Vivências e desafios do parto humanizado: percepções de parturientes e pro-fissionais de saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55892/jrg.v7i15.1363

Palavras-chave:

Vivências, Parto humanizado, Parturientes, Profissionais de saúde

Resumo

O parto humanizado consiste na assistência à mulher em todas as etapas do parto, focando em como o procedimento é realizado. As vontades e características das gestantes devem ser consideradas, fazendo com que ela seja a protagonista, com a chance de escolher e guiar esse momento, que pertence exclusivamente a ela e à sua família. Objetivou-se identificar na literatura nacional e internacional as percepções e experiências de parturientes e dos profissionais de saúde sobre o parto humanizado. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada entre fevereiro a junho de 2023. A coleta de dados foi elaborada por meio da busca de artigos científicos publicados nos últimos 5 anos na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS-BIREME) e no portal Scientific Library On Line (SCIELO). Foram encontrados cinco estudos relacionados a essa temática, categorizando experiências, expectativas, realidades e percepções das parturientes sobre o parto humanizado. Destaca-se que ainda há desafios a serem superados na efetivação do parto humanizado, como a falta de apoio familiar, a falta de profissionais capacitados e a influência de práticas com medicamentos. Diante disso, sugere-se que estudos forneçam subsídios para o desenvolvimento de estratégias efetivas de implementação e fortalecimento da humanização no parto, colaborando para uma assistência mais respeitosa, segura e satisfatória para as parturientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clara Franciele dos Santos, Centro Universitário União Dinâmica das Cataratas

Graduação em andamento em Enfermagem.Centro Universitário Dinâmica das Cataratas, UDC, Brasil.

Vanderleia Maiara Rambo Vieira, Centro Universitário União Dinâmica das Cataratas

Graduação em andamento em Enfermagem pelo Centro Universitário Dinâmica das Cataratas, UDC, Brasil.

Wesley Martins, Centro Universitário União Dinâmica das Cataratas

Doutor em Enfermagem em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo - USP, Mestre em Ensino pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE e Especialista em Atendimento Pré-Hospitalar pelo Instituto Brasileiro de Formação - IBF. Bacharel e Licenciado em Enfermagem pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, campus de Foz do Iguaçu. Docente na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) e no Centro Universitário Dinâmica das Cataratas (UDC). Participa de projetos de ensino, pesquisa e extensão universitária abrangendo áreas da Saúde Pública.

Referências

Batista BNS, Barros MM, Marinelli NP, Ross JR, Rodrigues SM, Lopes KFAL. Humaniza-ção da assistência ao parto e nascimento: realidade x expectativas. Rev Enferm UFPI 2020. Disponivel em: https://doi.org/10.26694/reufpi.v9i0.11055

Barbosa LC, Wernet M, Baraldi NG, Fabbro MRC, Polido CBA, Bussadori JCC. Experi-ência de parto de mulheres em uma maternidade signatária do Projeto Parto Ade-quado: estudo misto. Rev Gaúcha Enferm. 2021. Disponivel em: https://doi.org/10.1590/1983

Torres OG, Ortega AF, Villaseñor ASA. Percepción del parto humanizado en pacientes en período de puerpério. Rev Med Inst Mex Seguro Social. 2020.

Gazar TN, Cordeiro GO, Souza JM. Percepção de parturientes sobre experiencia de parto em uma maternidade publica baiana. Rev Baiana de Saude Publica 2020.

Morell FC, Martin JR. Expectativas de parto de las gestantes de La Ribera: una aproxi-mación cualitativa. Rev EletronicaEnfermería Global 2017.

Nilsen E, Sabatino H, Lopes MHBM. Dor e comportamento de mulheres durante o trabalho de parto e parto em diferentes posições. Rev Esc Enferm USP 2011.

Silva LM, Barbieri M, Fustinoni SM. Vivenciando a experiencia da parturição em um modelo assistencial humanizado. Rev Brasileira de Enf 2010.

Downloads

Publicado

2024-08-08

Como Citar

SANTOS, C. F. dos; VIEIRA, V. M. R.; MARTINS, W. Vivências e desafios do parto humanizado: percepções de parturientes e pro-fissionais de saúde. Revista JRG de Estudos Acadêmicos , Brasil, São Paulo, v. 7, n. 15, p. e151363, 2024. DOI: 10.55892/jrg.v7i15.1363. Disponível em: http://revistajrg.com/index.php/jrg/article/view/1363. Acesso em: 21 dez. 2024.

ARK