Pacientes com insuficiência cardíaca descompensada: estratégias de enfermagem em emergência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55892/jrg.v7i15.1420

Palavras-chave:

Insuficiência Cardíaca, Cuidados de Enfermagem, Enfermagem de Cuidados Críticos, Enfermagem em Emergência

Resumo

Objetivo: Analisar com base na literatura as estratégias da enfermagem em emergência a pacientes com insuficiência cardíaca descompensada. Metodologia: Trata-se de um estudo bibliométrico de abordagem qualitativa, realizado nos meses de março e abril de 2024, utilizando as bases de dados na biblioteca digital Scientific Electronic Library Online (SciELO) e produções literárias do Ministério da Saúde, como manuais e portarias. Foram utilizados os descritores (DeCS) da Biblioteca Virtual de Saúde: Insuficiência Cardíaca, Cuidados de Enfermagem, Enfermagem de Cuidados Críticos, Enfermagem em Emergência. Operadores booleanos (AND) ou (OR) foram aplicados para refinar a busca e garantir a inclusão de artigos pertinentes. Resultados: Evidenciou-se a caracterização do perfil dos 04 estudos selecionados, com ênfase nas estratégias da enfermagem em emergência a pacientes com insuficiência cardíaca descompensada. Discussão: O desenvolvimento e a implementação de protocolos específicos para a gestão de insuficiência cardíaca descompensada são essenciais. Esses protocolos devem incluir diretrizes para o manejo de crises, uso de medicamentos e intervenções não farmacológicas. Enfermeiros devem estar familiarizados com esses protocolos e preparados para aplicá-los rapidamente em situações de emergência. Considerações finais: Este estudo permitiu conhecer as principais estratégias dos enfermeiros no cuidado de pacientes com insuficiência cardíaca descompensada, com o objetivo de fornecer mais conhecimento para profissionais de saúde que atuam em setores de urgência e emergência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deborah Helena Batista Leite, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda (2024-) e mestra em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba (2022-2024). Bacharela e licenciada em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba, com ênfase em Assistência de Enfermagem nas urgências e emergências. Auditora em Serviços de Saúde (2023). Especialista em Urgência e Emergência pela Faculdade de Goiana (2022). Integra o grupo de estudo e pesquisa sobre "Processo de cuidar em Enfermagem e Saúde" (DENC-PPGENF-UFPB- CNPq). É membro da Rede de Estudos de Tecnologias Educacionais (RETE-BRASIL). Possui experiência em ensino, inovação, pesquisa, assistência e extensão na área de Enfermagem. Interesses de pesquisa: Urgência e Emergência; Tecnologias Educacionais; Saúde do Adulto e Pessoa Idosa. Atualmente é professora no curso de Enfermagem do Centro Universitário- UNIPÊ. Endereço de e-mail: deborah.ufpb.enf@gmail.com

Renato Batista da Silva, Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), MG, Brasil.

Graduado em Enfermagem pelo UNIEURO; pós graduação lato Sensu em Cardiologia e Hemodinâmica pela Faculdade Unyleya. Atualmente Enfermeiro Generalista pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH, lotado no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia - HC UFU. Desde 2016 atuando como técnico em enfermagem, servidor público estatutário, na Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal - SESDF.

 

Eric Santos Santana, Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, RJ, Brasil.

Enfermeiro, graduado pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (2010); Especialista sob forma de Residência em Enfermagem Médico - Cirúrgica com área de concentração em Enfermagem em Terapia Intensiva Adulto pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem e Saúde da UFBA (2011); Especialista em Enfermagem Cardiologia e Hemodinâmica pelo IESPE - Juiz de Fora - MG (2019). Especialista em Enfermagem em Estomaterapia (2023). Atuei como Enfermeiro Intensivista na SEMI - URNC /GERAL Adulto e na UTI URNC - Unidade de Recuperação Neurológica e Cardiológica da Real Beneficência Espanhola - Hospital Espanhol ( 2012 - 2014). Atuei como Enfermeiro - Terapia Intensiva na UCISIA - Unidade de Cuidados Intensivos Clínico / Cirúrgico e Semi - Intensivos Adulto do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora HU - UFJF - Unidade da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH ( 2017 - 2021). Atuei como Enfermeiro - Terapia Intensiva, lotado na Unidade de Terapia Intensiva Clínica e Cirúrgica URCC do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco HC - UFPE - Unidade da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH ( 2021-2024). Movimentado por Banco de Movimentação para o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho - UFRJ - Filial da EBSERH, dedicação Exclusiva desde (08/2024 até o presente momento). Lotado como Enfermeiro - Terapia Intensiva no Centro de Tratamento Intensivo Adulto. E-mail:eric.santana@ebserh.gov.br.

Natália Lopes Corrêa, Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, RS, Brasil

Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande (2010). Pós-Graduação lato sensu de Enfermagem em Terapia Intensiva. Mestrado em Enfermagem pela Universidade federal do Rio grande (2022). Áreas de atuação e interesse: Enfermagem Intensivista; ética; educação e saúde. 

 

Joice Aparecida Galo de Avela Danelon, Hospital das Clínicas de Uberlândia EBSERH, MG, Brasil

Pós graduada em Saúde Coletiva, Auditoria e Enfermagem do Trabalho. Possui graduação em Enfermagem (Bacharelado/Licenciatura) pela Universidade Federal de Uberlândia (2013) e formação como Acupunturista. Atualmente servidora efetiva, atuante na Vigilância Sanitária da Prefeitura Municipal de Uberlândia e Técnica em enfermagem da Rede EBSERH na Unidade de Urgência e Emergência do Hospital de Clinicas da UFU.

Lícia Helena Farias Pinheiro, Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, PB, Brasil

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (2007). Atualmente é enfermeira da Unidade da Visão do Hospital Universitário Lauro Wanderley. É Pós-graduada em Saúde da Família e está cursando Pós -graduação e Cardiologia e Hemodinâmica. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública.

Marcela Evangelista de Oliveira Passos, Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ), PB, Brasil

Graduação em andamento em Enfermagem pelo Centro Universitário de João Pessoa, UNIPÊ, Brasil.

Emerson Gomes de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia

Mestrando em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador pela Universidade Federal de Uberlândia. Graduado em Enfermagem pelo Instituto DOCTUN (2008), Especialização em Nefrologia para Enfermeiros pela UNIFESP (2017) e Controle de Infecção Hospitalar pela UNYLEYA (2019), Saúde pública com ênfase em vigilância em saúde pela FAHOL (2023) e Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva FAVENI (2024). Atualmente atua na Unidade de terapia Intensiva do Hospital de Clinicas da Universidade Federal de Uberlândia e na Unidade de Atendimento Integrado pela empresa Missão Sal da Terra. Tenho experiência na área de Enfermagem, em cuidados a pacientes críticos em Unidade de Terapia Intensiva, Controle de Infecção Hospitalar e cuidados a pacientes com Doença Renal Crônica em processos de Terapias Renais Substitutivas e em Urgência e Emergência.

Maria Amélia Gonçalves Carreiro, Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, PE, Brasil.

Graduação em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem Nova Esperança - FACENE (2007). Especialista em Urgência e Emergência pela UNINTER (2008 - 2009); Especialista em Saúde Pública pela Universidade Estácio de Sá (2012 - 2013); Preceptora PET - Saúde (2012 - 2014) em parceria da UNIVASF e a Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro-BA; Enfermeira assistencial do Hospital de Urgências e Traumas de Petrolina-PE (2009 - 2014); Enfermeira Assistencial na Estratégia de Saúde da Família Prefeitura Municipal de Juazeiro (2008 - 2015). Enfermeira assistencial,concursada pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH, no Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados - HU-UFGD (2015-2016). Enfermeira concursada pela EBSERH, no Hospital das Clinicas da Universidade de Goiás (2016- aos dias atuais), transferida em 2017, para HU UNIVASF, atua como enfermeira assistencial. Possui ainda, Pós-Graduação Enfermagem em Centro Cirúrgico e Central de Material pela Faculdade Unyleya (2019-2020).

Catia Regina Cavalcante de Lima Leal, Universidade Federal de Pernambuco

Graduação em andamento em BACHARELADO EM ENFERMAGEM pelo Fundação de Ensino Superior de Olinda, FUNESO, Brasil.

Rita de Cassia Cordeiro de Oliveira, Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ), PB, Brasil

Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Regional do Nordeste/URNE. Enfermeira aposentada da Fundação Nacional de Saúde/Funasa/MS. Mestra e Doutora em Enfermagem pela UFPB. Pós Doutorado pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP. Especialista em: Saúde Pública, Administração Hospitalar e Educação Profissional na Área da Saúde: Enfermagem (PROFAE/MS/FIOCRUZ). Licenciatura em Enfermagem pela UFPB. Facilitadora em Educação Permanente em Saúde /EPS/MS/FIOCRUZ. Tutora (EAD) no Curso Agente com Agente ACS pela UFRGS (2022/2023). Tutora no Curso Pós Tec de Enfermagem promovido pelo COFEN em parceria com a UFPB (2023), Tutora de Especialização em Políticas Públicas e Gestão Estratégica em Saúde (PPGES) promovido pelo NESC/UFPB (2006-2007). Membro Integrante dos Comitês de Ética em Pesquisa/CEP da SES (2010-2012) e do Unipê (2012-2013) e do IFPB( 2021). Professora Substituta no Curso subsequente de Cuidador de idosos no IFPB Campus Mangabeira em João Pessoa (2020/2022). Coordenadora de projetos de extensão no IFPB: Enfrentamento da COVID-19 em Instituições de Longa Permanência para Idosos; Implementando ações relacionadas à imunização de idosos em tempos de pandemia COVID-19 nas Instituições de Longa Permanência (2020-2022.Professora Assistente do Curso de Graduação em Enfermagem no Centro Universitário de João Pessoa/Unipê utilizando-se de Metodologias Ativas nos processos de ensino-aprendizagem. Coordenadora de Projeto de Extensão no Unipê: Práticas assistidas e ações de educação em saúde relacionadas à imunização no serviço de atenção primária; Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde Pública/GEPSPUB-Unipê(Certificado pelo CNPq). Atuou como Docente/colaboradora (orientadora) no Curso EAD de Pós-graduação (Especialização) Multiprofissional em Saúde das Famílias e das Comunidades pela Universidade Aberta do SUS/UNASUS em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Na UFPB atua como membro/pesquisadora do Grupo de Estudos e Qualificação em Tuberculose da Paraíba/GEOTB/PB. 

Referências

ADAMS, J. K. Nursing assessment in heart failure. American Journal of Nursing, v. 118, n. 6, p. 34-41, 2018.

BAKER, S. M.; BROOKS, C. M. Nursing care for heart failure patients. Nursing Clinics of North America, v. 53, n. 3, p. 421-434, 2018.

BERTONI, Vanessa Maria; ALVES, Ana Luisa Sant’Anna; PASQUALOTTI, Adriano. Efeitos da suplementação nutricional de pacientes em hemodiálise. Humano. Disponível em: https://www.upf.br/_uploads/Conteudo/envelhecimento_humano_v10_atualizado.pdf#page=57 acesso em 31 maio 2024

BORN, M. C.; AZZOLIN, K. DE O.; SOUZA, E. N. DE.. How long before hospital admission do the symptoms of heart failure decompensation arise?. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 27, p. e3119, 2019.

BROWN, A. B.; GARCIA, D. C. Pharmacological interventions in heart failure. Journal of Cardiovascular Nursing, v. 36, n. 4, p. E32-E45, 2021.

CRUZ, I. O. et al..Telemonitoramento da Insuficiência Cardíaca – A Experiência de um Centro. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, v. 118, n. 3, p. 599–604, mar. 2022.

DANZMANN, L. C. et al. Sobrevida em 10 Anos de Pacientes com Insuficiência Cardíaca com FEVE 40-59%: Uma Classificação Fenotípica Viável?. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, v. 120, n. 1, p. e20210772, 2023.

DA SILVA CORREIA, Dayse Mary et al. The Difficult Daily Life of Heart Failure Bearing Patients/O difícil cotidiano dos pacientes com insuficiência cardíaca. Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online, v. 11, n. 5, p. 1340-1346, 2019.

GONZALEZ, R. M.; MARTINEZ, L. S. Patient education in heart failure management. Heart & Lung: The Journal of Acute and Critical Care, v. 48, n. 2, p. 137-142, 2019.

HARRIS, P. et al. Advanced nursing procedures in cardiac care. Journal of Advanced Nursing, v. 75, n. 9, p. 1922-1935, 2019.

JONES, H. et al. Early recognition of heart failure symptoms. European Journal of Cardiovascular Nursing, v. 18, n. 2, p. 112-119, 2019.

KANG, Y. et al. Relação entre a Razão Nitrogênio Ureico/Creatinina e Prognóstico de Insuficiência Cardíaca em Todo o Espectro da Fração de Ejeção. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, v. 120, n. 3, p. e20220427, 2023.

MENG, Y. et al. Significado Prognóstico de Marcadores Associados à Nutrição na Insuficiência Cardíaca com Fração de Ejeção Preservada: Uma Revisão Sistemática e Metanálise. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, v. 120, n. 5, p. e20220523, 2023.

MILLER, T. A.; COOPER, S. Multidisciplinary teamwork in emergency cardiac care. Critical Care Nurse, v. 41, n. 2, p. e1-e10, 2021.

OSCALICES, MIL et al.. Alfabetização em saúde e adesão ao tratamento de pacientes com insuficiência cardíaca. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 53, p. e03447, 2019.

PÁDUA, BLR DE. et al. Mapeamento cruzado de diagnósticos e intervenções de enfermagem na insuficiência cardíaca descompensada. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 43, p. e20200400, 2022.

ROBINSON, E. et al. Patient and family education in heart failure. The Journal for Nurse Practitioners, v. 16, n. 3, p. 212-219, 2020.

SILVA, CG DA. et al. Conhecimento prejudicado em indivíduos com insuficiência cardíaca: uma teoria de enfermagem de médio alcance. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 2, pág. e20200855, 2022.

SMITH, R. H. Early identification of cardiac decompensation. Journal of Emergency Nursing, v. 46, n. 5, p. 650-657, 2020.

TRINDADE, Josele de Jesus Quaresma et al. O processo de cuidar do enfermeiro ao idoso hospitalizado com insuficiência cardíaca. Peer Review, v. 5, n. 12, p. 1-19, 2023.

TURNER, L. K. Decision-making in emergency heart failure situations. Critical Care Nursing Clinics of North America, v. 29, n. 4, p. 491-498, 2017.

Downloads

Publicado

2024-09-20

Como Citar

LEITE, D. H. B.; TEODOSIO, I. G. da S.; SILVA, R. B. da; SANTANA, E. S.; CORRÊA, N. L.; DANELON, J. A. G. de A.; PINHEIRO, L. H. F.; PASSOS, M. E. de O.; OLIVEIRA, E. G. de; CARREIRO, M. A. G.; LEAL, C. R. C. de L.; OLIVEIRA, R. de C. C. de. Pacientes com insuficiência cardíaca descompensada: estratégias de enfermagem em emergência. Revista JRG de Estudos Acadêmicos , Brasil, São Paulo, v. 7, n. 15, p. e151420, 2024. DOI: 10.55892/jrg.v7i15.1420. Disponível em: https://revistajrg.com/index.php/jrg/article/view/1420. Acesso em: 22 jan. 2025.

ARK