Dano moral em ricochete na justiça do trabalho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55892/jrg.v7i14.1192

Palavras-chave:

Direito do Trabalho, Dano moral, Ricochete

Resumo

O presente trabalho objetiva analisar os requisitos para a incidência d o dano moral em ricochete com enfoque na Justiça do Trabalho. Cumpre-se analisar as espécies de danos passiveis de indenização, a saber: dano material ou patrimonial e os danos imateriais ou extrapatrimoniais. O primeiro é aquele que sobre diminuição na sua esfera patrimonial e o segundo abrange danos causado à pessoa e não ao seu patrimônio, sendo assim os danos existencial está inserido nos danos extrapatrimoniais. O dano moral  em ricochete acontece quando esse prejuízo, compreendido como  direto é sofrido pelo  trabalhador, mas os efeitos indiretos repercutem em sua família, por exemplo, os quais também sofrem com a lesão aos direitos da personalidade do lesado com quem possuem  laços de afinidade. Poder Judiciário não poderá se afastar da análise de ameaça e lesão de Direito conforme estabelecido pela Carta Magna.  Ora, para sua análise, o Estado-juiz deverá confrontar a demanda com os  princípios da razoabilidade, da proporcionalidade e da igualdade. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raitonio Tales de Macedo Miranda, Centro de Ensino Superior de Palmas, TO, Brasil

Graduando em direito no centro de ensino superior de palmas CESUP (Palmas – TO Brasil)

Mateus Pereira Gomes, Centro de Ensino Superior de Palmas, TO, Brasil

Advogado e Professor. Especialista em Direito Civil e Processo Civil (Unitins), em Direito Administrativo (UFT) e em Direito Tributário (Uniftec).

Referências

ALMEIDA, Cleber Lúcio de. Direito Processual do Trabalho. Belo Horizonte: Del Rey, 2021.

CORREIA, Marcos Orione Gonçalves. Direito Processual Constitucional. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2022.

DINIZ, Maria Helena. Curso de Direito Civil Brasileiro. Responsabilidade Civil. 13ª. Ed. v. 7. São Paulo: Saraiva, 2024.

FILHO, Sérgio Cavalieri. Programa de Responsabilidade Civil. São Paulo: Malheiros, 2024.

GAGLIANO, Pablo Stolze e Rodolfo Pamplona Filho. Novo Curso de Direito Civil. Responsabilidade Civil, v. 3. 9ª Ed.São Paulo: Saraiva, 2024.

LEITE, Carlos Henrique Bezerra. Curso de direito processual do trabalho. 7. ed. São Paulo: Saraiva, 2022.

MALTA, Cristóvão Piragibe Tostes. Prática do Processo Trabalhista. 32. ed. São Paulo: LTr, 2022.

NASCIMENTO, Amauri Mascaro. Curso de Direito do Trabalho. 14. ed. São Paulo: Saraiva, 2021.

NASSIF, Elaine. Conciliação e indisponibilidade de direitos: paradoxos da “justiça menor” no processo civil e trabalhista. São Paulo: LTr, 2022.

SAEGUSA, Cláudia Zaneti. A flexibilização e os princípios de direito individual e coletivo do trabalho. São Paulo: Saraiva, 2021.

SCALASSARA, Carlos Roberto. Dos Efeitos da Valorização do Acordo Individual na justiça do trabalho. São Paulo: RT, 2020.

SCHIAVI, Mauro. Manual de direito processual do trabalho. 6 ed. São Paulo: LTr, 2020.

Downloads

Publicado

2024-06-11

Como Citar

MIRANDA, R. T. de M.; GOMES, M. P. Dano moral em ricochete na justiça do trabalho. Revista JRG de Estudos Acadêmicos , Brasil, São Paulo, v. 7, n. 14, p. e141192, 2024. DOI: 10.55892/jrg.v7i14.1192. Disponível em: https://revistajrg.com/index.php/jrg/article/view/1192. Acesso em: 22 jan. 2025.

ARK