A gamificação no ensino médio: uma abordagem inovadora para a educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55892/jrg.v6i13.785

Palavras-chave:

Gamificação, Aprendizagem ativa, Tecnologia na educação, Desenvolvimento de habilidades

Resumo

Visando proporcionar um ambiente educativo com foco na experiência de aprendizagem no ensino secundário, a prática da gamificação tem emergido como uma abordagem inovadora. O objetivo deste estudo é analisar como a gamificação pode motivar os estudantes e melhorar o engajamento nas atividades escolares, potencializando, assim, a aprendizagem. A metodologia usada, trata-se de revisão de literatura e estudo descritivo com abordagem qualitativa, elaborado por meio do levantamento de periódicos da base de dados Scientific Electronic Library (SciELO) e estudos de caso de instituições de ensino que já implementaram a gamificação em suas práticas educacionais. O resultado indica que a gamificação pode estimular o interesse dos estudantes pelos conteúdos e proporcionar o desenvolvimento de habilidades, como resolução de problemas, tomada de decisões e senso crítico. Espera-se que essa metodologia contribua para o desenvolvimento de uma educação mais significativa e promissora para a realidade da nova geração.

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Biografia do Autor

Bruno Alves de Almeida, Centro Universitário Mário Pontes Jucá (UMJ), AL, Brasil

[Lattes] - Graduando em Engenharia da Computação (Décimo Período) pelo Centro Universitário Mário Pontes Jucá — UMJ.

Thales Denisson Vieira dos Santos, Centro Universitário Mário Pontes Jucá (UMJ), AL, Brasil

[Lattes] - Graduando em Engenharia da Computação (Décimo Período) pelo Centro Universitário Mário Pontes Jucá — UMJ.

Wellington Pereira da Silva, Centro Universitário Mário Pontes Jucá (UMJ), AL, Brasil

[Lattes] - Mestre em Educação - UFAL. Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - UMJ. Pós-graduado em Gestão de Projetos Cesmac. Docente do Centro Universitário Mário Pontes Jucá – UMJ.

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Publicado

2023-11-16

Como Citar

ALMEIDA, B. A. de; SANTOS, T. D. V. dos; SILVA, W. P. da. A gamificação no ensino médio: uma abordagem inovadora para a educação. Revista JRG de Estudos Acadêmicos , Brasil, São Paulo, v. 6, n. 13, p. 1764–1772, 2023. DOI: 10.55892/jrg.v6i13.785. Disponível em: https://revistajrg.com/index.php/jrg/article/view/785. Acesso em: 2 maio. 2024.

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