COMO ESCREVER UM ARTIGO DE REVISÃO DE LITERATURA

  • Me. Jonas Rodrigo Gonçalves Faculdade Processus/DF; Unip/SP; Faculdade CNA/DF; Facesa/GO.
Palavras-chave: Artigo de Revisão de Literatura, Metodologia Científica., Redação Acadêmica.

Resumo

Este artigo tem por objetivo auxiliar você a elaborar o seu Artigo de Revisão de Literatura. Ele foi feito exclusivamente para contribuir de forma prática com o Artigo de Revisão de Literatura que se configura tanto como um dos tipos de Trabalho de Curso, além de ser um dos tipos mais comuns de publicação acadêmica. Na sugestão deste artigo, logo após a definição do tema, o(a) aluno(a) deve partir para o levantamento de literatura, no qual irá selecionar artigos científicos, lê-los, selecionar trechos relevantes nele contidos para compor o seu referencial teórico para, somente depois disso, elaborar problema, hipótese, objetivo, justificativa, metodologia etc. Justamente por acreditar ser a forma mais fácil e prática para se elaborar um Artigo de Revisão de Literatura.

Biografia do Autor

Me. Jonas Rodrigo Gonçalves, Faculdade Processus/DF; Unip/SP; Faculdade CNA/DF; Facesa/GO.

Doutorando em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília (2019-2022). Mestre em Ciência Política pelo Centro Universitário Euroamericano/DF(2008). Especialista em Letras (Linguística): Revisão de Texto pela Universidade Gama Filho/RJ (2010). Especialista em Didática do Ensino Superior em EAD e em Docência na Educação Superior pela Facesa/GO (2017). Especialista em Formação em Educação a Distância pela Unip/DF (2018). Possui Licenciatura em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Paulista (Unip). Possui Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília (2002), habilitando-se também à licenciatura plena em História, Psicologia e Sociologia (Portaria MEC 1.405/1993). É autor e/ou coautor em 61 livros e/ou capítulos de livros publicados. Atualmente é professor universitário, com experiência nas áreas de Ciência Política, Letras, Filosofia, Psicologia e Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas de saúde, políticas públicas, SUS (Sistema Único de Saúde), redação discursiva, redação oficial, gramática, metodologia científica, racismo, ELA, diversidade sexual, violência e legislações.

Referências

BELLO, José Luiz de Paiva. Estrutura e apresentação do trabalho. Pedagogia em Foco. Acesso em: 21 fev. 2004. Disponível em: .

GALLIANO, A. Guilherme. O método científico: teoria e prática. São Paulo: Harbra, 1986.

GIL, Antônio de Loureiro. Auditoria da qualidade. São Paulo: Atlas, 1994.

GONÇALVES, Jonas Rodrigo. A lógica do poder, a heteronormatividade e o racismo: o epistemicídio e a subalternidade como estratégias de repressão e de vulnerabilidade. Revista JRG de Estudos Acadêmicos. Ano I, Volume I, n.2, 2018.

GONÇALVES, Jonas Rodrigo. Como fazer um Projeto de Pesquisa de um Artigo de Revisão de Literatura. Revista JRG de Estudos Acadêmicos, Ano II, Vol.II, n.5, 2019a.

GONÇALVES, Jonas Rodrigo. Manual de Artigo de Revisão de Literatura. Brasília: Processus, 2019b.

GONÇALVES, Jonas Rodrigo. Manual de Monografia. Brasília: Processus, 2019c.

GONÇALVES, Jonas Rodrigo. Manual de Projeto de Pesquisa. Brasília: Processus, 2019d.

GONÇALVES, Jonas Rodrigo. Metodologia Científica e Redação Acadêmica. 7. Ed. Brasília: JRG, 2015.

GONÇALVES, Jonas Rodrigo. Metodologia Científica e Redação Acadêmica. 8. ed. Brasília: JRG, 2019e.

MEZZAROBA, Orides, MONTEIRO, Cláudia Servilha. Manual de Metodologia da Pesquisa no Direito. 4. Ed. São Paulo: Saraiva, 2008.

REGIS, Arthur H. P.; GONÇALVES, Jonas Rodrigo; SIQUEIRA, Marcus Vinicius Barbosa. Da necessidade de políticas públicas brasileiras efetivas para os pacientes com Esclerose Lateral Amiotrófica – ELA. Revista JRG de Estudos Acadêmicos. Ano I, Volume I, n.2, 2018.

TOURAINE, Alain. Iguais e diferentes: poderemos viver juntos? São Paulo: Instituto Piaget, 1990.

WHITELEY, Richard C. A empresa totalmente voltada para o cliente: do planejamento à ação. 21. Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 1992.

UOL, Brasil Escola. Domínios Morfoclimáticos. Acesso em: 25 abr. 2019. Disponível em: .

Como citar este artigo:

GONÇALVES, Jonas Rodrigo. Como escrever um Artigo de Revisão de Literatura. Revista JRG de Estudos Acadêmicos, Ano II, Vol.II, n.5, 2019.
Publicado
2019-08-15
Como Citar
Gonçalves, M. J. R. (2019). COMO ESCREVER UM ARTIGO DE REVISÃO DE LITERATURA. Revista JRG De Estudos Acadêmicos , 2(5), 29-55. Recuperado de http://revistajrg.com/index.php/jrg/article/view/63