Atuação do enfermeiro na qualidade e segurança do paciente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55892/jrg.v6i13.783

Palavras-chave:

Enfermagem, Políticas de Saúde, Segurança do Paciente

Resumo

Objetivo: investigar o papel multifacetado do enfermeiro na promoção da qualidade e segurança do paciente em ambientes de cuidados de saúde. Buscou-se também avaliar o papel do enfermeiro na identificação e prevenção de eventos adversos relacionados à assistência à saúde, visando aprimorar a segurança do paciente e investigar o impacto da liderança do enfermeiro na implementação de políticas e práticas de qualidade e segurança do paciente em unidades de saúde, com ênfase na melhoria contínua dos processos de cuidados. Metodologia: A pesquisa foi feita em fontes como PubMed, Scopus, Scielo, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Foram utilizados também nessa revisão informações retiradas de dissertações, livros e obras relevantes sobre o tema em destaque. Foram incluídos na revisão artigos publicados entre 2019 e 2023, considerando a relevância das publicações mais recentes. Os critérios de exclusão foram os seguintes: artigos sem autoria declarada, periódicos publicados em línguas estrangeiras, além de publicações pagas e/ou que datassem em períodos de anteriores a 2019. Resultados: os enfermeiros não são apenas cuidadores de primeira linha, mas também líderes na condução de mudanças positivas nos sistemas de saúde. Conclusão: os enfermeiros contribuem de maneira significativa para a criação de um ambiente de saúde mais seguro e de maior qualidade para os pacientes, um objetivo essencial para qualquer sistema de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleidiane Alves Bispo, Faculdade Sena Aires. Valparaíso de Goiás, Brasil

[Lattes] - Graduação em andamento em Enfermagem pela Faculdade Sena Aires. Valparaíso de Goiás, Brasil

Anna Jullya Pimentel Rodrigues, Faculdade Sena Aires. Valparaíso de Goiás

[Lattes] - Graduação em andamento em Enfermagem pela Faculdade Sena Aires. Valparaíso de Goiás, Brasil

Rosana Regina de Saldanha, Faculdade Sena Aires. Valparaíso de Goiás, Brasil

[Lattes] - Graduação em andamento em Enfermagem pela Faculdade Sena Aires. Valparaíso de Goiás, Brasil

Walquiria Lene dos Santos, Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires

[Lattes] - Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Católica de Goiás (2002) e Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Goiás (2008). Já atuou na atenção primária em saúde, saúde da família. Coordenadora do Curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires

Referências

ALVES, Jonathan. A responsabilidade civil dos profissionais de enfermagem. [Monografia apresentada como requisito parcial para a obtenção do grau de Bacharel em Direito, do Centro Universitário Curitiba].2022.

ANDRADE, Fátima Aparecida Carvalho de. Acolhimento: ferramenta para a sistematização da assistência de enfermagem na atenção primária. [Dissertação de Mestrado em Ciências- Universidade de São Paulo-SP]. 2020.

ANDRADE, Wesley Vieira et al. A comunicação entre gestores e equipes das Unidades de Pronto Atendimento 24h de Betim/MG. [Dissertação de Mestrado apresentado ao curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós-graduação em Gestão de Serviços de Saúde, da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais, como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Gestão de Serviços de Saúde]. 2020.

ARAÚJO, Luciene Apolinário de et al. A implementação do checklist de cirurgia segura: estudo misto. 92 f. [Dissertação de Mestrado em Atenção à Saúde -- Escola de Ciências Sociais e da Saúde, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2021.2021.

BASSO, Juliana Dias. A importância da assistência de enfermagem na segurança do paciente em centro cirúrgico: revisão integrativa. [Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Instituição de ensino Centro Universitário Ritter dos Reis, como requisito parcial para a obtenção do título de graduado em Enfermagem. Porto Alegre-RS]. 2023.

BASTOS, Girlene Barroso et al. Limitações na aplicação da Escala de Braden em pacientes adultos hospitalizados: o cenário vivenciado por enfermeiros no Brasil. 2020.

BRÁS, Cláudia Vanessa da Silva. Perceção dos Enfermeiros Sobre a Qualidade e a Segurança dos Cuidados à Pessoa no Período Perioperatório. [Dissertação de Mestrado em Enfermagem- Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha Portuguesa-Oliveira de Amezéis-Portugal]. 2023.

CALADO, Malvina da Boanova Rosado. Cultura de notificação de incidentes como prática para a segurança e qualidade dos cuidados de enfermagem em contexto pediátrico. [Mestrado em Enfermagem -Universidade de Évora- Portugal]. 2023

CAMPAGNOLI, Yuri Moreira et al. O impacto das tecnologias leves na assistência de enfermagem ao pré-natal. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 23, n. 8, p. e13068-e13068, 2023.

CANEPPELE, Juliana Kelly Pascchotto. Liderança colaborativa no contexto do trabalho em equipe na atenção primária à saúde: revisão integrativa.

[Dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos, como requisito para a obtenção do Título de Mestre em Ciências da Saúde]. 2023.

CARDOSO, Katyane Rodrigues; DE SOUZA, Elvis Das Neves; MIRANDA, Christiano. Trabalhadores De Enfermagem. Clube de Autores, 2020.

DALGALLO, Lidia et al. Formação continuada na perspectiva da educação, ciência, tecnologia e Sociedade no estágio curricular supervisionado em enfermagem na atenção primária à saúde. [Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa]. 2023.

DE SOUSA, Francisca Georgina Macedo; SILVA, Andréa Cristina Oliveira. Cuidado de enfermagem em ambiente hospitalar: recursos éticos, gerenciais e assistenciais. Editora CRV, 2022.

DE PAULA, Emilly Jhully Correia et al. Eventos adversos: análise da equipe multiprofissional na segurança do paciente em Unidade de Terapia Intensiva. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 13, n. 3, p. e6563-e6563, 2021.

DE SOUSA, João Vitor Teixeira; FARIAS, Maria Sinara. A gestão de qualidade em saúde em relação à segurança do paciente: revisão de literatura. SANARE-Revista de Políticas Públicas, v. 18, n. 2, 2019.

DOMINGOS, Caio Fernando. Gestão de pessoas: estudo de caso em uma empresa de tecnologia. 46 f. [Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia], 2023.

ECHEVERRI, Sonia et al. La Declaración de Cartagena desde la interdisciplinariedad. Revista de Nutrición Clínica y Metabolismo, v. 2, n. Sup., p. 63-75, 2019.

FARIAS, Luiza Figueiredo. Segurança do paciente e os problemas éticos nos serviços de saúde: revisão de escopo. [Universidade Federal do Rio Grande do Sul], 2020.

FERRAZ, Cinthya Ramires, et al. A compreensão frente à segurança do paciente, eventos adversos e o perfil de idosos hospitalizados: contribuições para a enfermagem. [Dissertação (Programa Stricto Sensu em Gerontologia) - Universidade Católica de Brasília, Brasília], 2019.

FERREIRA, Mariana Angélica et al. A segurança do paciente e os impactos da resistência bacteriana na atenção hospitalar. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 23, n. 7, p. e13462-e13462, 2023.

FIALHO, Valdeiza Dantas de Andrade. Segurança do paciente neonato em uma UTI neonatal de uma maternidade: estratégias adotadas pela equipe de enfermagem para evitar e mitigar eventos adversos. 2021. [Mestrado em Engenharia de produção-Universidade Federal do Rio Grande do Norte].

FONTOURA, Raissa Schmitt. Relações interdisciplinares no Design Estratégico: o bem-estar do usuário do serviço de saúde. 2020.

LOPES, Ana Paula Santana. Cuidado à pessoa em fim de vida em unidade de cuidados intensivos. 2023. [Mestrado em Enfermagem-Escola Superior de Enfermagem de Lisboa].

MAGALHÃES, Bruno Assis. Implementação parcial de um sistema de gestão integrado em um frigorífico de aves. 2023.

MELIM, Carla. Perceção dos Enfermeiros de Reabilitação Sobre o Seu Contributo para a Qualidade dos Cuidados: Um Estudo de Caracterização na RAM. 2020. [Mestrado em Enfermagem-Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny].

MORAES, Luiz Alessandro de. Cultura de segurança do paciente em um hospital acreditado: estudo de caso. 2021. [Mestrado em Gestão-Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas].

OLIVEIRA, Juliana Araújo et al. Guia de prática simulada em enfermagem: exame físico no cuidado do pós-operatório imediato. 2021.

PEIXOTO, Virginia Garcia et al. A importância da abordagem multidisciplinar na Unidade de Terapia Intensiva (UTI): melhorando os resultados clínicos e a qualidade de vida dos pacientes. Brazilian Journal of Health Review, v. 6, n. 4, p. 17493-17503, 2023.

PINTO, Adriana Avanzi Marques; DOS SANTOS, Francielle Thays. Segurança do paciente: concepção e implantação da cultura de qualidade/Patient safety: design and implementation of quality culture. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 3, p. 9796-9809, 2020.

RESENDE, José Pedro da Rocha. A cultura de segurança do paciente em estruturas residenciais para pessoas idosas. [Mestrado em Enfermagem-Escola Superior de Enfermagem de Lisboa]. 2021.

RODRIGUES, Camila Machado. Cuidados paliativos em pacientes em um hospital geral: a percepção da equipe de enfermagem frente à terminalidade da vida. 2019.

SCHNEIDER, Franciane et al. Enfermagem de prática avançada em oncologia: proposta de formação profissional. [Tese submetida ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina como requisito parcial para obtenção do Título de Doutora em Enfermagem], 2021.

SCHUH, Laísa Xavier. Práticas educativas para a promoção de uma cultura de segurança do paciente em um Hospital de Ensino: um estudo de caso. 2022.

SILVA, Rebeca Vargas Figueiredo. Padronização da linguagem de diagnósticos e intervenções de enfermagem, usando a CIPE, para pacientes com Leucemia Mieloide Aguda. Ciência da Saúde, 2023.

SOEIRO, Isabel Margarida Fernandes. Avaliação do risco de úlceras por pressão na pessoa em situação crítica: Comparação da escala de Braden com a escala revista Cubbin & Jackson. [Mestrado em Enfermagem-Escola Superior de Enfermagem São João de Deus]. 2021.

SOUZA, Maria Naires Alves de; COSTA, Rosane Maria; SANTOS, Míria Conceição Lavinas. Tópicos de pesquisa em ciências da saúde: tipos de revisão de literatura, bases de dados em saúde, normas da ABNT e estilo Vancouver. 2022.

VIANA, Renata Andréa Pietro P. Saber ser, agir e fazer: a tríade para o cuidado seguro ao paciente com Covid-19. Acesso e cuidAdos especiAlizAdos, p. 164, 2021.

YAMAMOTO, Sara Satie. Percepções de enfermeiros de centro de materiais e esterilização sobre cultura de segurança do paciente. [Universidade Federal do Rio Grande do Sul] 2021.

Downloads

Publicado

2023-11-16

Como Citar

BISPO, C. A.; RODRIGUES, A. J. P.; SALDANHA, R. R. de; SANTOS, W. L. dos. Atuação do enfermeiro na qualidade e segurança do paciente. Revista JRG de Estudos Acadêmicos , Brasil, São Paulo, v. 6, n. 13, p. 1741–1754, 2023. DOI: 10.55892/jrg.v6i13.783. Disponível em: https://revistajrg.com/index.php/jrg/article/view/783. Acesso em: 22 jun. 2024.

ARK