Implantação de equipe de gerenciamento de casos na atenção primária: relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10001192

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde, Covid-19, Acesso aos Serviços de Saúde, Avaliação de risco

Resumo

Introdução: A pandemia da Covid-19 implicou em várias reorganizações do processo de trabalho das Unidades Básicas de Saúde para garantir o acesso ao serviço de saúde, tanto aos usuários crônicos quanto aos sintomáticos respiratórios. Uma equipe de gerenciamento de casos foi implementada para apoiar os profissionais na discussão dos casos e no manejo da remoção dos usuários classificados como mais graves. Objetivo: Relatar a experiência da implantação da Equipe de Gerenciamento de Casos (EGC) para apoiar os profissionais das Unidades Básicas de Saúde da Região de Saúde Norte do Distrito Federal no contexto da pandemia da Covid-19. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência que emerge das ações desenvolvidas pela Equipe de Gerenciamento de Casos no contexto da pandemia da Covid-19. Resultados e discussão: A partir da implantação do serviço, foi possível identificar o volume de transferências por mês, as principais causas, a origem e o destino das transferências, o tipo de transporte, a classificação de risco e outros pontos importantes para subsidiar diagnósticos dinâmicos e bem estruturados, além de poder identificar potencialidades e fragilidades da Rede de Urgência e Emergência da Região Norte. Considerações finais: A implantação desse serviço, no contexto da pandemia, ajudou no ordenamento dos encaminhamentos advindos das UBS e proporcionou maior segurança aos profissionais e usuários nas transferências realizadas da Atenção Primária para as portas das emergências hospitalares e Unidades de Pronto Atendimento da Região de Saúde Norte, bem como, demonstrou a fragilidade do transporte sanitário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisabete Mesquita Peres de Carvalho, Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde, FEPECS, Brasil

 [Lattes]

Doutora em Ciências da Saúde - Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Ciências da Saúde - Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde-FEPECS. MBA em Gestão em Saúde e Controle de Infecção Hospitalar; Especialista em Saúde Pública; Especialista em Enfermagem Obstétrica -UnB; Membro da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras- ABENFO/DF. Membro da Câmara Técnica de Segurança do Paciente da Secretaria de Estado de Saúde do DF.

Carlos José Zimmer Júnior, Latin American School of Medicine

[Lattes]

Médico de Família e Comunidade – SES/DF. Preceptor de Programa de Residência Médica de MFC Planaltina/DF (2012-2017). Supervisor do Programa Mais Médicos para o Brasil (2015-2019). Supervisor do Programa de Residência Médica de MFC em Rede da SES/DF (2016-2017). Conselheiro fiscal do Instituto Anandamida (2021-atual).

Juliana Oliveira Soares, Federal University of Para

[Lattes]

Médica de Família e Comunidade – SES/DF. Gerente da Gerência de Atenção à Saúde de Populações em Situação Vulnerável e Programas Especiais (novembro 2022 - Atual) Gerente de Áreas Programáticas de Atenção Primária à Saúde, da Diretoria Regional de Atenção Primária à Saúde, da Superintendência da Região de Saúde Norte, da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal. (fevereiro a agosto de 2016 e Jan/2019- Jan/ 2022).

Erica Cristina Ferreira, Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal

[Lattes]

Médica de Família e Comunidade – SES/DF. Atua na Gerência de Áreas Programáticas da Atenção Primária à Saúde da Região Norte

Thaisa Oliveira Massa, Federal University of Triângulo Mineiro


[Lattes]
Especialista em Gestão da Estratégia de Saúde da Família. Gerente da Gerência de Acesso e Qualidade da Atenção Primária à Saúde da Região Norte (2020 - atual).

Kellen Aparecida Spadoti, Faculdade Iguaçu, FI, Brasil


[Lattes]
Pós-Graduação em Auditoria Planejamento de Gestão pela Universidade Estácio de Sá (2010), Pós-Graduação em Enfermagem Aeroespacial pela Faculdade Unyleya. Especialista em Gestão da Estratégia de Saúde da Família. Atua como Enfermeira assistencial na UBS 6 Lago Oeste – Sobradinho.

Renata Mercêz da Silva, Pontifícia Universidade Católica de Goiás


[Lattes]

Especialista Diretora da Atenção Primária à Saúde da Região Norte (2019-2022).

Nayana Soares Cunha, Federal University of Piauí


[Lattes]

Especialista em Saúde do Adulto e Idoso, pela Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal/Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e Idoso 2016 - 2018).

Referências

ALMEIDA, Rosângela Nunes et al. Gerenciamento na Saúde da Família: desafios e estratégias frente à Covid-19 na perspectiva de enfermeiros. APS em Revista, v. 4, n. 3, p. 196-207, 2022. Disponível em: https://www.apsemrevista.org/aps/article/view/253

ANDRES, Silvana Carloto; CARLOTTO, Auro Braz; LEÃO, Andressa. A organização e estruturação do serviço de saúde na APS para o enfrentamento da Covid-19: relato de experiência. APS em Revista, v. 3, n. 1, p. 9-15, 2021. Disponível em: https://apsemrevista.org/aps/article/view/137

BRASIL. Ministério da Saúde. Manual Instrutivo da Rede de Atenção às Urgências e Emergências no Sistema Único de Saúde (SUS). Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2013.

BRASIL. Sistema de Informações hospitalares do Ministério da Saúde – SIH/MS. Disponível em: https://datasus.saude.gov.br/acesso-a-informacao/producao-hospitalar-sih-sus/. Acesso em: 17 fev. 2023.

BRASIL. Sistema de informações ambulatoriais do Ministério da saúde – SIA/MS. Disponível em: https://datasus.saude.gov.br/acesso-a-informacao/producao-ambulatorial-sia-sus/. Acesso em: 17 fev. 2023.

CARVALHO, Elisabete Mesquita Peres de et al. Acolhimento à demanda espontânea na atenção primária: percepção dos enfermeiros. Revista JRG de Estudos Acadêmicos, v. 7, n. 14, 2024.

CODEPLAN. Compatibilização entre as projeções populacionais, a PDAD 2018 e a nova delimitação (oficial) das regiões administrativas do Distrito Federal – PDAD, 2018. Disponível em: https://www.codeplan.df.gov.br/wp-content/uploads/ 2020/06/NT-Compatibiliza%C3%A7%C3%A3o-entre-as-proje%C3%A7%C3%B5es-populacionais-a-PDAD-2018-e-a-nova-delimita%C3%A7%C3%A3o-oficial-das-Regi%C3%B5es-Administrativas-do-DF.pdf. Acesso em: 22 ago. 2023.

CODEPLAN. Índice de Vulnerabilidade Social do Distrito Federal. Versão preliminar para discussão, 1ª oficina de discussão. Codeplan-Seduh, 2020.

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL – GDF. Nota Técnica nº 9/2020 SES/SAIS/CAT-COVID-19: orientações clínicas e organizacionais para o manejo das urgências e emergências das síndromes gripais na Atenção Primária à Saúde, no contexto da pandemia de Covid (Anexo 1). Brasília-DF, 8 de setembro de 2020.

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL – GDF. Circular nº 10/2020 SES/COAPS/SAIS: orientações para referência e regulação de casos moderados, graves e críticos, suspeitos ou confirmados de Covid-19. Brasília, 2020.

MEDEIROS, R. de V. V.; COSTA, J. G. A. da; CARDOSO, L. C. B. O efeito das UPAs na taxa de internações por condições sensíveis à atenção primária. Estudos Econômicos, São Paulo, v. 51, n. 4, p. 677–698, out. 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ee/a/V8qDHtq9RqMtwdmDGKRNSyh/

NEDEL, F. B. Enfrentando a Covid-19: APS forte agora mais que nunca! APS em Revista, v. 2, n. 1, p. 11-16, 2020. Disponível em: https://apsemrevista.org/aps/article/view/68

PEREIRA, J. A. et al. Perfil epidemiológico da demanda em unidades de emergência hospitalar: uma revisão de literatura. Revista Eletrônica Acervo Saúde, n. 32, p. e1178, 7 out. 2019. Disponível em: https://acervomais.com.br/index.php/saude/ article/view/1178. Acesso em: 22 ago. 2023.

PINHO BARBOSA, Simone de; SILVA, Ana Valesca Fernandes Gilson. A prática da atenção primária à saúde no combate da Covid-19. APS em Revista, v. 2, n. 1, p. 17-19, 2020. Disponível em: https://apsemrevista.org/aps/article/view/62

RODRIGUES, Rafael; CARDINALI, Danielle Jardim Mendonça. A Covid-19 na Atenção Primária à Saúde: mais um desafio. Health Residencies Journal – HRJ, v. 2, n. 9, p. 3-10, 2021. Disponível em: https://escsresidencias.emnuvens.com.br/hrj/article/view/160

SILVEIRA, João Paulo Mello; ZONTA, Ronaldo. Experiência de reorganização da APS para o enfrentamento da Covid-19 em Florianópolis. APS em Revista, v. 2, n. 2, p. 91-96, 2020. Disponível em: https://apsemrevista.org/aps/article/view/122

SIQUEIRA, Tatiane Cabral et al. Percepção de enfermeiros: abordagem na família e orientação para a comunidade nas ações de tuberculose. Ciência, Cuidado e Saúde, v. 19, 2020. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CiencCuidSaude/article/view/50175

Downloads

Publicado

2023-10-13

Como Citar

CARVALHO, E. M. P. de; ZIMMER JÚNIOR, C. J. .; SOARES, J. O.; FERREIRA, E. C.; MASSA, T. O.; SPADOTI, K. A.; SILVA, R. M. da; CUNHA, N. S. Implantação de equipe de gerenciamento de casos na atenção primária: relato de experiência. Revista JRG de Estudos Acadêmicos , Brasil, São Paulo, v. 6, n. 13, p. 1454–1466, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.10001192. Disponível em: https://revistajrg.com/index.php/jrg/article/view/717. Acesso em: 22 jun. 2024.

ARK