A Importância dos Jogos Matemáticos no Ensino Fundamental Anos iniciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55892/jrg.v8i19.2334

Palavras-chave:

Jogos matemáticos, aprendizagem, educadores

Resumo

O artigo trás em ênfase a necessidade que há de designar os educadores para instigar os alunos na aprendizagem com os jogos matemáticos tornando esse ensino lúdico natural do seu ensino em ambientes escolares, tendo como finalidade envolver o aluno no ensino e proporcionar uma aprendizagem relevante e melhora expressivamente dos seus alunos, em decorrência que os professores oferece esses recursos em sala de aula isto permite que o aluno se resolva melhor na sua dificuldade e traga bons resultados da aprendizagem e do conteúdo elaborado pelo educador em sala, por consequência, disso tudo que for estudado será fixado pois os jogos tem essa finalidade de permitir uma aprendizagem significativa para seus alunos. Faz se notável que o professor deve colocar seu conteúdo de maneira divertida e leve para seu alunato assim a interação do estudante será evolutivo e os jogos matemáticos, a matemática, inclusive precisa disto para que o aluno se envolve no conteúdo e a aprendizagem não seja monótono.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Penha da Costa, Universidade Estadual do Maranhão

Gabriela Penha da Costa; graduanda em pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão

Maura Regina Sousa Nascimento, Universidade Estadual do Maranhão

Maura Regina Sousa Nascimento; graduanda em pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão

Vanessa Mayra Soares de Sousa, Universidade Estadual do Maranhão

Graduanda em pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão

Vilmar Martins da Silva, Universidade Federal do Pará

Doutorado em andamento em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará. Graduação em Ciências – Matemática; Graduação em Administração; Especialização em Didática do Ensino superior; Especialização em Ensino de Ciências habilidade em Biologia Lato Sensu; Mestrado em Ciências da Educação.

Referências

BORIN, J. Jogos no ensino da matemática: uma estratégia para a aprendizagem significativa. Campinas, SP: Autores Associados, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

BROUGÈRE, Gilles. Brincar e jogar: o jogo e a educação. Porto Alegre: Artmed, 1998. KISHIMOTO, Tizuka Mochila. O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira, 1994.

CUNHA, Cláudia Mendes da et al. Jogos no ensino da Matemática: possibilidades pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/22/39/a-importancia-dos-jogos-noensino-de-matematica-no-ensino-fundamental-ii. Acesso em: 24 de julho de 2024 Instituto Federal Goiano

https://repositorio.ifgoiano.edu.br › ...PDF

JOGOS E BRINCADEIRAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA

Disponível em: http://matpraticas.pbworks.com › ...PDF

O CONHECIMENTO MATEMÁTICO E O USO DE JOGOS NA SALA. Acesso em: 25 de junho de 2025.

PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.

SMOLE, Kátia Cristina Stocco. O jogo e o lúdico nas propostas curriculares. In: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Ensino fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília: MEC/SEB, 2007. p. 11.

Downloads

Publicado

2025-07-28

Como Citar

COSTA, G. P. da; NASCIMENTO, M. R. S.; SOUSA, V. M. S. de; SILVA, V. M. da. A Importância dos Jogos Matemáticos no Ensino Fundamental Anos iniciais. Revista JRG de Estudos Acadêmicos , Brasil, São Paulo, v. 8, n. 19, p. e082334, 2025. DOI: 10.55892/jrg.v8i19.2334. Disponível em: http://revistajrg.com/index.php/jrg/article/view/2334. Acesso em: 29 jul. 2025.

ARK