Conhecimento de enfermagem frente as complicações de exames endoscópicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.8023967

Palavras-chave:

Enfermagem. Endoscopia. Colonoscopia.

Resumo

As complicações durante o exame endoscópico podem variar de desconforto menor a situações de risco de vida. Algumas complicações comuns incluem sangramento, perfuração do órgão sendo examinado e reações adversas aos sedativos ou anestesia usados ​​durante o procedimento. Objetivo: Identificar os conhecimentos da equipe de enfermagem frente as complicações dos exames endoscópicos. Método: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, que tem como principal objetivo a realização da busca e análise das pesquisas mais relevantes, propiciando um suporte para execução da seleção de estudo. Resultados: A partir da utilização da estratégia de busca, foram obtido o total de vinte e cinco artigos. Após a leitura dos títulos, foram selecionados para leitura, finalizando com seis artigos selecionados. Em seguida, foram realizadas as leituras dos títulos e resumos, adotando como critérios de inclusão. Discussão: A enfermagem desempenha um papel fundamental na assistência aos pacientes submetidos a exames endoscópicos, garantindo a segurança e o bem-estar durante todo o procedimento. Sendo assim, o conhecimento adequado das complicações associadas a esses exames é essencial para que os enfermeiros possam preveni-las, identificá-las precocemente e agir de forma eficaz caso ocorram. Conclusão: A partir da revisão da literatura, constatou-se que existem lacunas significativas no conhecimento de enfermagem nessa área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Genifer Amélia Dias Farias, Centro Universitário Cesmac

Lattes
Graduação em andamento em Enfermagem pelo Centro Universitário CESMAC, FEJAL, Brasil.

Rafaela de Menezes Silva, Centro Universitário Cesmac

Lattes
Graduação em andamento em Enfermagem pelo Centro Universitário CESMAC, FEJAL, Brasil.

Rosa Caroline Mata Verçosa de Freitas, Centro Universitário Cesmac

Lattes
Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Mestra em Ensino na Saúde pelo Programa de Pós-graduação da Faculdade de Medicina da UFAL. Especialista em Infectologia pelo Programa de Residência em Enfermagem da Universidade de Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL). Especialista em Gestão em Saúde Pública pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da UFAL. Especialista em Enfermagem do Trabalho pela Faculdade Estácio de Alagoas. Foi Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade Estácio de Alagoas. Atualmente, professora titular do Centro Universitário CESMAC e Enfermeira do Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE/AL).

Referências

AMARILLO, H.A.; RODRÍGUEZ, G.M.; DÍAZ, L.; CATALÁN, J.; MARCOTULLIO, J.; REYEROESBE, N. Complicações em exames endoscópicos. Revista. Méd. v.12. n.12, p.247-256, 2020.

BARROS, A.L. et al. Anamnese e exame físico: Avaliação diagnóstica de enferma-gem no adulto. Revista Bioética, v.18, p:134-140, Porto Alegre, 2020.

CAICEDO, Q.C.; A.M, LÁZARO.A. A Caracterização dos pacientes submetidos à avaliação diagnóstica por endoscopia digestiva alta e suas demandas de orienta-ção para o exame. Revista Brasileira de Enfermagem, v.6, p.304-312,2020.

CONDE, A.L. Fatores de risco para prever a necessidade de uso de propofol nas endoscopias digestivas: Tratado de enfermagem médico-cirúrgica.18 ed. cap 4, p.87-95,2021.

COSTA, P.A. Preparação rotineira para exames endoscópicos. SOBED – Socieda-de Brasileira de Endoscopia Digestiva. Endoscopia gastrointestinal: terapêutica. São Paulo, 2019.

FEITOSA, M.R. et al. Competência específica para praticar colonoscopia Compe-tência específica para praticar colonoscopia. Escola Anna Nery v.18, p.122-129.2021.

GOMES, A.P. Histórico da função digestiva e gastrointestinal. Revista Bras; v.13, n. 607-619, jan.2021.

JOAQUIM, F.O. et al. Ensino das habilidades básicas de colonoscopia: os pa-drões de qualidade e segurança. Rio de Janeiro: Atheneu, 2020.

LEITÃO, B. Caracterização dos pacientes submetidos à avaliação diagnóstica por endoscopia digestiva alta e suas demandas de orientação para o exame. Revista Escola Enfermagem, USP, v.10, p.167-172, 2021.

PARADA, F.L.G. Estratégias para promover segurança do paciente: da identifica-ção dos riscos às práticas baseadas em evidências. Revista gastroenterol, v. 40, n. 244, p.22-44, mar. 2020.

SILVA, A.S.C. Enfermagem em endoscopia digestiva e respiratória. São Paulo, 2022.

Downloads

Publicado

2023-06-10

Como Citar

FARIAS, G. A. D.; SILVA, R. de M.; FREITAS, R. C. M. V. de. Conhecimento de enfermagem frente as complicações de exames endoscópicos. Revista JRG de Estudos Acadêmicos , Brasil, São Paulo, v. 6, n. 13, p. 648–658, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.8023967. Disponível em: http://revistajrg.com/index.php/jrg/article/view/616. Acesso em: 4 mar. 2024.

ARK