ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE, PARA A ADESÃO AO TRATAMENTO DE PACIENTES HIPERTENSOS, NAS UNIDADES BASICAS DE SAÚDE, COM MENOS USO DE MEDICAMENTOS E MAIS QUALIDADE DE VIDA

Autores

  • Luzenir Guedes da Cruz Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires, FACESA, GO, Brasil.
  • Thaís Dantas Neves Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires, FACESA, GO, Brasil.
  • Ani Cátia Giotto Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires, FACESA, GO, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.4458715

Palavras-chave:

Cuidados. Hipertensão. Equipe Multiprofissional

Resumo

O artigo investiga os resultados a partir de pesquisas bibliográficas, tendo por objetivo levantar a produção cientifica multiprofissional e da enfermagem sobre a pratica de educação em saúde, as práticas de cuidados de enfermagem ao hipertenso, a adesão ao tratamento anti-hipertensivo consolidada com a participação do cliente de forma ativa no seu plano terapêutico, os envolvimentos  de aspecto biológico, psicológico, culturais e socias. Com intuito da demonstrativa que os cuidados aos hipertensivos e mais eficaz com o envolvimento ativo do cliente, unidade de saúde e equipe multiprofissional, tende se a ter melhores resultados quando levado mais a sério por todas as partes envolvidas nesse processo. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luzenir Guedes da Cruz, Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires, FACESA, GO, Brasil.

Discente do Curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires

Ani Cátia Giotto, Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires, FACESA, GO, Brasil.

Doutora em Botânica pelo programa de Pós-Graduação em Botânica do Instituto de Biologia da Universidade de Brasília. Mestre pelo programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais na Faculdade de Engenharia na Universidade de Brasília. Graduou-se em Ciências Biológicas pela Universidade Católica de Brasília. Tem experiência em docência e pesquisa na área de germinação de sementes nativas do Cerrado, integrando os componentes arbóreos e herbáceos nativos na Recuperação de Áreas Degradadas do Bioma Cerrado. Pesquisa também a relação de espécies com alta invasibilidade em áreas úmidas. E-mail para correspondência: anicatiabio@gmail.com

Referências

Síntese de evidências para políticas de saúde. Avaliação de Tecnologias. Tomas tarso santos, tereza romal setelet, carlos de dunis bortalit

Brasil Ministério da Saúde. (2002). Portaria nº 371/GM de 04 de março de 2002: Cria o Programa Nacional de Assistência Farmacêutica para Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus. Diário Oficial da União.)

O papel educativo do enfermeiro na adesão ao tratamento da Hipertensão Arterial Sistêmica: revisão integrativa da literatura. Ygor costa Fernandes Araujo. Osvaldo carvalho almeida. Leonardo brasão munis.

Cuidado de enfermagem ao cliente com hipertensão: uma revisão bibliográfica. Revista Brasileira de Enfermagem. Mateus moura. David Doneias. Jorge Firmino bezerra.

O papel educativo do enfermeiro na adesão ao tratamento da Hipertensão Arterial Sistêmica: revisão integrativa da literatura. O mundo da saúde. Yago costa Fernandes. Otavio coelho amalrin. Levide barbosa morais Eduardo viegas .

Educação em saúde no enfrentamento da hipertensão arterial. Milena mafra toledo, Sandra de cassia rodriques. Ana maria chiesa .

Revista eletrônica de enfermagem adesão ao tratamento não medicamentoso. Gilmora barboza da silva araujo. Tilma rimeiro loandro.

Cuidados de enfermagem ao cliente com hipertensão uma revisão bibliográfica revista brasileira de enfermagem. Denizell de jesus Moreira moura.

Refletindo sobre pressuposto para o cuidado na educação em saúde de pessoas hipertensas. Claudia geovana da silva pires Fernanda carneiro musse.

Adesão ao cliente hipertensão ao tratamento analise com abordagem interdisciplinar. Zilia maria de Souza de araujo. Marna Albuquerque frota. Daniele morais cruz. Samanta daisy

A interação no ensino clinico de enfermagem reflexão no cuidado a pessoa com hipertensão arterial. Ana lima araujo. Gloria yandra Martins lidyane parente arruda.

Scielo saúde publica adesão ao tratamento farmacológico da hipertensão arterial na atenção primaria a saúde. Daiana miggolara gildes. Vanessa adelena casali. Gabriela tossatti gelattil.

Protocolo de enfermagem volume 1 hipertensão, diabetes. Gorge ernesto sergio. Alessandra de quedra.ana carolina suerna da silva

Portaria do ministério da saúde de 04 de março de 2002 N 371

Departamento de hipertensao arterial da saúde brasileira de cardiologia conselho e diretrizes

O papel educativo do enfermeiro na adesão ao tratamento da hipertensão arterial sistêmica revisão integrativa da literatura. yasmim Fernandes costa. Ocione Cristina de araujo . lucas breno matias de almeida

A adesão ao tratamento anti-hipertensivo uma analise conceitual. Gilmar barbosa da silva araujo. Tilma ribeiro Garcia

Tratamento não medicamentoso para hipertensão arterial. Lausy oliveira Lopes. Elzera diniz de morais.

Downloads

Publicado

2019-06-20

Como Citar

CRUZ, L. G. da .; NEVES, T. D. .; GIOTTO, A. C. . ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE, PARA A ADESÃO AO TRATAMENTO DE PACIENTES HIPERTENSOS, NAS UNIDADES BASICAS DE SAÚDE, COM MENOS USO DE MEDICAMENTOS E MAIS QUALIDADE DE VIDA. Revista JRG de Estudos Acadêmicos , Brasil, São Paulo, v. 2, n. 4, p. 112–118, 2019. DOI: 10.5281/zenodo.4458715. Disponível em: http://revistajrg.com/index.php/jrg/article/view/198. Acesso em: 18 abr. 2024.