (ESCS-DF)

Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília. Mestre em Nutrição Humana pela Universidade de Brasília. Especialista em Saúde Coletiva. Especialista em Nutrição Clinica Enteral e Parenteral, com Metodologia Teórica e Pratica pelo GANEP. Especialista em Nutrição Clinica pela ASBRAN. Especialista em Nutrição na Terceira Idade. Especialista em Gestão de Redes de Atenção a Saúde pela Fiocruz. Pós Graduanda em Segurança e Saúde do Paciente pela FIOCRUZ. Possui capacitação em Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa pela FIOCRUZ. Atuação como Membro da equipe de atendimento a crianças portadoras de Alergia Alimentar do HMIB. Atuação como Membro do Conselho de Segurança Alimentar- CONSEA. Atuação como Membro do Comitê Central de Promoção de Saúde do DF. Atuação como Membro da comissão de Padronização de Nutrição da SES - DF. Atuação como Membro da Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional Enteral do HMIB. Membro do Comitê Técnico de Avaliação dos Projetos de Pesquisa da Escola Superior de Ciências da Saúde. Consultora ad hoc do Periódico Comunicação em Ciências da Saúde da Secretaria de Saúde do DF. Bacharel em Nutrição pela Universidade de Brasília, Licenciatura Plena em Nutrição e Biologia pela Universidade Católica de Brasília.

Fernanda Bezerra Queiroz Farias, Escola Superior de Ciencias da Saúde do Distrito Federal (ESCS-DF)

Mestre em Ciências para a Saúde pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS) da Escola Superior em Ciências da Saúde (ESCS) da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). Especialista em Programa Saúde da Família pela Faveni. Especialista em Gestão Pública pela Fortium. Especialista em Obesidade pela Uniguaçu. Especialista em Nutrição Clínica pela São Camilo. Bacharel em Nutrição pela Universidade de Brasília (UnB). Graduada em Psicologia (licenciatura e bacharel) pelo UniCEUB. Preceptora de Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso. Docente nos cursos de Graduação em Nutrição da Universidade Paulista e do UniCEUB (2003 a 2005). Atuação como membro da Equipe Multiprofissional em Obesidade do Centro Especializado em Diabetes, Obesidade e Hipertensão Arterial (CEDOH/SES-DF).

Cássia Regina de Aguiar Nery Luz, Escola Superior de Ciencias da Saúde do Distrito Federal (ESCS-DF)

Mestre em Ciências para a Saúde pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS) da Escola Superior em Ciências da Saúde (ESCS) da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). Especialista em Gestão e Educação em Saúde pela Universidade do Rio Grande do Norte. Especialista Nutrição Funcional pela Faculdade Ibirapuera. Bacharel em Nutrição pela Universidade de Brasília (UnB). Preceptora de Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso. Atuação como membro da Equipe Multiprofissional em Obesidade do Centro Especializado em Diabetes, Obesidade e Hipertensão Arterial (CEDOH/SESDF).

Publicado

2020-12-21

Como Citar

Haack, A. ., Farias, F. B. Q. ., & Luz, C. R. de A. N. . (2020). PROTOCOLO DE ASSISTÊNCIA NUTRICIONAL AO INDIVÍDUO OBESO NA ATENÇÃO ESPECIALIZADA AMBULATORIAL À SAÚDE . Portal De Livros Abertos Da Editora JRG, 4(4), 70. Recuperado de http://revistajrg.com/index.php/portaljrg/article/view/157