Análise Comparativa entre os Modelos Digitais de Elevação dos Sensores Alos Palsar e SRTM em Estudos Ambientais do Município de Areia-PB

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55892/jrg.v7i15.1261

Palavras-chave:

geoprocessamento, microbacias hidrográficas, recursos hídricos, morfometria, hidrologia

Resumo

Um dos primeiros e mais comuns processos executados em análises hidrológicas ou ambientais é a caracterização morfométrica de bacias hidrográficas. O presente estudo objetivou realizar a caracterização morfométrica das bacias hidrográficas e extração de nascentes das microbacias inseridas no município de Areia-PB a partir de técnicas de geoprocessamento. Para geração dos resultados foram utilizados Sistema de Informação Geográfica de uso livre QGIS e o MDE – Modelo Digital de elevação das imagens ALOS PALSAR de 12,5 m de resolução, no sentido de gerar uma base de dados ambiental, subsidiando informações para o entendimento da dinâmica hidrológica e do manejo e conservação do solo e da água. Para localização e verificação das nascentes em campo foi utilizado um GPS de navegação, das quais foram validadas 6 (seis) nascentes. A DPA – Divisão Política Administrativa, lançada em 2022 e o MDE de 12,5 m de resolução alteraram a quantidade de microbacias delimitadas e os valores de seus respectivos parâmetros morfométricos comparados aos obtidos através do MDE de 30 m de resolução e DPA atualizada para 2018, fornecendo assim, informações mais precisas para futuras pesquisas de dinâmica hidrológica. Do ponto de vista de delimitação e caracterização morfométrica, a última versão da DPA de 2022 e o Modelo Digital de Elevação do ALOS PALSAR de 12,5 m de resolução mudou o cenário das microbacias hidrográficas inseridas no município de Areia em relação a DPA e MDE utilizado por Andrade e Machado (2018), o que justifica a necessidade da replicação desse tipo de pesquisa utilizando geotecnologias e base de dados mais atualizadas e precisas auxiliando no planejamento e manejo sustentável de bacias hidrográficas. O MDE do ALOS PALSAR pode ser utilizado para identificação de nascentes, podendo subsidiar estudos mais aprofundados sobre a qualidade da água das mesmas e o estado de conservação das demais nascentes, o que fica como recomendação para futuras pesquisas, pois das nascentes selecionadas apenas uma nascente encontra-se em bom estado de conservação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joelson Nunes Freire, Universidade Federal da Paraíba

Graduado em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba.

Guttemberg da Silva Silvino, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba, mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal da Paraíba e doutorado em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande. Atualmente Coordenador do Laboratório de Topografia e Geoprocessamento e Subchefe do Departamento de Solos e Engenharia Rural do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba. Professor Associado IV da Universidade Federal da Paraíba. Ministra na graduação as disciplinas de Topografia, Georreferenciamento de Imóveis Rurais, Sensoriamento Remoto e Sistema de Informações Geográficas e Sensoriamento Remoto e no Programa de Pós Graduação em Ciência do Solo do DSER/CCA/UFPB ministra a disciplina de Sensoriamento Remoto e Sistema de Informações Geográfica. Tem experiência na área de Engenharia, com ênfase em Recursos Hídricos. Atuando principalmente nos seguintes temas: Geoprocessamento, Topografia automatizada e Gestão de Recursos Hídricos.

Felipe dos Santos Silva Diniz, Universidade Federal da Paraíba

Natural de Campina Grande, Paraíba, Brasil, tenho graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2023). Participei do Projeto "Monitoria Integrada em Componentes Curriculares de Matemática, Estatística e Informática do DCFS/CCA/UFPB" (2019-2020) do qual fui monitor voluntário da disciplina de Matemática II; Fui Bolsista do Programa Institucional de Bolsas e Iniciação Científica pelo CNPq pelo projeto "Uso de Geotecnologias no Diagnóstico Geoambiental de Bacias Hidrográficas de Reservatórios de Águas" (2021-2022) e pelo projeto "Diagnóstico Geoambiental como Subsídio para o Planejamento e Gestão Municipal" (2022-2023)

Adailson Túlio dos Santos Silva, Universidade Federal da Paraíba

Graduando em Eng. Agronômica pela Universidade Federal da Paraíba (CCA/UFPB). Técnico em Agropecuária pelo Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN/UFPB). Atualmente bolsista do Programa de Educação Tutorial (PETAgroBio) com ênfase na área de fruticultura onde faço parte do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos em Fruticultura (NEF)Atuou na parte de ensino como monitor da disciplina de Química e fertilidade do solo (2023) e em Química geral e analítica (2019 a 2020).Participou do programa PROTUT como tutor (2021). Atuo no programa de incentivo a iniciação voluntaria a pesquisa (PIVIC) desde de 2022 . E em projetos de extensão (2019 á 2023) tendo um dos trabalhos premiado no ENEX

Maurício Javier de Leon, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1994), Mestrado em Maquinas Agrícolas pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (2000) e Doutorado em Agronomia (Energia na Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003). Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Mecanização Agricola, atuando principalmente nos seguintes temas:: colheita mecanizada de cana-de-açúcar, gps, avaliação da resistência mecânica do solo à penetração, agricultura de precisão, Veículos aéreos não tripulados.

Witoria de Oliveira Araujo, Universidade Federal da Paraíba

Engenheira Agrônoma pelo Instituto Federal de Rondônia - IFRO - Campus Ariquemes. Atualmente cursando Mestrado em Ciências do Solo na Universidade Federal da Paraíba - Centro de Ciências Agrarias - PPGCS_CCA. Membro do grupo de pesquisa "Solo e Água em Ambientes Amazônicos", e do "Grupo de Pesquisa Solos e Paisagem".

Referências

ALVES, Telma Lucia Bezerra. Caracterização física e socioambiental da microbacia hidrográfica do Riacho Namorado no município de São João do Cariri-PB. 2012. 110f. (Tese de Doutorado em Recursos Naturais), Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais, Centro de Tecnologias e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba – Brasil, 2012. Disponível em: <http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17013>. Acesso em: 28 set. 2023.

ANDRADE, L. A.; MACHADO, C. C. C. Diagnóstico geoambiental integrado do município de areia – paraíba, como subsídio para o planejamento e gestão ambiental: Caracterização Hidrológica e Morfométrica das Microbacias dos Rios Mamanguape e Araçagi Inseridas no Município de Areia-PB, Areia, Paraíba, 2018.

CARVALHO, Thiago Morato de; BAYER, Maximiliano. Utilização dos Produtos da “SHUTTLE RADAR TOPOGRAPHY MISSION” (SRTM) no Mapeamento Geomorfológico do Estado de Goiás. Revista Brasileira de Geomorfologia, [S.L.], v. 9, n. 1, p. 35-41, 23 out. 2008. Revista Brasileira de Geomorfologia. Disponível em: <https://www.rbgeomorfologia.org.br/rbg/article/view/99>. Acesso em: 25 set. 2023.

CHRISTOFOLETTI, A. A morfologia de bacias de drenagem. Notícias Geomorfológicas, Campinas, v. 18, n. 36, p. 130-142, 1978.

CHRISTOFOLETTI, A. Análise morfométrica de bacias hidrográficas. Notícias Geomorfológicas, v. 18, n. 9, p. 35-64, 1969.

CHRISTOFOLETTI, A. Geomorfologia fluvial: o canal fluvial. São Paulo: Edgard Blücher, p. 313, 1980.

EBERHARDT, Denise Antonia; ARAUJO, Ronaldo Kanopf de; SILVA, Neila Terezinha dos Santos; BURIOL, Galileo Adeli. Diagnóstico socioambiental da comunidade da Bacia Escola Hidrográfica Urbana, Santa Maria – RS. Disciplinarum Scientia: Ciências Naturais e Tecnológicas, Santa Maria, v. 8, n. 1, p. 55-68, 2007.

FREIRE, Joelson Nunes; PEREIRA, Maria Cristina dos Santos; PERUZZO, Jeremias Sousa; SILVA, Luiz Daniel Rodrigues da; LEON, Maurício Javier de; SILVINO, Guttemberg da Silva. Caracterização morfométrica da bacia hidrográfica do açude São Gonçalo, semiárido nordestino. In: SILVA, João Manoel da; SANTOS, Tania Marta Carvalho dos; CARTAXO, Paulo Henrique de Almeida; FREITAS, Ana Beatriz Torres Melo de; GONZAGA, Kennedy Santos; PEREIRA, Maria Cristina dos Santos; SANTOS, João Paulo de Oliveira. Ciências agrárias: pesquisas e perspectivas no nordeste brasileiro. Ananindeua: Itacaiúnas, 2020. p. 216.

GUIMARÃES, H. S.; PERIRA, M. C. S.; GONDIM, S. C.; LEON, M. J.; SANTOS, E.G. Aplicação do SIG na Caracterização Morfomérica da Bacia Hidrográfica do Açude Cachoeira dos Alves, Semiárido Brasileiro. In: FRANCISCO, Paulo Roberto Megna; SÁ, Talita Freitas Filgueira de; BRAGA JÚNIOR, Joel Martins (org.). Caderno de Pesquisa, Ciência e Inovação. Campina Grande: Epgraf, 2018. v. 3. p. 88-98.

GOMES, E. C. F. et al. A nova legislação ambiental brasileira e seus efeitos sobre a reestruturação de nascentes e remanescentes florestais. Pesquisa Florestal Brasileira, v. 38, 2018.

HORTON, R. E. Erosional development of streams and their drainage basins: hydrophysical approach to quantitative morphology. Geological Society of America Bulletin, v. 56, n. 3, p. 275-370, 1945

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Malha Municipal 2022. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/geociencias/organizacao-do-territorio/ma

lhas-territoriais/15774-malhas.html?=&t=o-que-e>. Acesso em: 08 set. 2023.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Portal Cidades: Areia - Paraíba. 2022. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pb/areia/panorama. Acesso em: 08 out. 2023.

LOLLO, J. A. O uso da técnica de avaliação do terreno no processo de elaboração do mapeamento geotécnico: sistematização e aplicação na quadrícula de Campinas. 1995. Tese (Doutorado em Geotécnica) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 1995.

PEREIRA, B. D. F.; MACIEL, M.; OLIVEIRA, F.; FERREIRA, B.; RIBEIRO, E. Geotecnologias com apoio de índices morfométricos para a caracterização da bacia hidrográfica do rio Peixe-Boi, Nordeste Paraense. Enciclopédia Biosfera, [s.l.], p.1351-1372, 3 dez. 2015.

PERUZZO, Jeremias Sousa. Geotecnologias aplicadas ao planejamento e gestão de microbacias hidrográficas em âmbito municipal. 2023. 60 p. TCC (Graduação) - Curso de Agronomia, Departamento de Solos e Engenharia Rural, Universidade Federal da Paraíba, Areia, 2023.

RAFAELI NETO, Silvio Luis. Análises morfométricas em bacias hidrográficas integradas a um sistema de informações geográficas. 1994. 192 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Ciências Geodésicas, Universidade Federal do Paraná, Curitiba.

SILVA JUNIOR, Carlos Antonio da; MEURER, Ismael; CARVALHO, Laércio Alves de. Análise da precisão de receptores GPS de navegação em planimetria territorial. Agrarian, [S.L.], v. 2, n. 5, p. 21-31, 18 fev. 2010. Disponível em: <https://www.researchgate.net/profile/Carlos-Antonio-Silva-Junior/publication/278963991_Analise_da_precisao_de_receptores_GPS_de_navegacao_em_planimetria_territorial/links/55881f7408ae65ae5a4e1bc9/Analise-da-precisao-de-receptores-GPS-de-navegacao-em-planimetria-territorial.pdf>. Acesso em: 24 out. 2023.

SILVA, G. C., ALMEIDA, F. P.; ALMEIDA, R. T. S.; MESQUITA, M.; JUNIOR, J. A. Caracterização morfométrica da bacia hidrográfica do riacho Rangel-Piauí, Brasil. Enciclopédia Biosfera, Centro Científico Conhecer - Goiânia, v.15 n.28; p. 244, 2018.

SIMON, A. L. H., & NOAL, R. E. (2004). A Relevância do Diagnóstico Socioambiental nas ações de planejamento ambiental e gestão dos recursos naturais: Uma discussão sobre sua aplicação na Microbacia Hidrográfica do Arroio Santa Bárbara-Município de Pelotas-RS. Anais do V Simpósio Nacional de Geomorfologia & I Encontro Sul-Americano de Geomorfologia. Santa Maria.

STRAHLER, A. N. Quantitative analysis of watershed geomorphology. Transactions American Geophysical Union, v. 38, n. 6, p. 913–920, 1957.

VILLELA, S. M.; MATTOS, A. Hidrologia aplicada. São Paulo: Mc Graw-Hill do Brasil, 1975.

Downloads

Publicado

2024-07-02

Como Citar

FREIRE, J. N.; SILVINO, G. da S. .; DINIZ, F. dos S. S.; SILVA, A. T. dos S. .; LEON, M. J. de .; ARAUJO, W. de O. . Análise Comparativa entre os Modelos Digitais de Elevação dos Sensores Alos Palsar e SRTM em Estudos Ambientais do Município de Areia-PB. Revista JRG de Estudos Acadêmicos , Brasil, São Paulo, v. 7, n. 15, p. e151261, 2024. DOI: 10.55892/jrg.v7i15.1261. Disponível em: http://revistajrg.com/index.php/jrg/article/view/1261. Acesso em: 21 dez. 2024.

ARK