O avanço da Ciência da Informação e suas aplicações práticas
DOI:
https://doi.org/10.55892/jrg.v7i15.1655Palavras-chave:
Acesso à informação, Ciência da informação, Comunicação científica, Recuperação da informação, Tratamento da documentaçãoResumo
A Ciência da Informação (CI) evoluiu ao longo do tempo, demonstrando o progresso constante nas suas formas e práticas de gerenciamento da difusão irrestrita do conhecimento científico. O objetivo é demonstrar os aspectos históricos da CI, a sua relação com as Estratégias de armazenamento e Recuperação da Informação (RI) e as boas práticas na disseminação da comunicação científica. Além disso, aborda teorias que fundamentam o conhecimento e a prática nesse campo. A ciência da informação, enquanto área de conhecimento, desenvolve estudos que analisam e contribuem para a criação de mecanismos que facilitam o acesso à informação, sobretudo através do tratamento da documentação, refletindo as mudanças na forma como a sociedade produz, consome e valoriza a informação. Além disso, promove a organização e a simplificação do acesso à informação através da comunicação científica. Esta pesquisa explora os métodos e práticas envolvidos nesse processo, destacando sua importância para diversas áreas do conhecimento. Portanto, trata-se de uma pesquisa documental com abordagem qualitativa.
Downloads
Referências
ARAÚJO, C. A. Á. O que é Ciência da Informação? Inf. Inf., Londrina, v. 19, n. 1, p. 01 – 30, jan./abr. 2014.
BARBOSA, R. R. Gestão da informação e gestão do conhecimento: evolução e conexões. Perspectivas em Ciência da Informação. V. 25, número especial, p. 168 – 186, fev./2020.
BUENO, W. C. Comunicação científica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituais. In. In., Londrina, v. 15, n. esp., p. 1 – 12, 2010.
CASTELLS, M. A sociedade em rede. V 1. 9 ed. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2006.
CASTRO, Í. R.; LIMA, G. Â. O potencial da Classificação Decimal Universal (CDU) na recuperação da informação na web. Biblionline, 2020.
DE CARVALHO DUTRA, F. G; BARBOSA, R. R. Modelos e etapas para a gestão da informação: uma revisão sistemática de literatura. Em Questão, p. 106-131, 2020.
FERREIRA, A.; NEVES, J. C. L. Suportes utilizados como livros: das rochas a Gutenberg. Revista Científica Theobaldo De Nigris, v. 3, n. 3, 2023.
FERREIRA, K. A. F. R. A Biblioteca de Alexandria e a casa da sabedoria: um breve panorama histórico. ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 12, p. 1 - 9, 2016.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
LIMA, G. Â.; CAMPOS, M. L. A. RDBCI: Rev. Digital Biblioteconomia e Ciência da Informação. Campinas, SP. v. 20. e022012. 2022.
MARQUES, M. B.; GOMES, L. E. Ciência da Informação: visões e tendências. Coimbra, 2020.
NONATO, R. S.; AGANETTE, E. C. Gestão da informação: rumo a uma proposta de definição atual e consensual para o termo. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 27, n. 01, p. 133-159, 2022.
RANIERI, L. P.; FATTORI, A. Mãos na argila: notas para uma abordagem da materialidade da escrita cuneiforme. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, v. 29, p. 58, 2021.
SOUZA, E. D. A Ciência da Informação: fundamentos epistêmico-discursivos do campo científico e do objeto de estudo. Maceió: EDUFAL, 2015.
SOUZA, E. D. A epistemologia interdisciplinar: uma introdução à produção colaborativa de conhecimento científico. Maceió: EDUFAL, 2015.
SOUZA, O.; TABOSA, H. R. A eficácia dos modelos de recuperação de informações: um estudo particularizado na comunicação científica na WEB. XVI ENANCIB. Informação, memória e Patrimônio: do documento às redes, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
ARK
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.