“PROTÓTIPO DE UM SISTEMA ESPECIALISTA PARA CLASSIFICAR O NÍVEL DE COMPETITIVIDADE DE UMA MICROEMPRESA DE SERVIÇOS”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.5228292

Palavras-chave:

Inteligência Artificial. Sistemas Especialistas. Visão Baseada em Recursos (RBV). Gestão Estratégica. Microempresa.

Resumo

O artigo trata do desenvolvimento de um protótipo de um sistema especialista para classificar o nível de competitividade de uma microempresa de serviços e explora conceitos e aplicações de Inteligência Artificial (IA) e Sistemas Especialistas (SE), para auxiliar o campo da Administração na avalição da gestão de microempresa à luz da aplicação da teoria da Visão Baseada em Recursos (RBV - Resource-Based Vision), pela qual se explica a vantagem competitiva da empresa, baseando-se nos recursos e competências distintivas, com o objetivo de criar uma base de conhecimento para ser submetida ao sistema especialista (SE) de avaliação de competências desenvolvido e, por conseguinte, alcançar os resultados pretendidos consoante a metodologia VRIO de Barney e  Hesterly (2007). A pesquisa foi realizada numa microempresa do Distrito Federal (DF), com base na metodologia mencionada, que analisa o diferencial competitivo da empresa segundo as premissas de valor, raridade, dificuldade para ser imitado e organizacionalmente insubstituível.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano Lamounier Magalhães, Centro Universitário IESB, DF, Brasil

Bacharel em Sistemas de Informações e Mestrando em Gestão Estratégica das Organizações no IESB. Gerente Executivo de Sistemas de Informações no Sicoob. 

Paulo Cesar Rodrigues Borges, Centro Universitário IESB, DF, Brasil

Dr em Ciência da Informação pela UnB; Engenheiro pelo IME. Prof. do Me. em Planejamento e Gestão Estratégica das Organizações do IESB e dos cursos de Administração Pública, Contabilidade e Gestões da Faculdade Processus. Orcid: 0000-0002-7398-7905. http://lattes.cnpq.br/4275937790613243 . E-mail: pcrborges.eng@gmail.com  

Rodrigo Santiago Pereira, Centro Universitário IESB, DF, Brasil

Tecnólogo em Gestão de RH e Mestrando em Gestão Estratégica das Organizações do IESB. Gerente Executivo na Caixa Econômica Federal.

Referências

ARAGÃO, L.A.; FORTE, S.H.A.C. e OLIVEIRA, O.V. Visão Baseada em Recursos e Capacidades Dinâmicas no contexto brasileiro: Produção e Evolução Acadêmica em dez anos de contribuição, 2010.

BARNEY, J. B. e Hesterly, W. S. Administração estratégica e vantagem competitiva. São Paulo: Pearson Prentice Hall. 326p, 2007.

MAÇADA, A.C.G., JUNIOR FREITAS, J.C.S. e PINTO, A.V. A Visão Baseada em Recursos nas Pesquisas de Sistema de informação no Brasil, 2016.

SILVA, M.E e BALBINO, D.P. Criando Vantagem Competitiva Sustentável: A Responsabilidade Socioambiental Empresarial à luz da Visão Baseada em Recursos, 2013.

Downloads

Publicado

2021-08-20

Como Citar

MAGALHÃES, L. L. .; BORGES, P. C. R. .; PEREIRA, R. S. . “PROTÓTIPO DE UM SISTEMA ESPECIALISTA PARA CLASSIFICAR O NÍVEL DE COMPETITIVIDADE DE UMA MICROEMPRESA DE SERVIÇOS”. Revista JRG de Estudos Acadêmicos , Brasil, São Paulo, v. 4, n. 9, p. 01–05, 2021. DOI: 10.5281/zenodo.5228292. Disponível em: http://revistajrg.com/index.php/jrg/article/view/299. Acesso em: 16 abr. 2024.