Gestar nas ruas: as dificuldades enfrentadas por mulheres grávidas em situação de rua no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.55892/jrg.v8i18.2036Palavras-chave:
gestantes, pessoas em situação de rua, violência, vulnerabilidade social, desassistência em saúdeResumo
O artigo teve como objetivo entender sobre a violência contra as mulheres e a situação de rua na vivência do período gestacional, parto, puerpério e no direito de maternar. Buscando entender como as mulheres lidam com esse tipo de violência e a necessidade de políticas públicas e estratégias que garantam seus direitos e promovam sua proteção e dignidade. Realizou-se uma revisão integrativa da literatura, de agosto até novembro de 2024, na base de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). De acordo com os descritores utilizados e após o filtro norteado pelos critérios de inclusão, foram encontrados 23 resultados. No entanto, apenas 7 encaixaram-se nos critérios de elegibilidade estabelecidos e compuseram a amostra final. Os estudos analisados destacam desafios enfrentados por mulheres em situação de rua, relacionados à violência e vulnerabilidade social, como precariedade no cuidado com a saúde, na gestação, além da necessidade de políticas públicas mais efetivas e humanizadas. Todos os estudos reforçam a urgência de ações integradas que abordem saúde, gênero e marginalização, além de acesso igualitário a serviços essenciais. A revisão aqui relatada é de fundamental importância, tendo em vista a necessidade de novos estudos que amplifiquem essa temática e garantam visibilidade a essa parcela populacional.
Downloads
Referências
TEMPONI SRN, Almeida A, Silva M, et al. “Tudo é violência, viver é violência!”: representações sociais e vivências de mulheres em situação de rua. Rev Psicologia Diversidade Saúde. 2022.
POSADA-ABADÍA CI, Cárdenas M, Rojas C, et al. Women in a situation of homelessness and violence: a single-case study using the photo-elicitation technique. BMC Women's Health. 2021;21(1):216.
Gonçalves Barbosa N, et al. Sexual assault and vulnerability to sexually transmitted infections among homeless Brazilian women: a cross-sectional qualitative study. BMC Womens Health. 2023;23(1):561.
COLDIBELI LP, de Paiva FS, Batista CB. Gênero, pobreza e saúde: revisão sistemática sobre a saúde de mulheres em situação de rua. Textos & Contextos (Porto Alegre). 2021;20(1):e38015.
SOUZA MMA, Oliveira D, Santos P, et al. Mulheres em situação de rua: Uma análise sobre a violência e machismo estrutural. Nursing (Ed. bras., Impr.). 2022; p. 7918-29.
SCHIAVI CEN, Ferreira J, Lima M, et al. Vulnerabilidades entre mulheres em situação de rua vivenciando a gestação, parto e puerpério. Escola Anna Nery. 2023;27:e20220384.
BARROS KC, Ferreira J, Silva L, et al. Vivências de cuidado por mulheres que gestam em situação de rua. Rev Rene. 2020;21(1):34.
SANCHOTENE IP, Antoni C, Munhós AAR. Maria, Maria: concepções sobre ser mulher em situação de rua. Textos Context (Porto Alegre). 2019 Oct;18(1):146-60.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
ARK
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.