A atuação do assistente social nas equipes multidisciplinares dos serviços oncológicos: uma revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55892/jrg.v8i18.1892

Palavras-chave:

Saúde, Assistente Social, Câncer, Equipe Multidisciplinar

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar a atuação do Assistente Social nas equipes multidisciplinares de serviços oncológicos, especificamente busca entender a importância do papel desenvolvido por esse profissional na abordagem do paciente oncológico, sua relevância dentro das equipes, assim como o trabalho desenvolvido com pacientes e familiares. Este trabalho tem o intuito de ampliar o debate sobre tal tema, no âmbito das pesquisas na área de Serviço Social. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, que utiliza como método a Revisão Integrativa de Literatura(1), sendo escolhidos dez artigos, publicados entre 2013 e 2023, encontrados através das palavras-chaves: equipe multidisciplinar, Serviço Social, serviços oncológicos, equipe de saúde, paciente oncológico e, diante disso, foi criada uma planilha para realizar uma análise mais criteriosa de cada artigo escolhido.  Os resultados encontrados mostram que o assistente social desenvolve um papel fundamental dentro das equipes multidisciplinares dos diferentes serviços oncológicos, realizando o acolhimento e orientação não só aos pacientes, mas também aos familiares, o que pode contribuir para o enfrentamento das consequências do tratamento, sobretudo as repercussões sociais, que o diagnóstico e prognóstico trazem. Também foi possível observar uma escassez de produções acadêmicas sobre o tema em questão, sendo encontrados uma maior quantidade de artigos referentes à atuação profissional do assistente social com o paciente oncológico, com poucas produções que reflitam sobre a atuação dentro das equipes multidisciplinares nos serviços de oncologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lana de Queiroz Pinto, Escola Superior de Ciências da Saúde, DF, Brasil

Assistente Social residente do Programa Multiprofissional em Atenção ao Câncer pela Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal. Graduada em Serviço Social pela Universidade de Brasília- Unb Campus Darcy Ribeiro. Estagiária no Hospital Regional de Planaltina- HRPL no ano de 2017 e 2018.

Camila Guimarães Torres, Escola Superior de Ciências da Saúde, DF, Brasil

Graduada em Serviço Social pela Universidade de Brasília (UnB) e mestre em Política Social pelo Programa de Pós-Graduação em Política Social da mesma Universidade (PPGPS/UnB). Servidora pública do Governo do Distrito Federal e trabalha como assistente social na Secretaria de Estado de Saúde. Atua como tutora do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Oncológica da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS/SES). Tem experiência na área de Serviço Social e seguridade social, com ênfase nas políticas de saúde e assistência social.

 

Referências

Souza MT, Silva MD, Carvalho R. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Integrative review: what is it? How to do it? [São Paulo]: [einstein]; [2010].

Instituto Nacional de Câncer. ABC do câncer: abordagens básicas para o controle do câncer. 2. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: INCA; 2012. P. 134.

Conselho Federal de Serviço Social (CFESS). Resolução CFESS Nº 556/2009. Brasília: CFESS; 2009.

Almeida KBC de, Guimarães J de C. A atuação do assistente social no atendimento oncológico: realidades, humanização, desafios e possibilidades. Serv Soc Rev. 2023;26(1):79–100.

Minayo MCS, Deslandes SF, Gomes R. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes; 2006.

Mendes KDS, Silveira RCCP, Galvão CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enferm. 2008 Out-Dez;17(4):758-764.

Ercole FF, Melo LS, Alcoforado CLGC. Revisão integrativa versus revisão sistemática. Rev Min Enferm. 2014 jan/mar;18(1):1-260.

SANTOS CF dos. A atuação do assistente social em cuidados paliativos. In: Coletânea de textos sobre cuidados paliativos e tanatologia. 2010. p.62

Almeida KBC de, Guimarães J de C. A atuação do assistente social no atendimento oncológico: realidades, humanização, desafios e possibilidades. Serv. Soc. Rev. [Internet]. 31º de julho de 2023.

Sousa AKG. A atuação do assistente social na oncologia: um estudo a partir dos desafios para efetivação dos direitos sociais no SUS [Trabalho de Conclusão de Curso]. São Luís: Faculdade Pitágoras; 2018.

Netto JP. Introdução ao estudo do método de Marx. São Paulo: Expressão Popular; 2012. (2011).

CFESS. Código de Ética Profissional do Serviço Social. Brasília: CFESS; 2010. p. 26.

CFESS. Parâmetros para atuação do Assistente Social na Política de Saúde. 2010.´p.10.

MIOTO RCT, NOGUEIRA VMR. Sistematização, planejamento e avaliação das ações dos assistentes sociais no campo da saúde. In: Mota AE, Bravo MIS, Uchôa R, Nogueira V, Marsiglia R, Gomes L, Teixeira M, editora. Serviço social e saúde: formação e trabalho profissional. São Paulo: Cortez; 2006.

Downloads

Publicado

2025-02-13

Como Citar

PINTO, L. de Q.; TORRES, C. G. A atuação do assistente social nas equipes multidisciplinares dos serviços oncológicos: uma revisão integrativa . Revista JRG de Estudos Acadêmicos , Brasil, São Paulo, v. 8, n. 18, 2025. DOI: 10.55892/jrg.v8i18.1892. Disponível em: http://revistajrg.com/index.php/jrg/article/view/1892. Acesso em: 22 fev. 2025.

ARK