Virtualização das memórias malditas: a tortura no filme Hitler IIIº mundo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.7562120

Palavras-chave:

Cinema marginal, Ditadura militar, Tortura, Cinema marginal; Ditadura militar; Tortura; Virtualização

Resumo

Este trabalho tem como objetivo explorar a intensidade audiovisual de duas cenas sobre a tortura encontradas no filme Hitler IIIº Mundo de José Agripino de Paula, a fim de compreender o conceito de virtualização na perspectiva de Pierre Lévy. Desta maneira, busca-se entender como a estética audiovisual do cinema marginal dos anos 1970, mais especificamente do filme de José Agrippino de Paula, se configura como uma forma de resistência contra a ditadura militar brasileira. Por fim, conclui que ao mesmo tempo em que a experiência estética dessas cenas tem a potencialidade de mudar a perspectiva sobre a ditadura, elas também podem transformar a percepção sobre a própria tortura e suas diferentes formas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valério Amós dos Santos Silva, Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil

mceclip1.png Mestrando em Cultura e Sociedade - PGCult/ UFMA, graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB. Membro do grupo de pesquisa Comunicação Midiática e Institucional da UFMA. Áreas de interesse: Comunicação organizacional, estudos culturais, telejornalismo, documentário e audiovisual e mídia e ensino.

Domingos de Jesus Costa Pereira Filho, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

mceclip2.png Mestrando em Cultura e Sociedade (PGCULT). Bacharel em História pela UFMA (2018). Pesquisa atualmente sobre cinema marginal brasileiro dos anos 70. Também é documentarista entre outros filmes o mais importante é "A vida louca de Eparina's crazy". E desde 2016 está trabalhando no projeto chamado: "A Vida é um filme que a gente vai montando", onde o primeiro episódio já foi lançado: "A Hora Mágica".

Ferreira Junior, Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil

mceclip3.png Graduação em Comunicação Social, habilitação Jornalismo, pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), concluída em 1989. Mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), concluído em 1995 e Doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), concluído em 2000. Pós-Doutorado em Literatura Brasileira na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), concluído em 2004. Estágio pós-doutoral na Université Sorbonne Nouvelle (2022). Atualmente é Professor Titular da Graduação em Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (PGCult) da Universidade Federal do Maranhão, exercendo a função de docente permanente na Linha de Pesquisa Expressões e Processos Socioculturais. Docente permanente e ex-coordenador do Programa do Pós-Graduação em Comunicação (Mestrado Profissional - PPGCOMPro), da Universidade Federal do Maranhão, campus São Luís.

Referências

COELHO, Frederico. Eu, brasileiro, confesso minha culpa e meu pecado: cultura marginal no Brasil das décadas de 1960 e 1970. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.

COIMBRA, Cecília. Fragmentos de memórias malditas: invenção de si e do mundo. São Paulo: N-1, 2021.

DELEUZE, Gilles. Cinema 2 - A imgem-tempo. São Paulo: 34, 2018.

_________. O atual e o virtual. In: ALLIEZ, Éric. Deleuze: filosofia virtual. Trad. de Heloisa B. S. Rocha. São Paulo: Ed. 34, 1996.

FERREIRA, Jairo. Cinema de Invenção. Rio de Janeiro: Azougue, 2016.

HITLER do IIIº MUNDO. Direção de José Agrippino de Paula. São Paulo: Sem Produtora, 1968. P&B. Disponível em: HTTPS://WWW.YOUTUBE.COM/WATCH?V=BX-URVV8ZEE. Acesso em: 28 jun. 2021.

LÉVY, Pierre. O que é o virtual? Trad. de Paulo Neves. São Paulo: Ed. 34, 1996.

O GURU e os Guris. Direção de Jairo Ferreira. São Paulo: Sem Produtora, 1973. P&B. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=DtXE3HF_wRY&t=635s. Acesso em: 02 jul. 2021.

XAVIER, Ismail. O Cinema Brasileiro Moderno. São Paulo: Paz e Terra, 2001.

Downloads

Publicado

2023-01-23

Como Citar

SILVA, V. A. dos S.; PEREIRA FILHO, D. de J. C. .; FERREIRA JUNIOR, J. Virtualização das memórias malditas: a tortura no filme Hitler IIIº mundo. Revista JRG de Estudos Acadêmicos , Brasil, São Paulo, v. 6, n. 12, p. 69–76, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.7562120. Disponível em: https://revistajrg.com/index.php/jrg/article/view/471. Acesso em: 17 abr. 2024.

ARK