Cuidados de Enfermagem com o idoso portador de Alzheimer

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55892/jrg.v6i13.793

Palavras-chave:

Enfermagem, Políticas de Saúde, Segurança do Paciente

Resumo

Introdução: A doença de Alzheimer (DA) é um transtorno neurodegenerativo progressivo que afeta principalmente as funções cognitivas e comportamentais dos idosos, interferindo na qualidade de vida dos pacientes e familiares. Objetivo: avaliar os desafios enfrentados pelos enfermeiros que cuidam de pessoas com a doença de Alzheimer. Buscou-se também analisar os cuidados de enfermagem necessários para promover a saúde e qualidade de vida do idoso portador de Alzheimer, identificar os principais fatores de risco associados ao desenvolvimento de Alzheimer em idosos e por fim desenvolver estratégias educativas para conscientizar a família sobre a doença de Alzheimer. Metodologia: A pesquisa foi feita em fontes como PubMed, Scopus, Scielo, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Foram utilizados também nessa revisão informações retiradas de dissertações, livros e obras relevantes sobre o tema em destaque. Resultados e Discussões: os principais tratamentos para a doença de Alzheimer focam-se em dois objetivos principais: a prevenção da doença e o alívio dos sintomas. A abordagem por parte da enfermagem com cuidados ao longo da evolução da doença de Alzheimer, deve incluir a identificação precoce dos sinais de alerta e dos sintomas da doença, a avaliação da saúde mental e do estado funcional. Conclusão: a enfermagem tem um papel essencial no cuidado de pacientes com doença de Alzheimer, desde a prevenção, diagnóstico e tratamento da doença, até a educação e apoio aos cuidadores familiares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonia Sarah Jade Gomes Franco, Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires, GO, Brasil

[Lattes] - Graduação em andamento em Enfermagem pela Faculdade Sena Aires, Valparaíso de Goiás

Poliana Noronha Lima, Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires

[Lattes] - Graduação em andamento em Enfermagem pela Faculdade Sena Aires, Valparaíso de Goiás

Sandra Godoi de Passos, Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires, GO, Brasil

[Lattes] - Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Católica de Goiás (2004) , Mestrado em Gerontologia pela Universidade Católica de Brasília (2019) e Especialização em Saúde Coletiva pela Universidade de Brasília (UNB).

Referências

ALBUQUERQUE, Thaynara Maria Oliveira de et al. Práticas educativas para o empoderamento de cuidados informais de idosos com doença de Alzheimer. [TCC de enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande, como requisito para obtenção de título de Bacharel em Enfermagem. Cajazeiras- PB], 2018.

ALVES, Maria João Figueiredo. Narrativas Interativas como Ferramenta Terapêutica para a Doença de Alzheimer: Princípios Orientadores. [Dissertação de mestrado multimédia – Universidade de Porto-Portugal], 2021.

BONEM, Paola Hipólito. Mapeamento e desenvolvimento de competências: um estudo junto a equipe de enfermagem de um residencial geriátrico em Porto Alegre/RS. 2019.

BRITTO, Talita Machado. Design e saúde: contribuições para o cuidado na doença de Alzheimer e outras demências. 115 f., il. Dissertação (Mestrado em Design) —Universidade de Brasília, Brasília, 2018. 2018.

BUDSON, Andrew E.; SOLOMON, Paul R. Perda da Memória, Doença de Alzheimer e Demência. Elsevier Brasil, 2017.

CANDANEDO, Maria Juana Beatriz Lima. Eficácia da gestão de casos nos fatores de risco motores e ambientais de quedas em pessoas idosas caidoras com déficit cognitivo: ensaio clínico randomizado. [Dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação em Gerontologia da Universidade Federal de São Carlos para obtenção do título de Mestre], 2023.

CASTRO, Larissa Torres de. Formação profissional do enfermeiro-Interconexão entre os cuidados de enfermagem realizados em idosos com doença de Alzheimer e o cuidador familiar-Revisão integrativa. Universidade Federal Fluninense-RJ. 2022

CASTRO, Polyanna Freitas Albuquerque; FLESCH, Letícia Decimo; CARVALHO, Elcyana Bezerra. Modelos de atenção e suporte direcionados a um cuidador de idosos: uma revisão integrativa. Revista Kairós-Gerontologia, v. 23, n. 3, p. 299-319, 2020.

CAVALCANTE, Suellen Cristiane Gandolfo Finati. Mortalidade e morbidade por doença de Alzheimer e variáveis sociodemográficas associadas: um overview de revisões sistemáticas. [Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo]. 2022

CORDEIRO, Patricia Mattos. Elaboração De Manual Técnico:" Tratamento Nutricional Do Paciente Com Doença De Alzheimer. [Dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Nutrição Clínica (PPGNC), Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), como parte dos requisitos necessários à obtenção do título de mestre em Nutrição Clínica]. 2021.

CRUZ, Aline et al. Capacitação do enfermeiro nos cuidados de enfermagem do idosos com Alzheimer. [Curso de Enfermagem da Universidade Anhembi Morumbi. Brasil, São Paulo], 2022.

DA COSTA, Benvinda Milanez Balbino et al. o papel do enfermeiro ao paciente com Alzheimer. Revista Brasileira Interdisciplinar de Saúde, 2020.

DAL TOÉ, Helena Cristina Zuehl et al. A necessidade de assistência ao cuidador familiar do paciente com Doença de Alzheimer. Inova Saúde, v. 13, n. 2, p. 1-12, 2023.

DARIO, Marina Baltieri. Reflexões sobre princípios de design de ambientes para idosos que vivem com demência. [Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo]. 2022.

DA SILVA, Manuelle Rodrigues et al. Doença de aAzheimer: estratégias de cuidado diante das dificuldades ao portador e cuidador. Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences, v. 5, n. 4, p. 164-191, 2023.

DE JESUS, André Luiz Souza; DA SILVA, Letícia Reis; GUIMARÃES, Rayannie Nepomuceno. Percepções do cuidador formal ao idoso portador da doença de Alzheimer. Revista JRG de Estudos Acadêmicos, v. 4, n. 9, p. 78-89, 2021.

DE LACERDA, Mírian Aparecida et al. O cuidado com o idoso fragilizado e a Estratégia Saúde da Família: perspectivas do cuidador informal familiar. Revista Baiana de Enfermagem‏, v. 35, 2021.

DINIZ, Lucas Rampazzo et al. Geriatria. Medbook, 2021.

FERREIRA, Joana Amaro Veloso. O processo de cuidar da pessoa idosa com doença de Alzheimer (DA) numa estrutura residencial para pessoas idosas (ERPI): perspetivas das ajudantes de ação direta (AADA). [Dissertação apresentado a Universidade Católica Portuguesa para obtenção do grau de

mestre em Cuidados Paliativos (CP). Lisboa]. 2017

FONSECA, Breno Santos. A intervenção da fisioterapia em pacientes idosos portadores da doença de Alzheimer. [Monografia apresentada no curso de graduação do Centro Universitário AGES como um dos prérequisitos para obtenção do título de bacharel em Fisioterapia. Paripiranga]. 2021.

FRAGA, Danilo Andrade. Intervenção fisioterapêutica em pacientes portadores de Alzheimer: uma revisão integrativa. [Monografia apresentada no curso de graduação do Centro Universitário AGES como um dos prérequisitos para obtenção do título de bacharel em Fisioterapia. Paripiranga]. 2022.

FREIRE, Dainara Silva; DA SILVA, Aline Santana; BORIN, Fabiane Yamacita Yuri. A fisiopatologia da doença de alzheimer. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, v. 38, n. especial, p. 237-251, 2022.

HENRIQUES, Isabel; LOPES, José. Impacto da doença de Alzheimer nos cuidados informais. 2017.

JACINTO, Alessandro Ferrari; FOLGATO, Marisa. Alzheimer: a doença e seus cuidados. SciELO-Editora UNESP, 2017.

KENNY, Ph D. Rose Anne. A nova ciência da longevidade: Viva muito e com saúde fazendo mudanças simples em sua rotina. Editora Cultrix, 2023.

KESSLER, Aline. Vivências de enfermagem em um Programa de Atenção Domiciliar: um relato de experiência. [Enfermagem da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC]. 2018.

LEITE, Airton César et al. Contribuições da assistência de enfermagem na prevenção de lesões de pele em recém-nascidos na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Research, Society and Development, v. 10, n. 2, p. e20410212281-e20410212281, 2021.

MARICEL, Edna et al. Abordagem da linguagem na doença de Alzheime. [Instituto Superior Miguel Torga- Coimbra]. 2016

MEDEIRO, Vera Lúcia Simões. Alzheimer: Sob O Olhar De Quem Cuida. [Tese de Doutorado. ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa (Portugal)]. 2020.

MIGUEL FILHO, Cosme Marcelino. O uso da atividade física como ferramenta no combate ao Alzheimer. [Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade Católica Portuguesa para obtenção de Grau Mestre em Gerontologia Social Aplicada], 2022.

OLIVEIRA, Ione Ayala Gualandi de et al. Uso da memantina na doença de Alzheimer grave: análise de custo-efetividade na perspectiva do Sistema Único de Saúde. 204 f. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Instituto de Medicina Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.

PEIXOTO, Clarice Teixeira Da Silva. Saúde mental: um enfoque voltado à prevenção da demência de alzheimer. International Journal of Health Management Review, v. 7, n. 3, 2021.

POIRIER, Judes; GAUTHIER, Serge. Doença de Alzheimer: o guia completo. MG Editores, 2016.

PRONK, Ellen Farias. Atividade Física, Bem-Estar Subjetivo e Sexualidade... que relação entre esta Tríade na Terceira Idade? Um estudo com idosos e professores de Educação Física de duas cidades brasileiras. [Dissertação apresentada com vista à obtenção do grau de Mestre em Atividade Física na Terceira Idade- Universidade do Porto]. 2018.

RESENDE, Juliana Silva et al. Ajustamento psicossocial dos cuidadores informais de pessoas com doença de alzheimer: uma revisão sistemática. [Dissertação de Mestrado Psicologia Clínica e da Saúde na Universidade Lusófona do Porto]. 2021.

RODRIGUES, Gabriela Maia et al. O cuidado paliativo em idosos com doença de Alzheimer: uma análise a partir dos docentes de fisioterapia. [TCC do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário de João Pessoa- UNIPÊ]. 2021.

ROSADO, Rita Montalto. Avanços terapêuticos na doença de Alzheimer. [Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas apresentado à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Farmácia]. 2021.

SALDANHA, Viviane Segabinazzi et al. Vivência da equipe de enfermagem de uma instituição de longa permanência no cuidado a idosas com transtornos mentais. [Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Gerontologia, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-RS), como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Gerontologia]. 2017.

SANTOS, Leonardo Amorim dos; FRAMIL, Juliana Barbosa. Cuidados de enfermagem com idosos portadores de Alzheimer. [Centro Universitário Faema

Unifaema. Curso Bacharel em Enfermagem. 2022.

SANTOS, Nicholas Mendonça et al. Fisiopatologia da doença de Alzheimer: mecanismos moleculares e perspectivas diagnósticas atuais. 10 f. [Trabalho de Conclusão do Curso (Bacharel em Biomedicina) - Universidade Cruzeiro do Sul], São Paulo, 2022.

SILVA, Joana Leontina Melo Moreira da. A criação de um programa de atividades para reabilitar doentes com alzheimer. [Dissertação de Mestrado em Gerontologia Social, pelo Instituto Superior de Serviço Social do Porto- Portugal].]. 2018.

SILVA, Liliana Sofia da. Estratégias de prevenção primária e secundária da doença de Alzheime. [Dissertação para a obtenção do Grau de Mestre em Ciências Farmacêuticas- Universidade de Algarve - Portugal]. 2022

SILVA, Mateus Ferreira da. Diagnóstico da doença de Alzheimer com redes neuronais profundas. [Dissertação de mestrado integrado em Engenharia Informática]. 2022.

SOUSA, Vânia Sofia Gomes. A doença de Alzheimer e as dinâmicas familiares. [Mestrado de Mediação Intercultural e Intervenção Social escola superior de educação e ciências sociais instituto politécnico de Leiria]. 2018.

SOUZA, Suelma Almeida de. Atenção farmacêutica ao idoso com Alzheimer. [Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Farmácia, Faculdade Regional do Brasil, como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Farmácia]. 2022.

SPENCER, Roseane. A Família como cuidador informal do membro porta-dor da Doença de Alzheimer: Intervenções de Enfermagem. [Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade do Mindelo]. 2018.

TANAKA, Ana Karina Silva da Rocha et al. Manual de educação sobre a saúde das pessoas idosas baseada em evidências. 2022.

TISCOSKI, Ana Luísa; SILVA, Claudeir Policarpi da. Da intervenção ao cuidado: atenção ao familiar cuidador da pessoa com doença de Alzheimer. [Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC]. 2019.

TORCATE, Arianne Sarmento et al. Intervençoes e impactos da musicoterapia no contexto da doença de alzheimer: Uma revisao de literatura sob a perspectiva da computaçao afetiva. Anais do IV Simpósio de Inovação em Engenharia Biomédica-SABIO, v. 2020, p. 31, 2020.

Downloads

Publicado

2023-11-17

Como Citar

FRANCO, A. S. J. G.; LIMA, P. N.; PASSOS, S. G. de. Cuidados de Enfermagem com o idoso portador de Alzheimer. Revista JRG de Estudos Acadêmicos , Brasil, São Paulo, v. 6, n. 13, p. 1842–1855, 2023. DOI: 10.55892/jrg.v6i13.793. Disponível em: https://revistajrg.com/index.php/jrg/article/view/793. Acesso em: 22 jun. 2024.

ARK