PSICOLOGIA DA DIFERENÇA: POR UMA ÉTICA DA SINGULARIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.4321976

Palavras-chave:

PSICOLOGIA DA DIFERENÇA. VULNERABILIDADE. ATENDIMENTO PSICOSSOCIAL. EMANCIPAÇÃO

Resumo

O presente artigo apresenta resultados preliminares do projeto “Outras Palavras”, projeto que compreende um longo percurso de pesquisas e intervenções com populações em situação de vulnerabilidade. Nesse contato, buscamos desenvolver métodos diferenciados de atendimento psicossocial, apoiando-nos em um universo teórico pouco explorado na área de psicologia, que para nós dá origem ao que chamamos de Psicologia da Diferença. Os dados que obtivemos nas pesquisas e intervenções realizadas até o momento podem, se analisados com as ferramentas teóricas levantadas, revelar formas mais eficazes de enfrentamento às situações diversas (e adversas) que se apresentam nos termos da relação entre subjetividade e alteridade, especialmente nos contextos de classe, raça, etnia e gênero. O objetivo agora é o de apresentar, em maior nível de profundidade teórico-prática, algumas teorias que dão corpo à Psicologia da Diferença. Com base nesse arcabouço da Psicologia da Diferença, pretendemos colocar à disposição dos profissionais de Psicologia, elementos que os auxiliarão na construção de novos métodos que coloquem em perspectiva a diversidade e a cidadania.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ondina Pena Pereira, Universidade Católica de Brasília, UCB, DF, Brasil.

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1984), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1991), doutorado em Antropologia pela Universidade de Brasília (1997) e pós-doutorado em Psicologia Social na Université du Québec à Montreal (2013). Possui mais de 25 artigos completos publicados em periódicos, 50 artigos publicados em anais de eventos, 30 comunicações orais em diferentes eventos, realizou 29 pareceres, orientou 30 dissertações de mestrado, orientou 4 teses de doutorado, 60 orientações de Trabalho Final de Curso e de Iniciação Científica. Tem atuação no campo da pós-graduação há mais de 18 anos. Pesquisa a área de saúde e sua relação com as ciências humanas e a filosofia; a psicanálise e suas relações com a sociedade; epistemologias em psicologia; a psicologia e a interculturalidade; teorias de gênero e feminismo; imagens técnicas e teoria do simulacro; clínica política. Tem livros e artigos publicados na área de Filosofia, Psicanálise, Psicologia Social e Política e Gênero. Lidera grupos de pesquisa em Psicologia e Filosofia, atua com consultora de Revistas Científicas, tem experiência com projetos de pesquisa e extensão universitária na área de Psicologia. Coordenadora do projeto Outras Palavras.

Flávia Bascuñán Timm, Universidade Católica de Brasília, UCB, DF, Brasil.

Pesquisadora, psicóloga. Mestre e Doutora em Psicologia pela UCB. Auxilia, no projeto Outras Palavras, na articulação com a construção e acompanhamento do grupo de pesquisa, articulação com o campo de pesquisa, supervisão dos atendimentos psicossociais e produção teórico-metodológica.

Jonas Rodrigo Gonçalves, Universidade Católica de Brasília, UCB, DF, Brasil.

Doutorando em Psicologia pela UCB. Mestre em Ciência Política (Políticas Públicas, Direitos Humanos e Cidadania). Licenciado em Filosofia e Letras. Habilitado em Sociologia, História, Psicologia e Ensino Religioso. Especialista em: Letras (Linguística: Revisão de Texto); Didática do Ensino Superior em EAD; Formação em EAD; Docência do Ensino Superior; Gestão do Agronegócio. Professor universitário. Escritor, autor/coautor de 61 livros. Revisor.

Referências

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA . Referências Técnicas para Atuação de Psicólogos(as) em Políticas Públicas de Álcool e Outras Drogas. Brasília: CFP, 2013.

DELEUZE, G. Diferença e Repetição. Rio de Janeiro: Graal, 1988. DELEUZE, G. & GUATTARI, F. O Anti-Édipo (Capitalismo e Esquizofrenia).

Lisboa: Assírio e Alvim, 1966.

DELEUZE, G. & PARNET. C. Diálogos. São Paulo: Escuta, 1998.

FOUCAULT, M. A ordem do discurso: aula inaugural no College de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. São Paulo: Loyola, 2013.

GUATTARI, F.; ROLNIK, S. Micropolítica: cartografias do desejo. 12. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

GUINSBURG, J.; CUNHA, N; ROMANO, R. (orgs.). Spinoza Obra Completa I: (Breve) Tratado e Outros Escritos. São Paulo: Perspectiva, 2014.

ILLOUZ, E. O amor nos tempos do capitalismo. Tradução Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.

JODELET, D. Os processo psicossociais da exclusão. In : SAWAIA, B. As artimanhas da exclusão: análise psicossocial e ética da desigualdade social. 11.ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

MIRON, A.X. & GUARESCHI, N.M.F. Compromisso Social da Psicologia e o SistemaÚnico de Assistência Social: possíveis articulações. Psicologia: Ciência e Profissão. Abr./Jun., 2017, v. 37, n.2, 349-362.

SPINOZA, B. de. Ética. Tradução de Tomaz Tadeu. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

SEGATO, R. L. Las estructuras elementares de la violência. Bernal: Universidad Nacional de Quilmes, 2003.

SPINOZA, B. de. Ética. [Tradução notas de Tomaz Tadeu]. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 1677/2008.

TOROSSIAN, S.D & RIVERO, N.E. Políticas Públicas e modos de viver: a produção de sentidos sobre a vulnerabilidade. In: CRUZ, L.R & GUARESHI, N. Políticas Públicas e Assistência Social. Petropólis: Vozes, 2009.

Publicado

2019-06-20

Como Citar

PEREIRA, O. P. .; TIMM, F. B. .; GONÇALVES, J. R. . PSICOLOGIA DA DIFERENÇA: POR UMA ÉTICA DA SINGULARIDADE. Revista JRG de Estudos Acadêmicos , Brasil, São Paulo, v. 2, n. 4, p. 49–62, 2019. DOI: 10.5281/zenodo.4321976. Disponível em: https://revistajrg.com/index.php/jrg/article/view/137. Acesso em: 20 abr. 2024.