Contabilidade rural na legalização do pequeno produtor rural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55892/jrg.v7i15.1524

Palavras-chave:

Contabilidade rural, Horticultura, Legalização, Gestão

Resumo

A contabilidade rural é fundamental para a gestão financeira e o desenvolvimento sustentável das atividades agrícolas, especialmente na legalização dos pequenos produtores rurais. A aplicação dos princípios contábeis oferece um diferencial significativo, permitindo o controle do patrimônio, a apuração de resultados e o monitoramento do desempenho econômico-financeiro. Dalmolin e Silvério (2011) destacam que a contabilidade serve como proteção contra os riscos enfrentados pelos produtores, garantindo segurança nas decisões. Este artigo tem como objetivo geral investigar a aplicação da contabilidade rural como ferramenta estratégica na jornada de legalização do pequeno produtor rural, analisando suas práticas contábeis, o impacto na conformidade legal e as contribuições para o desenvolvimento sustentável das comunidades rurais, com foco no município de Palmas, Tocantins. A pesquisa se propõe a caracterizar os procedimentos legais exigidos para a legalização das atividades agrícolas dos pequenos produtores de horticultura em Palmas/TO, descrever as experiências e percepções de alguns pequenos produtores em relação aos serviços de consultoria jurídica e contábil disponíveis e traçar um perfil das práticas contábeis atualmente adotadas pelos pequenos produtores. A pesquisa, de natureza qualitativa, adota um procedimento descritivo e explicativo, utilizando levantamento bibliográfico para fundamentar os resultados. Além disso, ao dialogar com produtores de horticultura em Palmas-TO, observou-se que, embora estejam aderindo bem às práticas contábeis, a formação desses empreendedores é precária e eles dependem de políticas públicas para obter auxílio. O trabalho ressalta aspectos técnicos, jurídicos e econômico-financeiros que permeiam a gestão administrativa desses produtores, sublinhando a necessidade de suporte para superar os desafios da legalização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marliete Campêlo da Silva Carvalho, Universidade Estadual do Tocantins - UNITINS, TO, Brasil.

Graduada em Administração pela Unopar.

Beatriz Cilene Mafra Neves Bigeli, Universidade Estadual do Tocantins - UNITINS, TO, Brasil.

Graduada em Direito pela Universidade Católica de Goiás. Especialista em Direito Público, com ênfase em Direito Constitucional e Administrativo, UNIANHANGUERA e Mestre(a) em Planejamento em Desenvolvimento Regional UNITAU.

Referências

ANTUNES, Luciano Medici. Manual de administração rural: custos de produção. Guaíba – RS: Editora Agropecuária, 1999.

BEUREN, Ilse Maria. et.al. Como Elaborar Trabalhos Monográficos em Contabilidade: Teoria e Prática. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

CARDOSO, Hugo Monteiro de Cunha. Guia da gestão rural: gestão da informação, econômico-financeira e tributária ao seu alcance. Barueri – SP: Atlas, 2023.

CREPALDI, Silvio Aparecido. Contabilidade Rural: Uma Abordagem Decisorial. São Paulo: Atlas, 2016.

DALMOLIN, Ana Carolina; SILVÉRIO, Jessica. A importância da contabilidade no setor rural. Revista de Contabilidade, Economia e Finanças, 4(2), 4-12, 2011.

VALENTINA, José Donizete. Guia para abertura de empresas: aspectos fiscais, tributários e contábeis. São Paulo: Atlas, 2019.

Downloads

Publicado

2024-10-31

Como Citar

CARVALHO, M. C. da S.; BIGELI, B. C. M. N. Contabilidade rural na legalização do pequeno produtor rural. Revista JRG de Estudos Acadêmicos , Brasil, São Paulo, v. 7, n. 15, p. e151524, 2024. DOI: 10.55892/jrg.v7i15.1524. Disponível em: http://revistajrg.com/index.php/jrg/article/view/1524. Acesso em: 30 dez. 2024.

ARK