Gameterapia na terceira idade: uma revisão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55892/jrg.v6i13.732

Palavras-chave:

Envelhecimento, Exergames, Gameterapia para Idosos, Jogos Sérios, Realidade Virtual

Resumo

Durante o processo de envelhecimento torna perceptíveis alterações fisiológicas e funcionais, estima-se que em 2050 aproximadamente 29,3 % da população brasileira terá mais de 60 anos. A fisioterapia utiliza a gameterapia como alternativa complementar à terapia convencional para manutenção da qualidade de vida, bem-estar e saúde dos idosos.  Objetivo: Realizar uma revisão bibliográfica sobre gameterapia na terceira idade. Método: Trata-se de uma revisão bibliográfica nas bibliotecas de dados BVS (Virtual Health Library) e PubMed (United States National Library of Medicine). Foram incluídas publicações em português e inglês utilizando as combinações de termos descritivos e palavras chaves: realidade virtual, envelhecimento, exergame, gameterapia para idosos e jogos sérios. Resultado e Discussão: Foram incluídos 22 artigos, os quais abordam sobre o processo de envelhecimento e as alterações desencadeadas, a importância da fisioterapia e os efeitos da gameterapia, como estratégia complementar para prevenção e reabilitação dos idosos. Conclusão: A gameterapia complementa a terapia convencional para promoção do envelhecimento ativo e melhora da qualidade de vida dos idosos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiane Rocha, Uni LS - Centro Universitário

[Lattes]

Graduanda em Fisioterapia pela Uni LS – Centro Universitário

Fernanda Marques, Uni LS - Centro Universitário, DF, Brasil

[Lattes]

Graduanda em Fisioterapia pela Uni LS – Centro Universitário

Thays Maria de Castro e Silva, Uni LS - Centro Universitário, DF, Brasil

[Lattes]

Graduanda em Fisioterapia pela Uni LS – Centro Universitário

Geórgia Danila Fernades D’Oliveira, Uni LS - Centro Universitário, DF, Brasil

[Lattes]

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Católica de Brasília (2003), Mestre e Doutora em Educação Física pela mesma instituição, professora da Uni LS – Centro Universitário e professora e coordenadora da ECSV – Escola de Ciências da Saúde e da Vida no Centro Universitário Projeção.

Referências

BAUER, Anna Cornelia Maria; ANDRINGA, Gerda. The Potential of Immersive Virtual Reality for Cognitive Training in Elderly. Gerontology, Suíça, v. 66, p. 614-623, set. 2020. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32906122/ Acesso em: 19 jul. 2023.

CAMPO-PRIETO, Pablo; CANCELA-CARRAL, José Mª; RODRÍGUEZ-FUENTES, Gustavo. Feasibility and Effects of an Immersive Virtual Reality Exergame Program on Physical Functions in Institutionalized Older Adults: A Randomized Clinical Trial. Sensors, Espanha,v. 22, e. 18, set. 2022. Disponível em: https://www.mdpi.com/1424-8220/22/18/6742 Acesso em: 19 jul. 2023.

CORRIGIDOR-SÁNCHEZ, Ana-Isabel; SEGURA-FRAGOSO, Antonio; CRIADO-ÁLVAREZ, Juan-José; RODRIGUEZ-HERNÁNDEZ, Marta; MOHEDANO-MORIANO, Alicia; LÓPEZ, Begoña Polonio. Effectiveness of Virtual Reality Systems to Improve the Activities of Daily Life in Older People. International journal of environmental research and public health, Espanha, v. 17, e. 17, ago. 2020. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32872313/. Acesso em: 19 jul. 2023.

DINIZ, Jamylle Lucas; SOUSA, Viviane Ferreira; COUTINHO, Janaína Fonseca Victor; ARAÚJO, Ítalo Linhares de; ANDRADE, Rossana Maria de Castro; COSTA, Joyce da Silva; BARBOSA, Rachel Gabriel Bastos; MARQUES, Marilia Braga. . Gerontecnologias e internet das coisas para prevenção de quedas em idosos: revisão integrativa. Acta Paulista de Enfermagem, Ceará, v. 35, mar. 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ape/a/MprVWnFYjfCnykBQNKTRhRR/?lang=pt#. Acesso em: 19 jul. 2023.

DOGRA, Shilpa; DUNSTAN, David W.; SUGIYAMA, Takemi; STATHI, Afroditi; GARDINER, Paul A.; OWEN, Neville. Active Aging and Public Health: Evidence, Implications, and Opportunities. Annual Review of Public Health, Australia, v. 43, p. 439-459, abr. 2022. Disponível em: https://www.annualreviews.org/doi/pdf/10.1146/annurev-publhealth-052620-091107 Acesso em: 19 jul. 2023.

DORÉ, Benjamim; GAUDREAULT, Alex; EVERARD, Gauthier; AYENA, Johannes C; ABBOUD, Ahmad; ROBITAILLE, Nicolas; BATCHO, Charles Sebiyo. Acceptability, Feasibility, and Effectiveness of Immersive Virtual Technologies to Promote Exercise in Older Adults: A Systematic Review and Meta-Analysis. Sensors, Canada, v. 23, e. 5, fev. 2023. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/36904709/. Acesso em: 19 jul. 2023.

GIACOMINI, Suelen Borelli Lima; FHON, Jack Roberto; RODRIGUES, Rosalina Aparecida Partezani. Fragilidade e risco de queda em idosos que vivem no domicílio. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v. 33, jun. 2020. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/en/biblio-1100866 Acesso em: 19 jul. 2023.

LI, Jinhui; LI, Long; HUO, Peng; MA, Cheng; WANG, Linlin; THENG, Yin Leng.Wii or Kinect? A Pilot Study of the Exergame Effects on Older Adults Physical Fitness and Psychological Perception. International Journal of Environmental Research and Public Health, China, v. 18, n. 24, dez. 2021. Disponível em: https://www.mdpi.com/1660-4601/18/24/12939 Acesso em: 19 jul. 2023.

MAGNA, Thaís Sporkens; BRANDÃO, Alexandre Fonseca; FERNANDES, Paula Teixeira. Intervenção por realidade virtual e exercício físico em idosos. Journal of Health Informatics, Campinas, v. 12, n.3, p. 77-82, jul.-set. 2020. Disponível em: https://docs.bvsalud.org/biblioref/2022/06/1371077/art_2_727.pdf. Acesso em: 19 jul. 2023.

MINAYO, Maria Cecília de Souza; FIRMO, Joselia Oliveira Araujo. Longevidade: bônus ou ônus? Ciência & Saúde Coletiva, Minas Gerais, v. 24, n. 1, p. 4-4, jan. 2019. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/en/biblio-974809 Acesso em: 19 jul. 2023.

MUGUETA-AGUINAGA, Iranzu; GARCIA-ZAPIRAIN, Begônia. FRED: Exergame to Prevent Dependence and Functional Deterioration Associated with Ageing. A Pilot Three-Week Randomized Controlled Clinical Trial. International Journal of Environmental Research Public Health, Espanha, v. 14, n.12, p.1-18, nov. 2017. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29168787/Acesso em: 19 jul. 2023.

NASCIMENTO, Marcelo de Maio. Queda em idosos: considerações sobre regulação do equilíbrio, estratégias posturais e exercício físico. Geriatrics, Gerontology and Aging [Online], v. 13, p. 103-110. abr-jun. 2019. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/en/biblio-1096822. Acesso em: 19 jul. 2023.

OLIVEIRA, Thaisy Rodrigues de; MOSER, Auristela Duarte de Lima; PAZ, Luana Pereira; NGAMO, Suzy; SILVA, Rubens Alexandre da; OLIVEIRA, Luis Vicente Franco de; BRANDÃO, Glauber Sá. Sarcopenia, dor crônica e percepção de saúde do idoso: um estudo transversal. Fisioterapia Em Movimento [Online]. Paraná, mar. 2023. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1421469 Acesso em: 19 jul. 2023.

PHIROM, Kochaphan; KAMNARDSIRI, Teerawat; SUNGKARA, Somporn. Beneficial Effects of Interactive Physical-Cognitive Game-Based Training on Fall Risk and Cognitive Performance of Older Adults. International Journal of Environmental Research Public Health, Tailândia, v.17, ago. 2020. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32825555/. Acesso em: 19 jul. 2023.

SARDI Lamyae; IDRI, Ali; FERNÁNDEZ-ALEMÁN, José Luis. A systematic review of gamification in e-Health. Journal of biomedical informatics, [s.I.], v. 71, p. 31-48, jul. 2017. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28536062/. Acesso em: 19 jul. 2023.

SKJAERET, Nina; NAWAZ, Ather; MORAT, Tobias; SCHONE, Daniel; HELBOSTAD, Jorunn Laegdheim; VEREIJKEN, Beatriz. Exercise and rehabilitation delivered through exergames in older adults: An integrative review of technologies, safety and efficacy. International Journal of Medical Informatics, [s.I.], v. 85, e.1, p.1-16, jan. 2016. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26559887/. Acesso em: 19 jul. 2023.

SOARES, Antonio Vinicius; MOURA, Camila Rafaela de; MARCELINO, Elessandra; ROSSITO, Gabriel Mesquita; HOUNSELL, Marcelo da Silva; BORGES JUNIOR, Noé Gomes; SAGAWA JUNIOR, Yoshimasa. Efeitos terapêuticos de um programa de exercícios utilizando um jogo sério desenvolvido para reabilitação de idosos frágeis. Revista Kairós-Gerontologia, São Paulo, v. 19, n. 4, p. 71–87., out. 2016. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/kairos/article/view/31403 Acesso em: 19 jul. 2023.

SOUSA, Neuciani Ferreira da Silva; LIMA, Margareth Guimarães; CESAR, Chester Luiz Galvão; BARROS, Marilisa Berti de Azevedo. Envelhecimento ativo: prevalência e diferenças de gênero e idade em estudo de base populacional. Cadernos de Saúde Pública [online]. São Paulo, v. 34, n. 11, nov. 2018. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/en/biblio-974585 Acesso em: 19 jul. 2023.

TEIXEIRA, Darkman Kalleu da Silva; ANDRADE, Luana Machado; SANTOS, Jéssica Lane Pereira; CAIRES, Ediane Santos. Quedas em idosos: limitações ambientais e perdas funcionais. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Bahia, v. 22, n. 3 set. 2019. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/en/biblio-1042299. Acesso em: 19 jul. 2023.

WAIS, Peter E; ARIOLI, Melissa; ANGUERA-SINGLA, Roger; GAZZALEY, Adam. Virtual reality video game improves high-fidelity memory in older adults. Scientific reports, [s.I.], v. 11, n. 2552, jan. 2021. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33510315/. Acesso em: 19 jul. 2023.

XU, Qingmei;, OU, Xuemei; LI, Jinfeng. The risk of falls among the aging population: A systematic review and meta-analysis. Frontiers in public health, China, v. 10, out. 2022. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/36324472/. Acesso em: 19 jul. 2023.

ZAK, Marek; SIKORSKI, Tomasz; WASIK, Madalena; COURTEIX, Daniel; DUTHEIL, Frederico; BROLA, Waldemar. Frailty Syndrome-Fall Risk and Rehabilitation Management Aided by Virtual Reality (VR) Technology Solutions: A Narrative Review of the Current Literature. International Journal of Environmental Research Public Health, [s.I.], v. 19, mar. 2022. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/35270677/. Acesso em: 19 jul. 2023.

Downloads

Publicado

2023-10-20

Como Citar

ROCHA, F.; MARQUES, F.; SILVA, T. M. de C. e; D’OLIVEIRA, G. D. F. Gameterapia na terceira idade: uma revisão. Revista JRG de Estudos Acadêmicos , Brasil, São Paulo, v. 6, n. 13, p. 1499–1506, 2023. DOI: 10.55892/jrg.v6i13.732. Disponível em: https://revistajrg.com/index.php/jrg/article/view/732. Acesso em: 2 maio. 2024.

ARK