Aplicação de tecnologias interativas no ensino de pops: construção e validação do ENFPOP
DOI:
https://doi.org/10.55892/jrg.v8i18.1954Palavras-chave:
Tecnologias Educacionais, Aplicativos Móveis, Enfermagem, Procedimentos Operacionais PadrãoResumo
Objetivo: Construir, validar e avaliar o efeito de um aplicativo móvel no conhecimento dos enfermeiros do Centro Obstétrico do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes sobre POP. Método: Trata-se de uma pesquisa exploratória e explicativa baseada no método de design, onde através da plataforma Fábrica de Aplicativos, foi desenvolvido o aplicativo, possuindo as seguintes características: facilidade de construção, sem a necessidade de conhecimento de programação de computador e custo reduzido. Resultados: Os participantes concordaram que o aplicativo atendia aos critérios de adequação funcional, confiabilidade, usabilidade e eficiência de desempenho, demonstraram satisfação. O mesmo foi considerado eficaz na aplicação dos POP´s, facilitando a compreensão e o uso desses procedimentos. A receptividade dos enfermeiros ao uso do aplicativo em suas rotinas de plantão sugeriu interesse em ferramentas tecnológicas para otimizar suas práticas clínicas. As vantagens apontadas incluem a padronização da assistência, redução de erros e acidentes e uma prática segura e eficiente. Evidenciou a importância contínua da adoção dos POP`s para a qualidade e segurança do cuidado ao paciente. Considerações finais: A implementação do aplicativo para os POP`s representa um avanço significativo na prática de enfermagem, promovendo a padronização, segurança e qualidade nos cuidados prestados. As descobertas deste estudo fornecem uma base sólida para futuras intervenções educacionais e desenvolvimento de tecnologias que possam otimizar ainda mais os processos clínicos e educacionais em ambientes hospitalares. Espera-se que iniciativas semelhantes possam ser replicadas e aprimoradas para beneficiar não apenas os profissionais de enfermagem, mas também os pacientes e instituições de saúde como um todo.
Downloads
Referências
ALVES, et al. Tecnologia da informação e comunicação no ensino de enfermagem. Goiânia, GO, 2020. Revista Acta Paulista de Enfermagem. Disponível em: https://www.scielo.br/j /ape/a/86MXzxFkBtbMwzpxXq6LGhQ/#. Acesso em: 15 nov. 2024.
BARBOSA, et al. Metodologias utilizadas pelos profissionais de enfermagem na produção de vídeos educativos: revisão integrativa. Revista Latino Americana de Enfermagem. São Paulo, SP, 2023. Disponível em: https://www. scielo.br/j/rlae/a/LTNcpqwnNW57yZHmqSyYBBH/? lang=pt. Acesso em: 15 nov. 2024.
BONIFÁCIO, L. P.; SOUZA, J. P.; VIEIRA, E. M. Adaptação de mensagens educativas para parceiros de gestantes para uso em tecnologias móveis em saúde (mHealth). Interface-Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 23, p. 1-14, 2019
CORDEIRO, A. G.; FREITAS, A. L. Priorização de requisitos e avaliação da qualidade
de software segundo a percepção dos usuários. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 40, n. 2, p. 160-179, maio/ago. 2011. Disponível em: http://eprints.rclis.org/17660/1/Cordeiro-Art-v40n2-2011.pdf. Acesso em: 04 mai. 2024.
OLIVEIRA, H. M.; CARVALHO, S.; ANJOS, F. Interação humano-computador e Letramento digital em saúde utilizando aplicações móveis: Revisão Sistemática. Journal of Health Informatics, [S. l.], v. 15, n. Especial, p. 1-12, 2023.
POKORNÁ A. et al. A new online software tool for pressure ulcer monitoring as an educational instrument for unified nursing assessment in clinical settings. Mefanet Journal, v. 4, n. 1, p. 26-32, 2016. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/305810458_A_new_online_software_tool_for_pressure_ulcer_monitoring_as_an_educational_instrument_for_unified_nursing_assessment_in_clinical_settings. Acesso em: 19 jun. 2023.
PRESSMAN, R. S. Engenharia de software: uma abordagem profissional. 8. ed. Porto Alegre: AMGH, 2016. 940 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
ARK
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.