EFEITOS DO USO DO NARGUILÉ SOBRE A SAÚDE E A VISÃO DOS JOVENS SOBRE O TEMA

Autores

Palavras-chave:

Narguilé, Cigarro, Tabaco.

Resumo

Objetivo: O objetivo deste trabalho foi identificar os efeitos do narguilé sobre a saúde, verificando a prevalência da utilização deste entre os jovens, caracterizando o perfil dos usuários e realizando um comparativo da tendência de consumo do cigarro e narguilé. Metodologia: A pesquisa do tipo quantitativa foi realizada utilizando um questionário anteriormente analisado pelo responsável da instituição e aplicado a estudantes na faixa etária de 18 a 35 anos regularmente matriculados na modalidade Educação de Jovens e adultos de uma escola pública do Distrito Federal. O questionário era composto por 4 perguntas abertas (tipo discursiva) e 6 perguntas fechadas (tipo objetiva) que decorreram sobre características dos estudantes e a relação que os mesmos têm com o tabaco com enfoque no narguilé, mas sendo possível comparativo da prevalência de utilização do narguilé e cigarro comum. Os dados foram analisados e agrupados de acordo com as características observadas, bem como idade, gênero e a relação desses dois fatores com o contato e utilização do narguilé. Resultados: A pesquisa revelou que 45% desses indivíduos já utilizaram narguilé em algum momento da vida, e quando questionados sobre a utilização de cigarro 18.33% assumiram ser fumantes. O consumo de tabaco prevaleceu entre a população feminina com idade entre 18 e 25 anos. Conclusão: Esses dados são refletidos pela falta de orientação acerca do assunto, voltada para essa população. Sugere-se a intensificação de campanhas voltadas para os jovens, além da criação de programas específicos para o narguilé e dispositivos semelhantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline da Conceição Oliveira, Universidade Paulista, UNIP, SP, Brasil

Bacharela em Enfermagem pela Universidade Paulista

Marco Aurélio Ninômia Passos, Universidade Paulista, UNIP, SP, Brasil

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Católica de Brasília (2006), mestrado em Ciências Genômicas e Biotecnologia pela Universidade Católica de Brasília (2009). Doutor em Biologia Molecular pela Universidade de Brasília (2014). Bolsista de mestrado e doutorado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Professor Titular da Universidade Paulista (UNIP-DF). Atua principalmente nas seguintes áreas: Biologia Molecular, Biologia Celular, Bioquímica, Microbiologia, Imunologia, Patologia, Biotecnologia e Metodologia científica

Referências

(1) Vosmirko N, Vargas R, Cavalcante T. Uso de narguilé: efeitos sobre a saúde, necessidade de pesquisa e ações recomendadas por legisladores. Organização Mundial da Saúde. 2015; 2.

(2) Szklo A. et al. Perfil de consumo de outros produtos de tabaco fumado entre estudantes de três cidades brasileira: há motivo de preocupação? Cad. Saúde pública. 2011.

(3) Farias L, Sorato A, Arruda V. Cigarro e narguilé: O que acadêmicos pensam sobre essas drogas? Enciclopédia Biosfera. 2015; 11 (22): 3367.

(4) Lunelli M. et al. Análise das condições pulmonares de discentes tabagistas de cigarro e tabagistas de narguilé do Centro de Ciências da saúde da universidade Regional de Blumenau. ASSOBRAFIR. 2016.

(5) Mais de 212 mil brasileiros admitem usar narguilé. Disponível em: < https://www.normaseregras.com/normas-abnt/referencias/> acesso em: 17/03/2019

(6) Baptista A. et al. Frequência do uso do narguilé em adultos e sua distribuição conforme características sociodemograficas, moradia urbana ou rural e unidades federativas: Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), 2013. Rev. Bras. Epidemiol. 2015.

(7) Menezes G. et al. Males causados: narguilé no sistema respiratório humano. Conexão eletrônica. 2016; 13 (1).

(8) Hábito de fumar cai em 36% entre os brasileiros. Disponível em: <http://portalms.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/43401-habito-de-fumar-cai-em-36-entre-os-brasileiros> acesso em 17/03/2019.

(9) Tabagismo. Disponível em: < https://www.inca.gov.br/tabagismo > acesso em 17/03/2019.

Downloads

Publicado

2019-06-20

Como Citar

OLIVEIRA, A. da C. .; PASSOS, M. A. N. . EFEITOS DO USO DO NARGUILÉ SOBRE A SAÚDE E A VISÃO DOS JOVENS SOBRE O TEMA. Revista JRG de Estudos Acadêmicos , Brasil, São Paulo, v. 2, n. 4, p. 165–171, 2019. Disponível em: https://revistajrg.com/index.php/jrg/article/view/308. Acesso em: 27 abr. 2024.