CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DA SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM: REVISÃO DA LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.4451333

Palavras-chave:

SÍNDROME DE BURNOUT. TRATAMENTO. ESGOTAMENTO PROFISSIONAL E QUALIDADE DE VIDA.

Resumo

O objetivo do estudo foi identificar as causas e as consequências da Síndrome de Burnout em profissionais de enfermagem. Trata-se de um estudo de revisão integrativa da literatura com busca nas bases de dados: (LILACS) Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, (SCIELO) Scientific Eletronic Library Online ,Google acadêmico, (MEDLINE) Medical Literature Analysis and Retrieval System Online,(BIRENE) Centro Latino Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde foram selecionados 9 artigos de acordo com os critérios de inclusão e exclusão. A Síndrome de Burnout tem sua definição como estresse crônico, causando aos profissionais de enfermagem no âmbito de trabalho inúmeros fatores emocionais. Suas consequências são predisposição física e psíquica, alterando a qualidade de vida do profissional da equipe de enfermagem. No tratamento da Síndrome de Burnout, é necessário que sejam abordados como problemas coletivos e organizacionais sendo aplicados medidas cabíveis para uma assistência eficaz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana brito Moreira, Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires, FACESA, GO, Brasil.

Discente da Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires, FACESA, GO, Brasil.

André Luiz Souza de Jesus, Universidade Católica de Brasília, UCB, DF, Brasil.

É Mestre em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília - UCB - (2006). Especialização em Didática do Ensino Superior em Educação a distância pela Facesa, é em Gestão de Recursos Humanos, pela Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO - (1998). Também por esta Universidade e neste mesmo período concluiu aperfeiçoamento em Metodologia e Didática do Ensino Superior. É graduado em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia - UFBA - (1990). Atualmente é Psicólogo efetivo do Instituto Federal de Goiás, unidade Valparaíso.

Erci Gaspar da Silva Andrade, Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires, FACESA, GO, Brasil.

Possui graduação em Pedagogia, Licenciatura, com habilitação em: Orientação Educacional e Supervisão Escolar pelo Centro de Ensino Superior do Brasil (2004). Especialização em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) pela Faculdade de Tecnologia Equipe Darwin (2007), Docência de Ensino Superior em Educação a Distância pela Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires (2017), Administração da Educação com ênfase em Pedagogia Hospitalar e Neuropsicopedagogia pela Faculdade Campos Elíseos.. Já atuou como docente do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás, coordenadora pedagógica da educação de surdos na Secretaria Municipal de Educação de Luziânia (GO), promovendo encontros de apoio pedagógicos à professores da rede municipal e coordenando cursos de ? Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e professora de atividades do ensino fundamental, na Secretaria de Educação do Distrito Federal. Já atuou como Coordenadora Intermediária da Educação Inclusiva na Regional de Santa Maria - DF.

Referências

Glória ME, Marinho VL, Mota DS. Síndrome de Burnout nos profissionais da área de saúde. (Burnout syndrome in healthcare area professionals). Revista Amazônia Science & Health. [Online] 2016. Disponível em: https://scholar.google.com/ . Acesso em: 11 junho 2018.

Oliveira RKM et al. Síndrome de Burnout em enfermeiros: uma revisão integrativa. Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online. 2013; 5(1): 3168-3175.

Rissardo MP; Gasparino RC. Exaustão emocional em enfermeiros de um hospital público. Esc. Ana Nery, São Paulo, v.17, n.1, p.128-132, jan-mar. 2013. Disponível em: http://www.readcube.com.acesso 20 de outubro de 2018.

Kovaleski DF, Bressan A. A síndrome de Burnout em profissionais de saúde. Rev. Saúde e Transformação Social. v. 3, n. 2, 2012. Disponível em: http://periodicos.incubadora.ufsc.br. Acesso em 18 de setembro 2018.

Franca FM, Ferrari R. Síndrome de Burnout e os aspectos sócios demográficos em profissionais de enfermagem. Acta paul. enferm. São Paulo, 25(5): 743-748 2012. Disponível em: http://www.scielo.br. Acesso 17 de outubro de 2018.

Moreira DS et al. Prevalência da síndrome de Burnout em trabalhadores de enfermagem de um hospital de grande porte da Região Sul do Brasil. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 25(7):1559-1568. julho 2009.

Pereira MR, Cristina RG. Exaustão emocional em enfermeiros de um hospital público. Disponível em: http://www.scielo.br. Acesso 20 de outubro de 2018.

Albieri DJ, Carmo MLH, Síndrome de Burnout em trabalhadores de enfermagem de um pronto socorro de hospital universitário. Disponível em: http://www.scielo.br. Acesso em 18 de outubro de 2018

Maria et al. Burnout e os aspectos laborais na equipe de enfermagem de dois hospitais de médio porte. Disponível em http://www.scielo.br. Acesso 20 de agosto de 2018.

Frazão A. Tratamento para a Síndrome de Burnout. Disponível em: http://www.tuasaude.com. Acesso 20 de out. de 2018.

Rocha FF, Santos GS, Síndrome de Burnout em profissionais da saúde. Disponível em: http://idmed.terra.com.br. Acesso em: 06 out. 2018.

Downloads

Publicado

2018-12-20

Como Citar

MOREIRA, L. brito .; JESUS, A. L. S. de .; ANDRADE, E. G. da S. . CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DA SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM: REVISÃO DA LITERATURA. Revista JRG de Estudos Acadêmicos , Brasil, São Paulo, v. 1, n. 3, p. 120–128, 2018. DOI: 10.5281/zenodo.4451333. Disponível em: https://revistajrg.com/index.php/jrg/article/view/192. Acesso em: 22 jan. 2025.