O brincar na pedagogia contemporânea: revisitando o lúdico – um estudo realizado no 3° ano do ensino fundamental na unidade integrada padre Edimilson de Sousa Freire no município de Buriticupu/MA
DOI:
https://doi.org/10.55892/jrg.v8i18.1890Palavras-chave:
Ludicidade, Aprendizagem, Ensino FundamentalResumo
O presente trabalho aborda a importância do lúdico como ferramenta pedagógica no ensino fundamental, especialmente nos anos iniciais, com foco no 3º ano do Ensino Fundamental. O estudo propõe uma análise sobre as práticas lúdicas positivas para o desenvolvimento integral das crianças, considerando os aspectos cognitivos, sociais e emocionais. O objetivo principal foi investigar a relevância da ludicidade no processo de ensino-aprendizagem, destacando as dificuldades e benefícios associados à sua aplicação no currículo escolar. A pesquisa justifica-se pela necessidade de compensar as metodologias de ensino nos anos iniciais, valorizando o brincar como uma abordagem pedagógica eficaz. A metodologia adotada foi de abordagem quanti-qualitativa, utilizando pesquisa-ação, com aplicação de questionários e observação participante em sala de aula. A pesquisa foi realizada na Unidade Integrada Padre Edmilson de Sousa Freire, em Buriticupu- MA, com a participação de 19 alunos e um professor. Os resultados indicaram que as atividades lúdicas, quando incorporadas ao currículo, aumentam o desempenho dos alunos, favorecendo a aprendizagem de conteúdos como matemática, além de promoverem maior socialização e desenvolvimento emocional. No entanto, também foram identificadas barreiras, como a falta de recursos e a resistência de alguns alunos à participação, fatores que precisam ser superados para implementação plena dessas práticas. Conclui-se que a ludicidade, quando bem planejada, é uma ferramenta poderosa para melhorar a qualidade do ensino e a experiência escolar dos alunos, sendo fundamental para uma educação mais inclusiva e integral.
Downloads
Referências
ALVES, P. A. A ludicidade na prática docente: o que pensam os professores. Universidade Federal do Pernambuco. 2015.
ABREU, Z. T. O. O impacto da falta do lúdico na aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. 2020.
ARAÚJO DE FREITAS SILVA, A.; SARAMAGO DE OLIVEIRA, G.; BARROS ATAÍDES, F. Pesquisa-ação: princípios e fundamentos. Revista Prisma, v. 2, n. 1, p. 2-15, 25 dez. 2021.
CORDOVIL, R. V. ET AL. LÚDICO: Entre o conceito e a realidade educativa. VIII Fórum Internacional de Pedagogia (VIII FIPED), 2016.
FERNANDES, K. J. S. O lúdico e a aprendizagem matemática nas séries iniciais do ensino fundamental. V Congresso Nacional de Educação – CONEDU, 2018.
FERRO, B. R.; VIEL, F. V. A importância do lúdico nas séries iniciais do ensino fundamental. Araras - SP: Revista Científica UNAR, v.18, n.1, p.109-129, 2019.
FREITAS, S. A.; BECKER, T. M. A importância do lúdico e o papel do professor na educação infantil: uma revisão bibliográfica em periódicos nacionais. VII Congresso Nacional de Educação – CONEDU, 2020.
FRIEDMANN, A. Brincar: crescer e aprender: o resgate do jogo infantil. São Paulo: Moderna, 1996.
HUIZINGA, B. Reflexões sobre o jogo. Disponível em: https://www.efdeportes.com. 2007, p.33. Acesso: em 17 nov. 2024.
KISHIMOTO, T. M. O jogo e a educação infantil. In: KISHIMOTO, T. M. (Org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2005. p.13-43.
LIMA, T. C. S.; MIOTO, R. C. T. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Revista Katálysis, v. 10, n. spe, p. 37–45, 2007.
LACERDA, C. W. P. O desafio do uso de jogos no ensino de matemática na educação infantil. TCC. Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa – PB, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4207?locale=pt_BR. Acesso em: 28 nov. 2024.
MESQUITA, L. B. L. ET. AL. Estratégias lúdicas para o ensino da matemática. VI Congresso Nacional de Educação – CONEDU, 2019. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2019/TRABALHO_EV127_MD1_SA13_ID4543_17072019224138.pdf. Acesso em: 18 nov. 2024.
MIRANDA, J. S. A importância dos jogos e atividades lúdicas no ensino da matemática. VI Congresso Nacional de Educação – CONEDU, 2019.
PACHECO, M. A. L. ET AL. A BNCC e a importância do brincar na Educação Infantil. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 2, n. 2, p. 1-11, 2021 https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/. Acesso em: 18 nov. 2024.
PIAGET, J. A psicologia da criança. 3. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1976.
SANTOS, S. M. P. (Org.). O lúdico na formação do educador. Petrópolis: Vozes, 1997.
SILVA, A. M. de S; MOREIRA, V. P. A Importância dos Jogos Pedagógicos Para Ensinar Matemática a Surdos e Ouvintes. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, São Paulo, v. 07, n. 6, p.13-33, jun. 2018.
TRISTÃO, M. B. O lúdico na prática docente. TCC. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2010.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
ARK
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.