Implementação da gamificação em treinamentos na indústria farmacêutica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55892/jrg.v7i14.1281

Palavras-chave:

gamificação, Treinamentos, Aprendizagem, Jogos

Resumo

A gamificação emergiu como uma abordagem inovadora no contexto empresarial, especialmente no que diz respeito aos treinamentos corporativos, visando aumentar o engajamento e a eficácia da aprendizagem. No ambiente competitivo dos negócios, a capacitação dos colaboradores é essencial para se manter à frente da concorrência, levando as empresas a investirem consideravelmente nessa área. Contudo, motivar e envolver os funcionários durante os treinamentos representa um desafio significativo. Esta pesquisa teve como objetivo principal a implementação da gamificação como metodologia de treinamento em uma indústria farmacêutica, com o propósito de aprimorar a aprendizagem dos colaboradores. O projeto consistiu na realização de treinamentos interativos, nos quais os participantes foram expostos a conteúdos gamificados, adaptados às demandas específicas dos setores de manufatura. Paralelamente, outras turmas receberam treinamentos tradicionais, utilizando o mesmo conteúdo. Os jogos e materiais de treinamento foram desenvolvidos pelos pesquisadores, com foco no engajamento dos colaboradores e na promoção de habilidades como comunicação, autonomia, trabalho em equipe, gestão de tempo, resolução de problemas, proatividade e criatividade. Antes e após os treinamentos, os colaboradores responderam a questionários individuais para avaliar sua percepção e aprendizado durante o processo de capacitação. Os dados obtidos foram analisados ​​e comparados, considerando a aceitação das turmas e possíveis melhorias identificadas pelos setores participantes após os treinamentos. Essa análise permitiu avaliar a eficácia da metodologia de gamificação em comparação aos métodos tradicionais de treinamento da empresa. Os resultados indicaram uma recepção positiva à abordagem gamificada, evidenciando uma maior participação e engajamento dos colaboradores durante o processo de aprendizagem.

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Biografia do Autor

Camila Daiane das Chagas de Lima, Centro Universitário União das Américas (Uniamérica), Campus Biopark. Paraná, Brasil

Graduando(a) em Farmácia pelo Centro Universitário União das Américas (Uniamérica), Campus Biopark.

Michele Fernanda Bortolini, Faculdade Biopark, Paraná, Brasil

Graduado(a) em Ciências Biológicas. Mestre(a) em Agronomia produção vegetal; Doutor(a) em Agronomia produção vegetal.

Taiana Grespan Pensin, Faculdade Biopark,Paraná, Brasil

Graduado(a) em Letras; Mestre(a) em Letras; Doutor(a) em Letras.

Welton Aparecido Marangon, Centro Universitário União das Américas (Uniamérica), Campus Biopark. Paraná, Brasil

Graduando(o) em Farmácia pelo Centro Universitário União das Américas (Uniamérica), Campus Biopark.

 

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Publicado

2024-06-25

Como Citar

LIMA, C. D. das C. de; BORTOLINI, M. F.; PENSIN, T. G.; MARANGON, W. A. Implementação da gamificação em treinamentos na indústria farmacêutica. Revista JRG de Estudos Acadêmicos , Brasil, São Paulo, v. 7, n. 14, p. e141281, 2024. DOI: 10.55892/jrg.v7i14.1281. Disponível em: http://revistajrg.com/index.php/jrg/article/view/1281. Acesso em: 21 dez. 2024.

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