CAPÍTULO 01:
Conciliação e Mediação no Caso do Rompimento da Barragem de Fundão: O Sistema Indenizatório Simplificado NOVEL como Instrumento de Justiça e Sustentabilidade Social
Palavras-chave:
Conciliação. Mediação. Sistema Indenizatório Simplificado. Samarco. Barragem de Fundão. Justiça Restaurativa.Resumo
O presente capítulo analisa o papel da conciliação e da mediação na resolução dos conflitos decorrentes do rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), ocorrido em 2015. O caso envolveu as empresas Samarco, BHP Billiton e Vale, que, apesar da boa-fé e da disposição em indenizar os atingidos, enfrentavam a morosidade judicial e a falta de compreensão das comunidades afetadas sobre os meios alternativos de solução de controvérsias. Para superar esse impasse, foi desenvolvido o Sistema Indenizatório Simplificado NOVEL, implementado em 2020, em meio à pandemia da COVID-19, com o objetivo de promover um canal ágil, acessível e transparente de reparação. A pesquisa, de abordagem qualitativa e método descritivo, baseou-se em análise documental e bibliográfica de relatórios da Fundação Renova, decisões judiciais e literatura especializada. Os resultados demonstraram que o NOVEL possibilitou a indenização de mais de 70 mil pessoas em seu primeiro ano de funcionamento, alcançando posteriormente mais de 200 mil beneficiários, além de fortalecer a confiança das comunidades e otimizar os processos administrativos e judiciais das empresas. Conclui-se que a conciliação e a mediação, associadas à tecnologia e à boa-fé, configuram-se como instrumentos eficazes de justiça social, sustentabilidade institucional e reconstrução de confiança entre empresas, Estado e sociedade civil.
Referências
BANDEIRA, N. N. et al. Importância da audiência de conciliação e mediação prevista no CPC/2015. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 2, p. 17111–17122, 2021.
FERREIRA, L. A. Eficiência e efetividade social do registro civil das pessoas naturais. São Paulo: Uninove, 2021.
FUNDAÇÃO RENOVA. Relatório de Atividades 2020–2021. Mariana: Fundação Renova, 2021.
IBAMA. Laudo Técnico Preliminar: Rompimento da Barragem de Fundão, Mariana/MG. Brasília: Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, 2016.
NASCIMENTO, I. C. S.; ROSSO, I. C. S.; TEIXEIRA, W. D. Online dispute resolution por meio da mediação como instrumento de pacificação social em tempos de pandemia. Revista do Curso de Direito UNIFOR, v. 12, n. 1, p. 80–106, 2021.
SPENGLER, F. M. Mediação de Conflitos: da Teoria à Prática. Belo Horizonte: Fórum, 2021.
YIN, R. K. Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.


