POLÍTICAS EDITORIAIS

  • FOCO E ESCOPO
  • POLÍTICAS DE SEÇÃO
  • PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES
  • PERIODICIDADE
  • POLÍTICA DE ACESSO LIVRE
  • ACESSO ABERTO 
  • ARQUIVAMENTO
  • TAXAS DE PROCESSO E PUBLICAÇÃO DOS ARTIGOS
  • A FORMA VIRTUAL
  • MISSÃO
  • OBJETIVOS
  • PÚBLICO-ALVO
  • POLÍTICA DE SUBMISSÃO
  • FAREJADOR DE PLÁGIO
  • ETHICS POLICY

 

FOCO E ESCOPO

A “Revista JRG de Estudos Acadêmicos” tem por missão contribuir para a evolução do conhecimento no campo das ciências em geral, que envolvam os diversos campos interdisciplinares e multidisciplinares do conhecimento científico, contemplando aspectos relativos às organizações sociais e empresariais, públicas e privadas, e outras questões de relevo social.

Objetiva-se, com este periódico, divulgar a produção científica dos discentes de stricto sensu, docentes, pesquisadores, cientistas e demais membros da comunidade acadêmica instituições do Brasil e do exterior, que contribuam para promover o debate de ideias e estimular a pesquisa científica.

Objetivando-se também manter a interlocução social sempre realizada pela Editora JRG, mantenedora desta revista acadêmica, o periódico, ainda, divulgará estudos, entrevistas e pesquisas desenvolvidas no âmbito das atividades de extensão, em que a parceria entre a Instituição e a comunidade se torne cada vez mais intensa, possibilitando uma real integração entre a comunidade acadêmica e a sociedade em geral.

A “Revista JRG de Estudos Acadêmicos” poderá acrescentar, além das edições normais, números temáticos e especiais, enquanto números-extra, incorporando novas seções, conforme desdobramentos da política editorial.

O Conselho Editorial da Revista é composto de maneira exógena por professores de Ensino Superior de diversas universidades, centros universitários e faculdades, envolvendo coordenadores de cursos e pesquisadores. A Instituição espera que esta publicação se torne um instrumento dinâmico de reflexão e debate, contribuindo para a solução dos problemas sociais.

Informações importantes:

1.A revista declara uma equipe editorial responsável pela aplicação de sua política e gestão, composta por uma diretoria e órgãos colegiados, identificando seus membros individualmente e incluindo sua afiliação institucional. Veja nosso comitê editorial.
2.A revista declara expressamente a exigência de originalidade e caráter inédito dos artigos. Não publicamos artigos que não sejam originais e inéditos.
3.A revista conta com a colaboração de avaliadores externos alheios à sua equipe editorial e à instituição editora. Consulte nosso comitê editorial.
4.A revista declara e cumpre uma periodicidade semestral, podendo contar com edições-extra.
5.A revista fornece informações sobre as condições de uso e reutilização dos conteúdos. ©Todos os direitos reservados. Partes dos artigos podem ser citadas desde que citada a fonte.

 

POLÍTICAS DE SEÇÃO

ARTIGOS

  1. [X] - Submissões abertas  
  2. [X] - Indexado
  3. [X] - Avaliado pelos pares


PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES
 

No que tange ao processo de avaliação de artigos submetidos à Revista JRG de Estudos Acadêmicos, ele se caracteriza por um sistema de dupla avaliação e envolve duas etapas sequenciais: o desk review e a avaliação pelos pareceristas.

No desk review, os editores se reúnem e analisam, sem qualquer identificação dos autores, os artigos recebidos para avaliar sua pertinência ao escopo da revista e seu potencial para contribuir, significativamente, para o conhecimento no campo de estudo deste periódico científico. Quando necessário, os editores envolvem membros do comitê científico nesse processo.

Quando o trabalho submetido não for adequado às políticas da revista, os autores são comunicados sobre a decisão, em até sessenta dias contados a partir da data de submissão. Os artigos aprovados na etapa de desk review são encaminhados a dois especialistas que compõem o corpo de pareceristas da revista para avaliação no sistema Double Blind Review, ou a pesquisadores externos selecionados pelo seu conhecimento da área de estudo do artigo.

Os pareceristas são professores e pesquisadores associados a programas de pós-graduação stricto sensu de instituições de ensino nacionais ou estrangeiras. Os artigos são avaliados considerando-se a relevância do tema estudado para o conhecimento inter e multidisciplinar, tendo como áreas principais: Saúde, Ciência Política, Educação, Agricultura, Direito e Sociologia. Também são avaliados: a redação, o encadeamento lógico da revisão teórica com a utilização de referências apropriadas, a adequabilidade dos procedimentos metodológicos, a profundidade e a consistência das análises, o delineamento das conclusões e a relevância das contribuições, mediante formulário pré-definido fornecido aos pareceristas. Esta etapa do processo de avaliação pode durar até três meses, sendo que, ao seu término, os autores são comunicados sobre a decisão editorial.

Quais são os resultados possíveis?

Após, a avaliação, o Editor irá tomar as seguintes decisões:

  • Aceito;
  • Pequenas correções;
  • Correções requeridas;
  • Rejeitado.

Quando os pareceristas solicitarem ajustes no artigo, será concedido aos autores, a critério do editor, um prazo entre trinta e sessenta dias para a incorporação das sugestões e correções requeridas. Após a realização dos ajustes solicitados e constatação destes pelos pareceristas e editores, os artigos são submetidos à revisão ortográfica, gramatical e de adequação às normas adotadas pela revista e à editoração final do documento. A conclusão desse processo não implica a publicação imediata do artigo, cabendo aos editores, de acordo com as políticas editoriais, elaborar as pautas e decidir o momento apropriado para a publicação.

Observação: Se houver divergências entre os avaliadores, o Editor poderá selecionar um terceiro avaliador ou rejeitar o manuscrito.

PERIODICIDADE

A periodicidade é semestral desde 2018, a saber:

Janeiro-Junho;

Julho-Dezembro.

 

POLÍTICA DE ACESSO LIVRE

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento, registrada na Creative Commons 4.0.

A revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona a democratização mundial do conhecimento. Esta Revista adota a política de acesso livre e gratuito a todos os leitores, de todo o conteúdo das pesquisas e textos científicos produzidos pelos autores, cumprindo a Faculdade Processus (mantenedora do periódico) sua função social.
Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0). Com esta licença, todos os leitores são livres para: compartilhar - copiar e redistribuiur o material em qualquer meio ou formato; adaptar - remixar, transformar e desenvolver o material. O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

 

ACESSO ABERTO 

Este é um periódico de acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários têm permissão para ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor. Isso está de acordo com a definição da BOAI de acesso aberto.

 

ARQUIVAMENTO

Esta revista utiliza sistema LOCKSS (Lots of Copies Keep Stuff Safe - Muitas Cópias Mantém as Coisas Seguras) para assegurar arquivamento seguro e permanente do cache da sua revista, é suportado pelo OJS. LOCKSS é um software livre desenvolvido pela Biblioteca da Universidade de Stanford, que permite preservar revistas online escolhidas ao sondar as páginas das mesmas por conteúdo recém publicado e arquivando-o. Cada arquivo é continuamente validado contra cópias de outras bibliotecas. Caso o conteúdo esteja corrompido ou perdido, as cópias são usadas para restauração.

 

TAXAS DE PROCESSO E PUBLICAÇÃO DOS ARTIGOS

Este periódico não cobra as seguintes taxas aos autores:

  1. submissão de artigo: 0,00 (BRL)
    Não são cobradas taxas de submissão de artigo
  2. processamento: 0,00 (BRL)
    não são cobradas taxas de processamento e publicação dos artigos

A revista não cobra taxas de autores e nem de leitores para os artigos submetidos.

 

A FORMA VIRTUAL

O formato eletrônico tornou-se um importante instrumento de divulgação da produção científica, por viabilizar uma fonte de pesquisa permanente. A preferência por tal meio é decorrente da universalização de seu alcance, que facilita a indispensável integração e consequente troca de conhecimentos científicos. A agilidade da forma virtual é aspecto imprescindível para as áreas do saber referentes ao periódico, que estão sempre em processo de evolução e mudança.
 

MISSÃO

Divulgar contribuições produzidas por acadêmicos, docentes, professores, alunos e pesquisadores que sirvam para promover o aprimoramento do estudo interdisciplinar e multidisciplinar e para atender as demandas da sociedade.
 

OBJETIVOS

Publicação de trabalhos científicos que tenham relação com as áreas do conhecimento inter e multidisciplinar que envolvam os temas de Políticas Públicas, Desenvolvimento Social, Ciência Política, Saúde, Direito e Sociologia. Proporcionar aos pesquisadores um espaço aberto e de qualidade para a publicação de textos científicos que possam promover reflexões e debates.
 

PÚBLICO-ALVO

Docentes e discentes, pesquisadores nacionais e estrangeiros, das áreas do conhecimento inter e multidisciplinar que envolvam os temas de Políticas Públicas, Desenvolvimento Social, Saúde, Ciência Política, Educação, Agricultura, Direito e Sociologia.

 

POLÍTICA DE SUBMISSÃO

Serão aceitas submissões de trabalhos científicos para publicação, produzidos pelo público alvo, desde que atendam as normas de publicação e submissão desta Revista Eletrônica. O artigo deve ser científico e seguir as normas de publicação exigidas pela Revista JRG de Estudos Acadêmicos

Para submeter o seu artigo, clique no link (OJS) a seguir:

http://revistajrg.com/index.php/jrg/about/submissions

 

FAREJADOR DE PLÁGIO

Este periódico fareja o plágio de todos os artigos submetidos, sendo aceito o percentual máximo de 25%, desde que citadas as fontes. 

 

Todos os direitos reservados à Revista JRG de Estudos Acadêmicos.

Editor-chefe: Jonas Rodrigo Gonçalves

E-mail: professorjonas@gmail.com

Tel: (61) 99204-5557

 

ETHICS POLICY

This journal is committed to ethics and quality in publication. We support standards of expected ethical behavior for all parties involved in publishing in our journal: the author, the journal editor, the peer reviewer and the publisher. We do not accept plagiarism or other unethical behavior.

 

Duties of Editors:

  • Publication decision: The journal’s editor is responsible for deciding which of the articles submitted to the journal should be published. The editor is guided by the policies of the journal's editorial board and constrained by such legal requirements as shall then be in force regarding libel, copyright infringement and plagiarism. The editor may consult with editorial board or reviewers in decision making.
  • Fair play: The editor should evaluate manuscripts for their intellectual content without regard to race, gender, sexual orientation, religious belief, ethnic origin, citizenship, or political philosophy of the authors.
  • Confidentiality: The editor and any editorial staff must not disclose any information about a submitted manuscript to anyone other than the corresponding author, reviewers, potential reviewers, other editorial advisers, and the publisher, as appropriate.
  • Disclosure and Conflicts of interest: The editor must not use unpublished information in his/her own research without the express written consent of the author. The editor should recuse him/herself from considering manuscripts in which he/she has conflicts of interest resulting from competitive, collaborative, or other relationships or connections with any of the authors, companies, or (possibly) institutions connected to the papers.
  • Involvement and cooperation in investigations: The editor should take reasonable responsive measures when ethical complaints have been presented concerning a submitted manuscript or published paper.

 

Duties of Reviewers:

  • Contribution to Editorial Decision:Peer review assists the editor in making editorial decisions and through the editorial communications with the author may also assist the author in improving the paper.
  • Promptness: Any selected referee who feels unqualified to review the research reported in a manuscript or knows that its prompt review will be impossible should notify the editor and excuse himself from the review process.
  • Confidentiality: Any manuscripts received for review must be treated as confidential documents. They must not be shown to or discussed with others.
  • Standards of Objectivity: Reviews should be conducted objectively and referees should express their views clearly with supporting arguments.
  • Acknowledgement of Source: Peer reviewers should identify relevant published work that has not been cited by the authors. The peer reviewer should also call to the editor's attention any substantial similarity or overlap between the manuscript under consideration and any other published paper of which they have personal knowledge.
  • Disclosure and Conflicts of Interest: Privileged information or ideas obtained through peer review must be kept confidential and not used for personal advantage. Reviewers should not consider manuscripts in which they have conflicts of interest resulting from competitive, collaborative, or other relationships or connections with any of the authors, companies, or institutions connected to the papers.

 

Duties of Authors:

  • Reporting standards:Authors of reports of original research should present an accurate account of the work performed as well as an objective discussion of its significance. Underlying data should be represented accurately in the paper. A paper should contain sufficient detail and references to permit others to replicate the work. Fraudulent or knowingly inaccurate statements constitute unethical behavior and are unacceptable..
  • Originality and Plagiarism: The authors should ensure that they have written entirely original works, and if the authors have used the work and/or words of others that this has been appropriately cited or quoted. Plagiarism in all its forms constitutes unethical publishing behavior and is unacceptable.
  • Multiple, Redundant or Concurrent Publication: An author should not in general publish manuscripts describing essentially the same research in more than one journal or primary publication. Submitting the same manuscript to more than one journal concurrently and/or publish the same article in different journals constitute unethical publishing behavior and is unacceptable.
  • Acknowledgement of Sources: Proper acknowledgment of the work of others must always be given. Authors should cite publications that have been influential in determining the nature of the reported work. Information obtained privately, as in conversation, correspondence, or discussion with third parties, must not be used or reported without explicit, written permission from the source. Information obtained in the course of confidential services, such as refereeing manuscripts or grant applications, must not be used without the explicit written permission of the author of the work involved in these services.
  • Authorship of the Paper: Authorship should be limited to those who have made a significant contribution to the conception, design, execution, or interpretation of the reported study. All those who have made significant contributions should be listed as co-authors. Where there are others who have participated in certain substantive aspects of the research project, they should be acknowledged or listed as contributors. The corresponding author should ensure that all appropriate co-authors and no inappropriate co-authors are included on the paper, and that all co-authors have seen and approved the final version of the paper and have agreed to its submission for publication.
  • Disclosure and Conflicts of Interest: All authors should disclose in their manuscript any financial or other substantive conflict of interest that might be construed to influence the results or interpretation of their manuscript. All sources of financial support for the project should be disclosed.
  • Fundamental errors in published works: When an author discovers a significant error or inaccuracy in his/her own published work, it is the author’s obligation to promptly notify the journal editor or publisher and cooperate with the editor to retract or correct the paper.

Duties of the Publisher

 

We are committed to ensuring that advertising, reprint or other commercial revenue has no impact or influence on editorial decisions.

 

Our articles are peer reviewed to ensure the quality of scientific publishing and we are also users of (COMPILATIO.NE’s plagiarism software).

 

* This statement is based on Elsevier recommendations and COPE's Best Practice Guidelines for Journal Editors.