ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR DO IDOSO - ASPECTOS CLÍNICOS, FISIOLÓGICOS, FARMACOLÓGICOS E NUTRICIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.29327/542256Palavras-chave:
ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR, ASPECTOS CLÍNICOS, FISIOLÓGICOS, FARMACOLÓGICOS, NUTRICIONAISResumo
Prezado(a) Leitor(a),
Este livro intitulado “Abordagem multidisciplinar do idoso: aspectos clínicos, fisiológicos, farmacológicos e nutricionais” está separado em 15 capítulos que descrevem o processo de envelhecimento de forma integrada, considerando os aspectos clínicos, fisiológicos, farmacológicos e nutricionais, bem como a importância da equipe multiprofissional que assiste a população idosa.
O Capítulo 1 aborda o impacto do envelhecimento da população brasileira em um processo conhecido como transição demográfica, epidemiológica e nutricional. E, o Capítulo 2, descreve de forma sucinta e didática as principais alterações fisiológicas, nutricionais e funcionais comumente presentes nos idosos.
Os Capítulos 3 a 5 descrevem as alterações funcionais do idoso com foco na depleção de massa corpórea magra e suas repercussões clínicas negativas evidenciadas na sarcopenia, na fragilidade e nas alterações do estado nutricional, bem como a relação entre desnutrição, cognição e depressão.
Outros aspectos muitos corriqueiros em idosos e, na maioria das vezes, neglicenciados são os traumas, o edentulismo e as lessões por pressão. Sendo assim, os Capítulos 6 a 8 abordam os traumas mais comuns na população geriátrica, as repercussões do edentulismo em idosos e os aspectos relacionados às lesões por pressão com foco na atuação da equipe multiprofissional de saúde.
A assistência de Nutrição e Enfermagem ao paciente idoso são descritas nos Capítulos 9 e 11, respectivamente. No Capítulo 10, a influência da dieta pró-inflamatória na ocorrência de Alzheimer em idosos é analisada minuciosamente.
Tendo em vista que muitos idosos são assistidos pela equipe de saúde no âmbito domiciliar, o propósito do Capítulo 12 é descrever o papel de todos os atores envolvidos nessa assistência, o que inclui os cuidadores, os familiares e a equipe multidisciplinar (nutricionista, médico, enfermeiro, fisioterapeuta, psicólogo, assistente social etc.) – foco centrado no paciente.
O Capítulo 13 mostra a importância da equipe multidisciplinar por meio de uma visão holística da pessoa idosa e, finalmente, os Capítulos 14 e 15 apresentam alguns casos e esquemas dietéticos .
Desejamos a todos(as) uma ótima e enriquecedora leitura!
As coordenadoras.
Referências
Como citar este livro em ABNT:
FORTES, Renata Costa Fortes; HAACK, Adriana (Orgs.). Abordagem multidisciplinar do idoso - aspectos clínicos, fisiológicos, farmacológicos e nutricionais. Brasília: JRG, 2021.
Como citar este livro em APA:
Fortes R & Haack A (Orgs.). (2021) Abordagem multidisciplinar do idoso - aspectos clínicos, fisiológicos, farmacológicos e nutricionais. Brasília: JRG.