Aprender ciências e biologia com atividades lúdicas é bem mais fácil! Será?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.7850843

Palavras-chave:

Ensino de Ciências e de Biologia. Lúdico. Pesquisa documental. Estudos culturais em educação. TCC.

Resumo

A partir da análise de dez Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) de egressos do Curso de Ciências Biológicas Licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, defendidos no período de 2011 a 2013, foi possível compreender e problematizar os discursos sobre as ideias de “lúdico” e “ludicidade” no ensino de Ciências e de Biologia. Trata-se de uma investigação qualitativa que utilizou os pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa documental e dos Estudos Culturais em Educação na análise dos TCC. Os discursos dos egressos trazem o lúdico e a ludicidade como alternativa salvacionista para a execução de aulas de qualidade no ensino de Ciências e de Biologia. Além disso, os discursos expõem contradições e fragilidades conceituais acerca do que seja o lúdico no campo das metodologias de ensino. Entende-se que aulas lúdicas são importantes, mas não são as que determinam uma aprendizagem mais significativa no ensino e aprendizagem de Ciências e de Biologia.

 

Palavras-chave: ensino de ciências e de biologia; lúdico; pesquisa documental; estudos culturais em educação; tcc

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Weyffson Henrique Luso dos Santos, Universidade Estadual do Maranhão

Coordenador de TCC e Estágio do Programa Ensinar Formação de Professores da Universidade Estadual do Maranhão (São Luís - MA, Brasil). Coordenador de Acompanhamento de Ensino dos Programas Especiais da Universidade Estadual do Maranhão (Pró-Reitoria de Graduação/UEMA). Membro do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências, Saúde e Sexualidade (GP-ENCEX/UEMA/CNPq). Professor da Rede Municipal de Educação de São Luís - MA. Mestre em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Licenciado e Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Jackson Ronie Sá-Silva, Universidade Estadual do Maranhão

Professor do Departamento de Biologia da Universidade Estadual do Maranhão (DEBIO-UEMA) (São Luís - MA, Brasil). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Maranhão (PPGE-UEMA). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva em Rede da Universidade Estadual Paulista e Universidade Estadual do Maranhão (PROFEI / UNESP / UEMA). Líder do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências, Saúde e Sexualidade (GP-ENCEX / UEMA / CNPq). Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

José Claudio Del Pino, Federal University of Rio Grande do Sul

Professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre – RS, Brasil). Professor-Orientador do PPG Educação em Ciência Química da Vida e Saúde e do PPG Química ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutor em Engenharia de Biomassa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pós-doutorado pela Universidade de Aveiro-Portugal. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Referências

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BORBA, F. S. Dicionário UNESP do português contemporâneo. São Paulo: UNESP, 2004. p. 858.

FERREIRA, A. B. H. Novo Aurélio século XXI: o dicionário da língua portuguesa. 3. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999. p. 1238.

GOMES, C. F. A atividade lúdica na relação ensino-aprendizagem: reflexões sobre o papel do ludismo na formação de professores. In: IX CONGRESSO NACIONALDE EDUCAÇÃO, 9., ENCONTRO SUL BRASILEIRO DE PSICOPEDAGOGIA, 3., 2009, Curitiba. Anais... Curitiba: PUCPR, 2009. p. 10549-10544.

MARCASSA, L. Lúdico. In: GONZÁLES, F. J; FENSTERSEIFER, P E. (Org.). Dicionário Crítico de Educação Física. 3. ed. Ijuí: UNIJUÍ, 2014. p. 432.

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14. ed. São Paulo: Hucitec, 2014.

NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Contribuições dos estudos culturais para o currículo da educação física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v. 33, n. 3, p. 671-685, jul./set 2011.

PINTO, C. L.; TAVARES, H. M. O lúdico na aprendizagem: apreender e aprender. Revista da Católica, Uberlândia, v. 2, n. 3, p. 226-235, jan./jun. 2010.

SANTOS, S. M. P. Atividades lúdicas. In: ______. O lúdico na formação do educador. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

SANTOS, S. M. P.; CRUZ, D. R. M. O lúdico na formação do educador. In: SANTOS, S.M.P. (Org.). O lúdico na formação do educador. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2011. p. 11-17.

SANTOS, V. R. Jogos na escola: os jogos nas aulas como ferramenta pedagógica. Petrópolis: Vozes, 2014.

SÁ-SILVA, J.R; ALMEIDA, C.D; GUINDANI, J.F; SILVA, R.J.P; SILVA. Y.J.A. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. In: SÁ-SILVA, J.R. (org.). Linhas de pensamento nas pesquisas em Educação. Curitiba: CRV, 2022.

SÁ-SILVA, J.R; REIS, H.J.D.A; SILVA, R.J.P; SILVA. Y.J.A. Estudos Culturais e pesquisas em Educação. In: SÁ-SILVA, J.R. (org.). Linhas de pensamento nas pesquisas em Educação. Curitiba: CRV, 2022.

SILVA, T. T. As pedagogias psi e o governo do eu nos regimes neoliberais. In: ______. Liberdades reguladas: a pedagogia construtivista e outras formas de governo do eu. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1998. p. 7-13.

SOUZA, E. R. O lúdico como possibilidade de inclusão no ensino fundamental. Revista Motrivivência, Florianópolis, v. 8, n. 9, p. 339-347, dez. 1996.

Downloads

Publicado

2023-04-20

Como Citar

SANTOS, W. H. L. dos; SÁ-SILVA, J. R. .; DEL PINO, J. C. . Aprender ciências e biologia com atividades lúdicas é bem mais fácil! Será?. Revista JRG de Estudos Acadêmicos , Brasil, São Paulo, v. 6, n. 12, p. 426–435, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.7850843. Disponível em: http://revistajrg.com/index.php/jrg/article/view/522. Acesso em: 27 abr. 2024.

ARK