Dermatite nasal imunomediada em cão com infecção por leishmaniose: relato de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55892/jrg.v7i15.1446

Palavras-chave:

canino., Leishmania spp., Dermatopatia, Imunomodulador.

Resumo

A leishmaniose é uma zoonose não contagiosa estando entre as principais doenças infecciosas negligenciadas. É de difícil diagnóstico devido aos seus sinais clínicos inespecíficos e a possibilidade do animal ser assintomático. Os cães, em sua maioria, quando infectados podem desenvolver lesões ulceradas e descamativas em borda de orelha e face, podendo ser o único sinal clínico, os quais também podem se fazer presente em outras dermatopatias como pênfigo e lúpus eritematoso discóide. Outras manifestações clínicas como esplenomegalia, linfadenopatia, dor nas articulações, onicogrifose, uveíte, conjuntivite, anemia e febre, também podem ocorrer. Relata-se neste artigo um caso de lesão em plano nasal de um cão com leishmaniose, o qual mesmo com o tratamento, redução da carga parasitária, sem outros sinais clínicos, não apresentou melhora, sendo necessário associar corticosteróides e imunomodulador para reverter a reação inflamatória. O tratamento completo consistiu em miltefosina, alopurinol, domperidona, prednisolona e ciclosporina. A melhora observada com o uso de corticosteroides sugere que o animal apresentava uma lesão imunomediada no plano nasal. Dessa forma, o tratamento convencional para leishmaniose, isoladamente, não foi suficiente para promover a regressão da lesão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto dos Santos Teixeira , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Médico Veterinário formado pela UFRRJ (2002). Possui mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2008). Trabalhou no Serviço de Dermatologia do HVPA da UFRRJ de 1997 a 2008. Atua na área de Clínica de pequenos animais e Dermatologia Veterinária. Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária. 

Juliana Maria de Oliveira Albuquerque, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, possui experiência em clínica de pequenos animais, dermatologia, prevenção e nutrição animal. Foi membra do grupo de estudos de Pets e do grupo de nutrição e metabolismo de pequenos animais, monitora do núcleo de acessibilidade da UFRPE e monitora de fisiologia animal especial da UFRPE. 

Diana Guiomar Ferreira de Sena, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Médica Veterinária pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atualmente é Residente em Clínica Médica de Pequenos Animais pelo Programa de Residência em Área Profissional de Saúde em Medicina Veterinária da UFRPE (2023-2025). Foi membra fundadora do Grupo de Estudo de Pequenos Animais da Universidade (GEPET-UFRPE), e durante a graduação se envolveu com diversos projetos de pesquisas relacionadas a resistência a antimicrobianos, dermatologia veterinária, assim como, a inspeção da qualidade de leite UHT integral. Tem interesse na área de Clínica Médica e Dermatologia de Pequenos Animais, além de docência. 

Katharina Medeiros Costa Gomes , Universidade Federal Rural de Pernambuco

Residente em Patologia Animal na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE),Médica Veterinária pela mesma instituição. Participei do projeto de iniciação científica intitulado "Efeito do uso de ácido valpróico pré-natal (modelo para indução de autismo experimental) em ratos Wistar sobre o testículo da prole e a capacidade antioxidante da Cannabis sp: uma avaliação toxicológica e do perfil oxidativo". Fiz parte do Projeto de Extensão "Câncer em Pets: Uma abordagem educativa para a prevenção e diagnóstico de neoplasias em cães e gatos" e fui monitora da cadeira Patologia Especial dos Animais Domésticos e de Ornitopatologia Veterinária. Fui estagiária no Laboratório Biopsie de Patologia Animal (Recife).

Renan Felipe Silva Santos, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Médico Veterinário Doutorando pelo Programa de Pos-graduação em Medicina Veterinária da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Mestre em Medicina Veterinária pelo Programa de Pos-graduação em Medicina Veterinária da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Graduado pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) no ano de 2015. Foi extensionista do projeto "Exercitando a Clínica e a Cirurgia de cães e gatos junto à comunidade dos municípios de São Cristóvão e Aracaju/ Brasil". Atuou como e bolsista do projeto de iniciação científica ?Galeno-Vesalius.vet.com - Dissecação de peças anatômicas? e voluntario do projeto ?Uso de fucsina básica para o diagnóstico de placa bacterina nos dentes de felinos domésticos?. Realizou o Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e na Clínica Veterinária Angel Pet na área de Clínica Médica de Pequenos Animais. Atuou como Medico Veterinário contratado do Município de Riachuelo-Se. Também trabalhou como responsável técnico e e clinico geral na Pet jardins e trabalhou como Clinico de pequenos animais na Sweet Pet (Aracaju-Se). Possui como áreas de interesse Clínica Médica de pequenos animais em geral, além de Clínica Médica de felinos, Medicina integrativa e Plantas medicinais .

Edna Michelly de Sá Santos, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Nascida em Recife-PE, tem graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural de Pernambuco; residência em Clínica Médica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; mestrado e doutorado em Biociência Animal pela UFRPE; pós-graduação em Dermatologia Veterinária pela EQUALIS. É membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária (SBDV). Tem experiência na área de Medicina Veterinária, atuando na clínica médica de pequenos animais e dermatologia veterinária. Atualmente é professora de Clínica Médica de Caninos e Felinos da UFRPE. Também é professora de Pós-Graduação da EQUALIS Sul e Nordeste. É Tutora e preceptora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde e coordenadora do setor de dermatologia veterinária do HOVET-UFRPE. Realiza atendimento de pacientes com distúrbios otodermatológicos em consultório particular em Recife-PE.

Referências

ALBUQUERQUE, Ana Luísa Holanda de; LANGONI, Hélio. A prática do tratamento na Leishmaniose visceral canina (LVC) em clínicas veterinárias, cuidados e protocolos. Veterinária e Zootecnia, Botucatu, v. 25, n. 1, p. 132-141, jun. 2018. Disponível em: Vista do A prática do tratamento na leishmaniose visceral canina (lvc) em clínicas veterinárias, cuidados e protocolos (emnuvens.com.br)

AMANTE, João Francisco dos Anjos Alvarenga; SANTOS, Amanda Ribeiro; SANTOS, Bárbara Mello; MANTOVAN, Karine Bott; JOAQUIM, Sâmea Fernandes; LATOSINSKI, Giulia Soares; MENOZZI, Benedito Donizete; HATAKA, Alexandre; LUCHEIS, Simone Baldini; VENTURINI, James; LANGONI, Hélio. Marbofloxacin induces leishmanicidal activity and less inflammatory response in Leishmania chagasi infected macrophages. Veterinária e Zootecnia, v. 27, p. 001-011, 2020. Disponível em: MARBOFLOXACIN INDUCES LEISHMANICIDAL ACTIVITY AND LESS INFLAMMATORY RESPONSE IN Leishmania chagasi INFECTED MACROPHAGES | Veterinária e Zootecnia (emnuvens.com.br)

AZEVEDO, Roberta Carvalho de Freitas e; MARCILI, Arlei. Alterações cutâneas secundárias à infecção por leishmania sp.: revisão de literatura. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 6, n. 4, p. 19328-19346, abr. 2020. Disponível em: (PDF) Alterações cutâneas secundárias à infecção por leishmania sp.: revisão de literatura (researchgate.net)

BARROS, Nathália Castelo Branco; BRITO, Amanda Karoliny Figueredo; SOUSA, Caroline de Jesus; OLIVEIRA, Simone Santiago Carvalho de; SANTOS, André Luis Souza dos; CRUZ, Maria do Socorro Pires e. Tratamento da Leishmaniose canina no Brasil: uma revisão. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 9, n. 12, p. 30910-30924, dez. 2023. Disponível em: (PDF) Tratamento da Leishmaniose canina no Brasil: uma revisão (researchgate.net)

BATISTA, L. F.; SILVA, T. B. F.; ANDRADE, R. D.; TOMOKANE, T. Y.; PACHECO, A. D.; MARCONDES, M.; LAURENTI, M. D. Imunidade humoral específica em cães de área endêmica de acordo com o estadiamento clínico da leishmaniose visceral canina. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 13, n. 1, p. 40-40, 28 abr. 2015. Disponível em: Vista do Imunidade humoral específica em cães de área endêmica de acordo com o estadiamento clínico da leishmaniose visceral canina (revistamvez-crmvsp.com.br)

BEZERRA, Letícia Maximiano. Avaliação histopatológica e imunohistoquímica das lesões cutâneas de cães com infecção natural por Leishmania (Leishmania) infantum (Nicolle, 1908). 2022. 62 f. Dissertação (Mestrado em Biociência Animal) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022. Disponível em: Leticia Maximiano Bezerra.pdf (ufrpe.br)

BRASILEISH. Diretrizes para o diagnóstico, estadiamento, tratamento e prevenção da leishmaniose canina. 2. ed. 2018. Disponível em: HOME | Brasileish

CAMARGOS, L.R. Descrição morfoquantitativa de lesões cutâneas em cães com leishmaniose visceral canina. Brasília: Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Universidade de Brasília. 2015. Disponível em: 2015_LucianaRibeiroCamargos.pdf (unb.br)

DOMINGOS, Mateus Pedrosa. Desafios no diagnóstico da leishmaniose visceral canina: revisão de literatura. 2022. Monografia (Bacharelado em Medicina Veterinária) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, DF, 2022. Disponível em: Microsoft Word - TCC FINAL (uniceub.br)

FERRER et al. Skin lesions in canine leishmaniasis. Journal of Small Animal Practice, v. 29, p. 381-388, 1988. Disponível em: Skin lesions in canine leishmaniasis - FERRER - 1988 - Journal of Small Animal Practice - Wiley Online Library

GOMES, Ricardo da Silva. Protocolo de tratamento de leishmaniose visceral canina (LVC): uma revisão de literatura. Areia: Universidade Federal da Paraíba. 2024. Disponível em: RSG21022024 - MV461.pdf (ufpb.br)

HEINRICH, N; EISENSCHENK, M; HARVEY R; NUTTALL, T. Skin Diseases of The Dog and Cat. 3 a ed. Boca Raton: CRC Press, 2019, 313p.

JERICÓ, M. M.; ANDRADE NETO, J. P. KOGIKA, M. M.; Tratado de Medicina Interna de Cães e Gatos. 2. ed. Rio de Janeiro: Roca, 2022. 2575 p.

KROLOW, Mariana Timm; GOMES, Mariana Reis; VERSTEG, Nielle; WALLER, Stefanie Bressan; FIGUEIREDO, Fabiano Borges; CLEFF, Marlete Brum; DIAS, Tábata Pereira. Possibilidades terapêuticas para o tratamento da Leishmaniose Visceral Canina no Brasil: Revisão de literatura. Research, Society and Development, v. 11, n. 11, e 503111133760, 2022. Disponível em: Possibilidades terapêuticas para o tratamento da Leishmaniose Visceral Canina no Brasil: Revisão de literatura | Research, Society and Development (rsdjournal.org)

LARSSON, Carlos Eduardo; LUCAS, Ronaldo; Tratado de Medicina Externa: Dermatologia Veterinária. 2. ed. São Paulo: Interbook, 2020. 1172 p.

LUCIA, Michela; MEZZALIRA, Giorgia; BARDAGÍ, Mar; FONDEVILA, Dolors M.; FABBRI, Elisabetta; FONDATI, Alessandra. A retrospective study comparing histopathological and immunopathological features of nasal planum dermatitis in 20 dogs with discoid lupus erythematosus or leishmaniosis. Veterinary Dermatology, Padova, v. 28, n. 3, p. 200–e46, 2017. Disponível em:A retrospective study comparing histopathological and immunopathological features of nasal planum dermatitis in 20 dogs with discoid lupus erythematosus or leishmaniosis - PubMed (nih.gov)

MERGEN, Maria Eduarda; SOUZA, Marília Mascarenhas. Leishmaniose Visceral canina, métodos diagnósticos e tratamento na atualidade – Revisão de literatura. Revista JRG de Estudos Acadêmicos, União Dinâmica de Faculdades Cataratas, PR, Brasil, v. 6, n. 13, p. 1024-1028, jul.-dez. 2023. Disponível em: Leishmaniose Visceral canina, métodos diagnósticos e tratamento na atualidade – Revisão de literatura (zenodo.org)

MOREIRA, Nayara Benites; ALMEIDA, Arleana do Bom Parto Ferreira de; PINTO, Andressa Zelenski de Lara; MUTZEMBERG, Emmanuelle Rosa; GODOY, Isabela de; SILVEIRA, Marcelo Marques da; SOUSA, Valéria Dutra; SOUSA, Valéria Régia Franco. Leishmaniose visceral canina: aspectos dermatológicos e dermatoses associadas. Acta Scientiae Veterinariae, v. 44, 2016. Disponível em: PUB 1362.pdf (ufrgs.br)

MOTA, Luiz Alberto Alves; MIRANDA, Roberta Ribeiro. Manifestações dermatológicas e otorrinolaringológicas na leishmaniose. Arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia, v. 15, n. 3, p. 376-381, 2011. Disponível em: SciELO - Brasil - Manifestações dermatológicas e otorrinolaringológicas na Leishmaniose Manifestações dermatológicas e otorrinolaringológicas na Leishmaniose

NASCIMENTO, G G. Avaliação da carga parasitária em cães com infecção natural Leishmania (Leishmania) infantum chagasi submetidos a tratamento experimental. Dissertação (Programa de pós-graduação em ciência animal tropical) – UFRPE, Pernambuco, 2015. Disponível em: Glaucia Grazielle Nascimento.pdf (ufrpe.br)

NELSON, R. W.; COUTO, C. G. Medicina Interna de Pequenos Animais. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2015. 1512 p.

NEVES, Sílvio Rômulo Miranda de Freitas. Leishmaniose visceral canina no município de Caruaru: relato de caso. 2019. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Garanhuns, Garanhuns, 2019. Disponível em: DSpace da UFRPE: Leishmaniose visceral canina no município de Caruaru: relato de caso

OPS. Organización Panamericana de La Salud. Manual de procedimientos para vigilancia y control de lasleishmaniasis em las Américas. Washington, D.C.: OPS; 2019.

PIMENTA, Kamilla da Rocha. Leishmaniose visceral canina. Brasília: Centro Universitário de Brasília. 2022. Disponível em: 21708061.pdf (uniceub.br)

REIS, Levi Eduardo Soares. Detecção de Leishmania por PCR e suas variações (seminested PCR e PCR em tempo real), em fragmentos de pele e de baço de cães com leishmaniose visceral. 2013. 82 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Farmacêuticas) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2013. Disponível em: content (ufop.br)

RIBEIRO, Amanda de Lima. Leishmaniose visceral canina: estudo retrospectivo de 35 casos de 2012 a 2020. 2021. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) – Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Medicina Veterinária, Uberlândia, 2021. Disponível em: Repositório Institucional - Universidade Federal de Uberlândia: Leishmaniose visceral canina: estudo retrospectivo de 35 casos de 2012 a 2020 (ufu.br)

RIO DE JANEIRO (Cidade). Instituto Municipal de Vigilância Sanitária, Vigilância de Zoonoses e Inspeção Agropecuária (IVISA-Rio). 2º Boletim Epidemiológico de Leishmaniose Visceral Canina (LVC). Rio de Janeiro, 2022. Disponível em: BoletimIVISA_2022_05_n02_Ed1.indd (rio.rj.gov.br)

SALES, D. P.; CHAVES, D. P.; MARTINS, N. S.; et al. Aspectos epidemiológicos da Leishmaniose Visceral Canina e Humana no estado do Maranhão, Brasil (2009-2012). Revista Brasileira de Ciência Veterinária, v. 24, n. 3, p. 144-150, 2017. Disponível em: Aspectos epidemiológicos da Leishmaniose Visceral Canina e Humana no estado do Maranhão, Brasil (2009-2012) (bvs-vet.org.br)

SARIDOMICHELAKIS, M. N.; KOUTINAS, A.F. Cutaneous involvement in canine leishmaniosis due to leishmania infantum (syn. L chagasi). Veterinary dermatology., 2014. v. 25, n. 2, p.61-72.

SILVA, C. M. H. S.; WINCK, C. A. Leishmaniose Visceral Canina: revisão de literatura. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, v. 16, n. 1, p. 1-12, 2018. Disponível em: LEISHMANIOSE VISCERAL CANINA: REVISÃO DE LITERATURA | Request PDF (researchgate.net)

SILVA, Renata Rocha da; SILVA, Anita de Souza; SANTOS, Priscila Lima dos; CAMPOS, Roseane Nunes de Santana. Leishmaniose visceral em cães no Brasil: revisão de literatura. SCIENCE AND ANlMAL HEALTH, v. 9, n. 1, p. 54-75, 2021. Disponível em: (PDF) LEISHMANIOSE VISCERAL EM CÃES NO BRASIL: REVISÃO DE LITERATURA (researchgate.net)

VIEIRA, V. P. C.; SILVA, S. E. M.; GOMES NETO, G. R. Análise comparativa do Teste Rápido Imunocromatográfico - TR-DPP® e Imunoenzimático - ELISA no diagnóstico da leishmaniose visceral canina. Veterinária e Zootecnia, v. 30, p. 1-10, 2023. Disponível em: [PDF] ANÁLISE COMPARATIVA DO TESTE RÁPIDO IMUNOCROMATOGRÁFICO -

TR-DPP® E IMUNOENZIMÁTICO - ELISA NO DIAGNÓSTICO DA LEISHMANIOSE VISCERAL CANINA | Semantic Scholar

VIEIRA, Vanessa Paulino da Cruz; FIGUEIREDO, Nathalia Mendes. Leishmaniose Visceral Canina: Breve revisão e relatos de casos. Veterinária e Zootecnia. 2021; V28: 001-012. Disponível em: View of CANINE VISCERAL LEISHMANIOSIS: BRIEF REVIEW AND CASE REPORTS (emnuvens.com.br)

Downloads

Publicado

2024-10-08

Como Citar

TEIXEIRA , R. dos S. .; ALBUQUERQUE, J. M. de O. .; SENA, D. G. F. de .; GOMES , K. M. C. .; SANTOS, R. F. S.; MICHELLY DE SÁ SANTOS, . E. . Dermatite nasal imunomediada em cão com infecção por leishmaniose: relato de caso. Revista JRG de Estudos Acadêmicos , Brasil, São Paulo, v. 7, n. 15, p. e151446, 2024. DOI: 10.55892/jrg.v7i15.1446. Disponível em: https://revistajrg.com/index.php/jrg/article/view/1446. Acesso em: 13 dez. 2024.

ARK