Aprendizagem ativa, formação e desenvolvimento de conceitos científicos de termodinâmica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55892/jrg.v8i18.2021

Palavras-chave:

Aprendizagem Ativa, Estratégia metodológica, Termodinâmica, Novo Ensino Médio

Resumo

A formação e o desenvolvimento de conceitos científicos são processos fundamentais para a construção significativa do conhecimento no ensino e na aprendizagem. Com base na aprendizagem ativa, esta pesquisa busca inovar o processo educacional, trazendo estratégias metodológicas que favoreçam a cognição e a interatividade, especialmente entre a nova geração de estudantes hiperconectados às tecnologias digitais. Partimos da seguinte questão científica: como a aprendizagem ativa pode contribuir para a formação de conceitos científicos em termodinâmica no ensino médio? Assim, o objetivo é estruturar um processo de ensino e aprendizagem que explore a formação de conceitos científicos por meio de metodologias que instiguem a participação ativa dos estudantes. A pesquisa, de abordagem qualitativa e participativa, foi desenvolvida com estudantes do primeiro ano do novo ensino médio (2024), em uma escola da Zona Leste de Manaus, utilizando o estudo de caso como estratégia metodológica. Os resultados apontam para a importância de práticas interativas e experimentais na promoção da aprendizagem ativa, no desenvolvimento de habilidades e competências e na melhoria da experiência educacional. Este artigo apresenta um recorte de uma dissertação de mestrado concluída.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Camila da Silva Camico, Universidade Federal do Amazonas

Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Amazonas (PPGECIM/UFAM) e Graduada em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Thiago Alho Gomes, Instituto Federal do Amazonas

Mestrando em Ensino de Física pela Universidade Federal do Amazonas e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (MNPEF – UFAM/IFAM) e Graduado em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Yuri Expósito Nicot, Universidade Federal do Amazonas

Doutor em Ciências Pedagógicas pela Universidade de Oriente (UO), professor de Física do Departamento de Física, do Instituto de Ciências Exatas (ICE) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Referências

ARANHA, M.L. A importância da ludicidade e da psicomotricidade para a educação infantil. 2016. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal da Paraíba, Centro de Educação, João Pessoa, 2016.

BARBOSA, Eduardo Fernandes; MOURA, D. G. de. Metodologias ativas de aprendizagem no ensino de engenharia. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON ENGINEERING AND TECHNOLOGY EDUCATION, 2014, Cairo. Anais […] Egito, 2014. p. 110-116.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BONWELL, Charles C.; EISON, James A. Active Learning: Creating Excitement in the Classroom. Washington: Ashe-Eric Higher Education Reports, 1991.

BRITO, Marcia Regina Ferreira de. Um estudo sobre as atitudes em relação a matemática em estudantes de 1 e 2 graus. 1996. 383f. Tese (livre-docência) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP, 1996.

LIMA, Maria Emília Caixeta de Castro; JÚNIOR, Orlando Aguiar; CARO, Carmen Maria de. Formação de conceitos científicos: reflexões a partir da produção de livros didáticos. Ciência & Educação, v. 17, n. 4, p. 855–871, 2011.

MARQUES, Nelson Luiz Reyes; ARAUJO, Ives Solano. Investindo na formação de professores de ciências do ensino fundamental: uma experiência em física térmica. Experiências em Ensino de Ciências, v. 5, n. 3, p. 131-152, 2010.

MORAN, José Manuel; BACICH, Lilian; BENTO, Lucas. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. 2. ed. Porto Alegre: Penso, 2020.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis: Vozes, 1995.

RYAN, M. P.; MARTENS, G. G. Planning a College Course: A Guidebook for the Graduate Teaching Assistant. Ann Arbor, MI: National Center for Research to Improve Postsecondary Teaching and Learning, 1989.

VYGOTSKY, L.S. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

WITT, Diego Teixeira; KEMCZINSKI, Avanilde. Metodologias de Aprendizagem Ativa Aplicadas à Computação. Informática na Educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 23, n. 1, p. 12-31, jan./abr. 2020.

Downloads

Publicado

2025-04-18

Como Citar

CAMICO, A. C. da S.; GOMES, T. A.; NICOT, Y. E. Aprendizagem ativa, formação e desenvolvimento de conceitos científicos de termodinâmica . Revista JRG de Estudos Acadêmicos , Brasil, São Paulo, v. 8, n. 18, p. e082021, 2025. DOI: 10.55892/jrg.v8i18.2021. Disponível em: http://revistajrg.com/index.php/jrg/article/view/2021. Acesso em: 19 abr. 2025.

ARK