Dano moral em ricochete na justiça do trabalho
DOI:
https://doi.org/10.55892/jrg.v7i14.1192Palavras-chave:
Direito do Trabalho, Dano moral, RicocheteResumo
O presente trabalho objetiva analisar os requisitos para a incidência d o dano moral em ricochete com enfoque na Justiça do Trabalho. Cumpre-se analisar as espécies de danos passiveis de indenização, a saber: dano material ou patrimonial e os danos imateriais ou extrapatrimoniais. O primeiro é aquele que sobre diminuição na sua esfera patrimonial e o segundo abrange danos causado à pessoa e não ao seu patrimônio, sendo assim os danos existencial está inserido nos danos extrapatrimoniais. O dano moral em ricochete acontece quando esse prejuízo, compreendido como direto é sofrido pelo trabalhador, mas os efeitos indiretos repercutem em sua família, por exemplo, os quais também sofrem com a lesão aos direitos da personalidade do lesado com quem possuem laços de afinidade. Poder Judiciário não poderá se afastar da análise de ameaça e lesão de Direito conforme estabelecido pela Carta Magna. Ora, para sua análise, o Estado-juiz deverá confrontar a demanda com os princípios da razoabilidade, da proporcionalidade e da igualdade.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Cleber Lúcio de. Direito Processual do Trabalho. Belo Horizonte: Del Rey, 2021.
CORREIA, Marcos Orione Gonçalves. Direito Processual Constitucional. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2022.
DINIZ, Maria Helena. Curso de Direito Civil Brasileiro. Responsabilidade Civil. 13ª. Ed. v. 7. São Paulo: Saraiva, 2024.
FILHO, Sérgio Cavalieri. Programa de Responsabilidade Civil. São Paulo: Malheiros, 2024.
GAGLIANO, Pablo Stolze e Rodolfo Pamplona Filho. Novo Curso de Direito Civil. Responsabilidade Civil, v. 3. 9ª Ed.São Paulo: Saraiva, 2024.
LEITE, Carlos Henrique Bezerra. Curso de direito processual do trabalho. 7. ed. São Paulo: Saraiva, 2022.
MALTA, Cristóvão Piragibe Tostes. Prática do Processo Trabalhista. 32. ed. São Paulo: LTr, 2022.
NASCIMENTO, Amauri Mascaro. Curso de Direito do Trabalho. 14. ed. São Paulo: Saraiva, 2021.
NASSIF, Elaine. Conciliação e indisponibilidade de direitos: paradoxos da “justiça menor” no processo civil e trabalhista. São Paulo: LTr, 2022.
SAEGUSA, Cláudia Zaneti. A flexibilização e os princípios de direito individual e coletivo do trabalho. São Paulo: Saraiva, 2021.
SCALASSARA, Carlos Roberto. Dos Efeitos da Valorização do Acordo Individual na justiça do trabalho. São Paulo: RT, 2020.
SCHIAVI, Mauro. Manual de direito processual do trabalho. 6 ed. São Paulo: LTr, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
ARK
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.