CORPOS AUTORES DE VIOLÊNCIA E PERSPECTIVAS NA SAÚDE MENTAL: UMA CARTOGRAFIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55892/jrg.v5i10.380

Palavras-chave:

Centro de atenção psicossocial, Cartografia, Saúde mental, Violência, Gênero

Resumo

Este artigo apresenta uma cartografia realizada em um Centro de Atenção Psicossocial por um residente em Saúde Mental do Adulto. A cartografia é um método-ação proposto por Deleuze e Guattari cujo objetivo é o de acompanhar, em um certo território, as linhas de produção de subjetividades. Objetivou-se cartografar os processos de acompanhamento de casos de homens autores de violência em um Centro de Atenção Psicossocial do tipo II, identificando a presença de fenômenos de violência social e de gênero relacionadas ao masculino, experimentando a possibilidade de produção das linhas de fuga na promoção de saúde mental, e na investigação da produção de corpos tristes em relação a essa violência. A cartografia não possui pretensão de construir modelos universais sobre os fenômenos estudados, e, sim, apresentar pistas da dimensão ética na aposta de produção de vidas mais potentes. Nesse caso, na Saúde Mental e nas suas relações com a violência e o gênero.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Gonçalves Guimarães, Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil

[1] Mestrado em andamento em Psicologia (Conceito CAPES 3) pela Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil. Psicólogo formado pela Universidade Católica de Brasília, especialista em Saúde Mental do Adulto pela residência multiprofissional da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde do Distrito Federal e mestrando em Processos Psicossociais e Educacionais pela Universidade Federal de Goiás. Especialista em Psicanálise Clínica e Estudos em Psicopatologia pela Faculdade UniBF.

Karina Aparecida Figueiredo, Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil

[2] Possui graduação em Serviço Social pela Universidade de Brasília (setembro de 1996) e mestrado em Política Social pela Universidade de Brasília (outubro de 2002). Atuou como docente da Universidade Católica de Brasília, onde foi diretora do Curso de Graduação em Serviço Social, coordenadora de Estágio Supervisionado e docente na Pós Graduação Lato Sensu da referida Universidade, de agosto de 2008 a fevereiro de 2017.

Ondina Pena Pereira, Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil

[3] Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1984), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1991), doutorado em Antropologia pela Universidade de Brasília (1997) e pos-doutorado em Psicologia Social na Université du Québec à Montreal. É professora adjunta da Universidade Católica de Brasília. Pesquisa a área de saúde e sua relação com as ciências humanas e a filosofia; a psicanálise e suas relações com a sociedade; epistemologias em psicologia; a psicologia e a interculturalidade; teorias de gênero e feminismo; imagens técnicas e teoria do simulacro; clínica política.

Referências

ADICHIE, Chimamanda. O perigo de uma história única. São Paulo: Companhia de Letras, 2019.

AMARANTE, Paulo; NUNES, Mônica. A reforma psiquiátrica no SUS e a luta por uma sociedade sem manicômios. Ciênc. Saúde Colet, v. 23, n. 6, jun, 2018.

AREDA, Felipe. Ser gay e a possibilidade de não ser Homem. Anais do Seminário Internacional Fazendo Gênero 7: Gênero e Preconceitos, Florianópolis, Brasil, 2006

AREDA, Felipe. A narrativa desarmada de Herbert Daniel. Caderno Seminal Digital, v. 21, n. 21, 2014.

BARUFALDI, Laura Augusta et al. Violência de gênero: comparação da mortalidade por agressão em mulheres com e sem notificação prévia de violência. Ciência & Saúde Coletiva, v. 22, n. 9, 2017.

BASAGLIA, Franco. Escritos selecionados em saúde mental e reforma psiquiátrica. Rio de Janeiro: Garamond, 2010.

BEIRAS, Adriano. Relatório mapeamento de serviços de atenção grupal a homens autores de violência contra mulheres no contexto brasileiro. Rio de Janeiro: Instituto Noos, 2014.

BENTO, Berenice. A reinvenção do corpo: sexualidade e gênero na experiência transexual. Rio de Janeiro: Garamond, 2006

BENTO, Berenice. O que pode uma teoria? Estudos transviados e a despatologização das identidades trans. Revista Florestan, n.2, 2014. Disponível em: <http://www.revistaflorestan.ufscar.br/index.php/Florestan/article/view/64> Acesso em: 04 de dezembro de 2021.

BENTO, Berenice. Homem não tece a dor: queixas e perplexidades masculinas. Natal: EDUFRN, 2015.

BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Políticas Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem: princípios e Diretrizes. Brasília: 2008.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

BUTLER, Judith. A força da não violência: um vínculo ético-político. São Paulo: Boitempo, 2021

CHAUÍ, Marilena. Desejo, paixão e ação na ética de Espinosa. São Paulo: Companhia de Letras, 2011.

CONNEL, Raewyn. Masculinities: knowledge, power and social change. Berkeley/Los Angeles: University of Califórnia Press, 1995.

DELEUZE, Gilles. Cursos sobre Spinoza (Vincennes, 1978-1981). Fortaleza: EdUece, 2009.

DELEUZE, Gilles. Foucault. São Paulo: Brasiliense, 2019.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O anti-édipo: capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Ed. 34, 2010.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia, vol. 1. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs - capitalismo e esquizofrenia, vol. 3. Rio de Janeiro: Editora 34, 1996.

DESVIAT, Manuel. A Reforma Psiquiátrica. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2015.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade, vol. 3: o cuidado de si. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1985.

HUR, Domenico. Psicologia, política e esquizoanálise. Campinas, SP: Alínea, 2019.

JORGE, Marco; CARVALHO, Maria; SILVA, Paulo. Políticas e Cuidados em Saúde Mental: contribuições para a prática profissional. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2014.

KASTRUP, Virgínia. O funcionamento da atenção no trabalho do cartógrafo. In: PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, Liliana da. Pistas do método da cartografia: Pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2015.

LANCETTI, Antonio. Clínica peripatética. São Paulo: Hucitec, 2007.

LIMA, Daniel; BUCHELE, Fátima. Revisão crítica sobre o atendimento a homens autores de violência doméstica e familiar contra as mulheres. Physis, Rio de Janeiro, v. 21, n. 2, p. 721-743, 2011.

LOURO, Guacira. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalistas. Petrópolis: Vozes, 1997.

MACHADO, Lia. Masculinidades e violências. Gênero e mal-estar na sociedade contemporânea. Série Antropológica, UNB, Brasília, 2001.

MEDRADO, Benedito; MÉLLO, Ricardo. Posicionamentos críticos e éticos sobre a violência contra as mulheres. Psicol. Soc., Porto Alegre, v. 20, p. 78-86, 2008.

MERHY, Emerson. Em busca do tempo perdido: a micropolítica do trabalho vivo em ato, em saúde. In: FRANCO, T.; MERHY, E. Trabalho, produção do cuidado e subjetividade em saúde: textos reunidos. São Paulo: Hucitec, 2013.

MINAYO, Maria Cecília. A violência social sob a perspectiva da saúde pública. Cad. Saúde Públ. v.10; p. 07-18, Rio de Janeiro, 1994.

MINAYO, Maria Cecília. Laços perigosos entre machismo e violência. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 10, n. 1, p. 23-26, 2005.

MINAYO, Maria Cecília; SOUZA, Edinilsa. É possível prevenir a violência? Reflexões a partir do campo da saúde pública. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 4, n. 1, p.7-23, 1999.

MOMBAÇA, Jota. Não vão nos matar agora. Rio de Janeiro: Cobogó, 2021.

NASCIMENTO, Marcos. Desaprendendo o silêncio: uma experiência de trabalho com grupos de homens autores de violência contra a mulher. Dissertação (Mestrado), Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2001

PASSOS, Eduardo; BARROS, Regina. Por uma política da narratividade. In: PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, Liliana da. Pistas do método da cartografia: Pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2015.

PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, Liliana da. Pistas do método da cartografia: Pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2015.

PEDROSA, Mariana; ZANELLO, Valeska. (In)visibilidade da violência contra as mulheres na saúde mental. Psic.: Teor. e Pesq., Brasília, v. 32, 2016.

PEREIRA, Melissa; PASSOS, Raquel. Luta antimanicomial e feminismo: discussões de gênero, raça e classe para a reforma psiquiátrica brasileira. Rio de Janeiro: Autografia, 2017.

PEREIRA, Ondina. Saúde Mental, ética e política: vidas dissidentes e práticas psicológicas não-hegemônicas. Jundiaí: Paco Editorial, 2015.

PEREIRA, Ondina; TIMM, Flávia; BESSONI, Enrique. Potência, diferença e feminismo: em busca de formas políticas de atendimento a mulheres vítimas de violência. In: ZANELLO, Valeska; ANDRADE, Ana Paula. Saúde mental e gênero: diálogos, práticas e interdisciplinaridade. Curitiba: Appris, 2014.

PEREIRA, Ondina; TIMM, Flávia; GONÇALVES, Jonas. Psicologia da diferença: por uma ética da singularidade. Revista JRG De Estudos Acadêmicos, v. 2, n. 4, p. 46-62, 2019.

PRECIADO, Paul. Um apartamento em Urano: crônicas da travessia. Rio de Janeiro: Zahar, 2020.

RAUTER, Cristina. Criminologia e subjetividade no Brasil. Rio de Janeiro: Revan, 2003.

RAUTER, Cristina. Clínica e violência: construções e problematizações para uma clínica do contemporâneo. In: TEDESCO, Silvia; NASCIMENTO, Maria Livia. Ética e Subjetividade: novos impasses no contemporâneo. Porto Alegre: Sulina, 2009.

RODRIGUES, Heliana. As subjetividades em revolta: institucionalismo francês e novas análises. Rio de Janeiro: Lamparina, 2020

SAFATLE, Vladimir. O circuito dos afetos: corpos políticos, desamparo e o fim do indivíduo. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.

SPINOZA, Baruch. Ética. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.

TIMM, Flávia; PEREIRA, Ondina. O eu do amor. Curitiba: Appris, 2020.

WARSZAWSKI, Tally. Mulheres cansadas: (des)territorialização do corpo. Trabalho de Monografia em Psicologia. Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.

ZANELLO, Valeska. Saúde mental, gênero e dispositivo: cultura e processos de subjetivação. Curitiba: Appris, 2018.

Downloads

Publicado

2022-08-02

Como Citar

GUIMARÃES, G. G.; FIGUEIREDO, K. A.; PEREIRA, O. P. CORPOS AUTORES DE VIOLÊNCIA E PERSPECTIVAS NA SAÚDE MENTAL: UMA CARTOGRAFIA. Revista JRG de Estudos Acadêmicos , Brasil, São Paulo, v. 5, n. 10, p. 409–426, 2022. DOI: 10.55892/jrg.v5i10.380. Disponível em: https://revistajrg.com/index.php/jrg/article/view/380. Acesso em: 23 abr. 2024.