MAL ESTAR NA DOCÊNCIA: UM OLHAR VOLTADO PARA A SAÚDE MENTAL DO PROFESSOR

Autores

  • Diego de Sousa Pontes Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins: DIANÓPOLIS, TO, BR https://orcid.org/0000-0001-7317-1933
  • Hylana Deise Pereira do Nascimento Universidade Brasil – Polo de Colinas do Tocantins
  • Kayla Tayla de Sousa Viana Universidade Brasil – Polo de Colinas do Tocantins
  • Rayane Tatila de Sousa Viana Universidade Brasil – Polo de Colinas do Tocantins
  • Mikael Henrique de Jesus Batista Instituto Federal do Tocantins: Colinas do Tocantins, Tocantins, BR https://orcid.org/0000-0002-9277-8295

Palavras-chave:

Professor. Doença. Saúde Mental. Afastamento. Psicológico.

Resumo

A temática em estudo encontra-se voltada para o professor, seu ofício numa sociedade moderna tecnologicamente, mas defasada no quesito humano. A presente pesquisa abordará as reais condições de trabalho dos professores e o elevado número de adoecimento físico e principalmente, mental destes profissionais. Não se pode negar o valor dos professores numa sociedade que coloca a educação como mola propulsora, mas muito pouco se discute as condições de trabalho do professor. Esta pesquisa pretende levantar vários questionamentos que envolvem a vida  deste  profissional,  desde sua escolha pela profissão até se chegar ao seu afastamento e/ou fim da carreira, objetivando principalmente  compreender  o  adoecimento  dos  professores  inseridos  no cotidiano escolar, com foco nos fatores de risco e suas principais influências para desencadeamento de transtornos mentais destes profissionais, com vistas na busca por ações preventivas. Para tanto, lançará mão de pesquisa bibliográfica, com entrevistas  com  professores  atuantes  do  ensino  fundamental  I ou que estejam em readaptação/afastado  de  suas  funções  por  motivos  de  doença  no exercício da função. Percebe-se que o professor na maioria dos casos está sozinho, não possui amparo, plano de  saúde  e  acaba  por  permanecer  na  função  sem condições psicológicas, mas por necessidade de sobrevivência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego de Sousa Pontes, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins: DIANÓPOLIS, TO, BR

[1] Enfermeiro Especialista - Professor da Universidade Brasil – Polo de Colinas do Tocantins diego_intersp@hotmail.com

Hylana Deise Pereira do Nascimento, Universidade Brasil – Polo de Colinas do Tocantins

[1] Graduanda em Enfermagem, na Universidade Brasil – Polo de Colinas do Tocantins hylaninhadeise127@gmail.com

Kayla Tayla de Sousa Viana, Universidade Brasil – Polo de Colinas do Tocantins

[1] Graduanda em Enfermagem, na Universidade Brasil – Polo de Colinas do Tocantins kayllataylla85@gmail.com

Rayane Tatila de Sousa Viana , Universidade Brasil – Polo de Colinas do Tocantins

Graduanda em Enfermagem, na Universidade Brasil – Polo de Colinas do Tocantins rayaneviana04@gmail.com

Mikael Henrique de Jesus Batista , Instituto Federal do Tocantins: Colinas do Tocantins, Tocantins, BR

Mestre em Ensino de Ciências e Saúde Pela Universidade Federal do Tocantins, Docente no Curso de Enfermagem da Universidade Brasil. mikael.batista@ifto.br

Referências

ALMEIDA, Larissa Nadjara Alves; LOPES, Leonardo Wanderley; COSTA, Denise Batista et al. Características vocais e emocionais de professores e não professores com baixa e alta ansiedade. São Paulo: Audiol. Commun. Res., 2014. v. 19, n. 2. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo. Php?Script=sci_arttext&pid=S2317-64312014000200179. Acesso em: 19/08/2019.

SANT’ANA, Fagner Rodrigues dos Santos. Saúde do Professor e Condições de Trabalho: uma investigação nas escolas estaduais do município de cruz das almas- BA. Trabalho de Conclusão.

GOUVÊA, Leda Aparecida Vanelli Nabuco de. As condições de Trabalho e o Adoecimento de Professores na Agenda de uma Entidade Sindical, 2016. Artigo disponível em: https://www.scielosp.org/pdf/sdeb/2016.v40n111/206-219/pt. Acesso em 13/07/2019.

Downloads

Publicado

2019-11-10

Como Citar

PONTES, D. de S. .; NASCIMENTO, H. D. P. do .; VIANA, K. T. de S. .; VIANA , R. T. de S. .; BATISTA , M. H. de J. . MAL ESTAR NA DOCÊNCIA: UM OLHAR VOLTADO PARA A SAÚDE MENTAL DO PROFESSOR. Revista JRG de Estudos Acadêmicos , Brasil, São Paulo, v. 2, n. 5, p. 321–325, 2019. Disponível em: https://revistajrg.com/index.php/jrg/article/view/322. Acesso em: 1 maio. 2024.