Aprendizagem ativa, formação e desenvolvimento de conceitos científicos de termodinâmica
DOI:
https://doi.org/10.55892/jrg.v8i18.2021Palavras-chave:
Aprendizagem Ativa, Estratégia metodológica, Termodinâmica, Novo Ensino MédioResumo
A formação e o desenvolvimento de conceitos científicos são processos fundamentais para a construção significativa do conhecimento no ensino e na aprendizagem. Com base na aprendizagem ativa, esta pesquisa busca inovar o processo educacional, trazendo estratégias metodológicas que favoreçam a cognição e a interatividade, especialmente entre a nova geração de estudantes hiperconectados às tecnologias digitais. Partimos da seguinte questão científica: como a aprendizagem ativa pode contribuir para a formação de conceitos científicos em termodinâmica no ensino médio? Assim, o objetivo é estruturar um processo de ensino e aprendizagem que explore a formação de conceitos científicos por meio de metodologias que instiguem a participação ativa dos estudantes. A pesquisa, de abordagem qualitativa e participativa, foi desenvolvida com estudantes do primeiro ano do novo ensino médio (2024), em uma escola da Zona Leste de Manaus, utilizando o estudo de caso como estratégia metodológica. Os resultados apontam para a importância de práticas interativas e experimentais na promoção da aprendizagem ativa, no desenvolvimento de habilidades e competências e na melhoria da experiência educacional. Este artigo apresenta um recorte de uma dissertação de mestrado concluída.
Downloads
Referências
ARANHA, M.L. A importância da ludicidade e da psicomotricidade para a educação infantil. 2016. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal da Paraíba, Centro de Educação, João Pessoa, 2016.
BARBOSA, Eduardo Fernandes; MOURA, D. G. de. Metodologias ativas de aprendizagem no ensino de engenharia. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON ENGINEERING AND TECHNOLOGY EDUCATION, 2014, Cairo. Anais […] Egito, 2014. p. 110-116.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BONWELL, Charles C.; EISON, James A. Active Learning: Creating Excitement in the Classroom. Washington: Ashe-Eric Higher Education Reports, 1991.
BRITO, Marcia Regina Ferreira de. Um estudo sobre as atitudes em relação a matemática em estudantes de 1 e 2 graus. 1996. 383f. Tese (livre-docência) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP, 1996.
LIMA, Maria Emília Caixeta de Castro; JÚNIOR, Orlando Aguiar; CARO, Carmen Maria de. Formação de conceitos científicos: reflexões a partir da produção de livros didáticos. Ciência & Educação, v. 17, n. 4, p. 855–871, 2011.
MARQUES, Nelson Luiz Reyes; ARAUJO, Ives Solano. Investindo na formação de professores de ciências do ensino fundamental: uma experiência em física térmica. Experiências em Ensino de Ciências, v. 5, n. 3, p. 131-152, 2010.
MORAN, José Manuel; BACICH, Lilian; BENTO, Lucas. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. 2. ed. Porto Alegre: Penso, 2020.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis: Vozes, 1995.
RYAN, M. P.; MARTENS, G. G. Planning a College Course: A Guidebook for the Graduate Teaching Assistant. Ann Arbor, MI: National Center for Research to Improve Postsecondary Teaching and Learning, 1989.
VYGOTSKY, L.S. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
WITT, Diego Teixeira; KEMCZINSKI, Avanilde. Metodologias de Aprendizagem Ativa Aplicadas à Computação. Informática na Educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 23, n. 1, p. 12-31, jan./abr. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
ARK
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.