A REALIDADE DO SISTEMA PÚBLICO DE ASSISTENCIA AO IDOSO: UM PANORAMA PSICOSSOCIAL DA REGIÃO METROPOLITANA DE BRASÍLIA

Autores

  • Beatriz Amália Albarello Universidade Católica de Brasília, UCB, DF, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-7116-7428
  • Elismar Telma de Souza Centro Universitário Instituto Superior de Brasília
  • Marcos da Silva A. Batista Centro Universitário Instituto Superior de Brasília.

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.4321408

Palavras-chave:

Políticas Públicas. Instituições de Longa Permanência. Idosos. Saúde. Bem-Estar psicossocial.

Resumo

O serviço de atendimento à comunidade de idosos na região metropolitana de Ceilândia tem sido pauta de discussões sociais sobre a precariedade e falta de recursos públicos para atender o quantitativo da região. Neste panorama, investigou-se a realidade das instituições de longa permanência, de natureza pública, privada e institutos religiosos, a fim de verificar as ações preventivas e paliativas do sistema de atendimento físico, psíquico, social e emocional. Observou- se que os idosos dos serviços de longa permanência em instituições públicas apresentaram sentimentos contraditórios de bem-estar e sofrimento psíquico, em detrimento do sentimento de solidão e abandono pela ausência familiar em seu cotidiano e precariedade dos serviços ofertados. Em contrapartida, os idosos de instituições privadas e religiosas verbalizam o sentimento de vazio ocasionado pela convivência diária dos familiares, contudo as atividades recreativas e sociais os mantém vivos e emocionalmente estável. Este trabalho é relevante para a comunidade idosa na compreensão dos gargalos sociais, no âmbito do direito legal do idoso, na garantia de direitos à moradia, alimentação e habitação. Objetivou-se apresentar um panorama da perspectiva prática das ações de acolhimento, recreação e repouso de idosos em situações de vulnerabilidade e risco social no contexto institucional, uma vez que o abandono familiar é uma das causas que afetam a saúde física e psicossocial, desencadeando doenças como ansiedade e depressão. Sob a ótica social, é fundamental a discussão das políticas públicas de assistência social, no que tange o serviço de atendimento à comunidade de idosos, tendo em vista que a população Brasileira está envelhecendo, e este tema tem sido negligenciado pelos órgãos responsáveis de saúde pública. Para a comunidade cientifica, o estudo é significativo como norteador de futuras pesquisas na área social. Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória acerca do campo investigado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz Amália Albarello, Universidade Católica de Brasília, UCB, DF, Brasil.

Mestre(a) em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Docente do Centro Universitário Instituto Superior de Brasília e da Universidade Católica de Brasília.

Elismar Telma de Souza, Centro Universitário Instituto Superior de Brasília

Discente em Psicologia do Centro Universitário Instituto Superior de Brasília

Marcos da Silva A. Batista, Centro Universitário Instituto Superior de Brasília.

Discente em Psicologia do Centro Universitário Instituto Superior de Brasília.

Referências

BENTES, A. C. O.; PEDROSO, J. S.; MACIEL, C. A. B. O idoso nas instituições de longa permanência: uma revisão bibliográfica. Aletheia, Canoas, n. 38-39, p. 196- 205, dez. 2012.

CAMARANO, A. A.; KANSO, S. As instituições de longa permanência para idosos no Brasil. Rev. bras. estud. popul., São Paulo , v. 27, n. 1, p. 232- 235, June 2010 .

CAMARANO, A.A& BARBOSA, P. Instituições de Longa Permanência para idosos no Brasil: do que se está falando? In ALCANTARA, A.O.; CAMARO, A.A; GIACOMIN, K. C. ET AL. Política Nacional do Idoso: Velhas e Novas Questões. Revista eletrônica online. Capítulo 20. Pp. 479-514. Rio de Janeiro, 2016.

CASTRO, A.L.S. & DUARTE, Y.M. Relatório de Inspeção a Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs). Brasília 2008.

DAWALIBI, N. W. et al . Envelhecimento e qualidade de vida: análise da produção científica da SciELO. Estud. psicol. (Campinas), Campinas , v. 30, n. 3, p. 393- 403, Sept. 2013.

FREITAS, M. C.; QUEIROZ, T. A.; SOUSA, J. A. V. O significado da velhice e da experiência de envelhecer para os idosos. Rev. esc. enferm. USP, São Paulo , v. 44, n. 2, p. 407-412, June 2010 .

GOUVÊA J.A.G. & BERTOLINI , S.M.M.G IDOSOS de instituições de Curta Permanência: Perfil e influência da dança sênior nos parâmetros emocionais, motores e domínios de qualidade de vida. 119fls dissertação (mestrado em promoção da saúde) - Centro Universitário Cesumar. Maringá, 2014.

MAZZA, M.P.R & LEFEVRE, F. A instituição asilar segundo o cuidador familiar do idoso. Saúde soc. [online]. Scielo. vol.13, n.3, pp.68-77. São Paulo/SP: 2004

STELLA, F; Gobbi, S; Corazza D. I., & Costa, J. R. Depressão no idoso: Diagnóstico, tratamento e Benefícios da Atividade Física. Motriz, Rio Claro/RJ, 91-98. 2002.

TEIXEIRA, L; Anderson, M.P; Assis, M.d. Pachc, L.C; Silva, E.A; Menezes, I.S; Motta, L. Saúde e Qualidade de Vida na Terceira Idade. Textos Envelhecimento v.1 n.1 Rio de Janeiro nov. 1998.

Publicado

2019-11-10

Como Citar

ALBARELLO, B. A. .; SOUZA, E. T. de .; BATISTA, M. da S. A. . A REALIDADE DO SISTEMA PÚBLICO DE ASSISTENCIA AO IDOSO: UM PANORAMA PSICOSSOCIAL DA REGIÃO METROPOLITANA DE BRASÍLIA. Revista JRG de Estudos Acadêmicos , Brasil, São Paulo, v. 2, n. 5, p. 183–192, 2019. DOI: 10.5281/zenodo.4321408. Disponível em: http://revistajrg.com/index.php/jrg/article/view/133. Acesso em: 8 jan. 2025.