Pirataria de marcas de moda: consumo, identidade e inclusão
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8193520Palavras-chave:
Moda. Consumo. Pirataria. Identidade.Resumo
Este artigo se propõe a refletir sobre o fenômeno do consumo de pirataria na sociedade brasileira no que diz respeito a marcas de moda. Há uma teia complexa de motivações, impregnadas de significados culturais que se intensificam no consumo pirata, de modo que se faz necessário investigar os fluxos de sentido e significados construídos pelos consumidores que aderem ao consumo das marcas de moda pirateadas. Para isso, partimos de uma pesquisa bibliográfica fundamentada nos estudos de comunicação, consumo, subjetividades, marca e moda. Como considerações finais, podemos observar que consumo de bens falsificados pode ser entendido como uma modalidade de consumo não-hegemônica, que insere consumidores no circuito da moda, dando-lhes a oportunidade de pertencer ao estilo de vida proposto pelas marcas de moda de luxo, auxiliando na construção da identidade do sujeito contemporâneo.
Downloads
Referências
BAUMAN, Zygmunt. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.
FEATHERSTONE, Mike. Cultura de Consumo e Pós-Modernismo. São Paulo: Studio Nobel, 1995.
LOPES, Maria I. V. O campo da Comunicação: sua constituição, desafios e dilemas. Revista Famecos, Porto Alegre, n. 30, 2006.
________. Pesquisa em Comunicação. São Paulo: Loyola, 2010.
MARTIN-BARBERO, Jesus. Prefácio. In: SCOLARI, Carlos. Hipermediaciones: elementos para una teoria de la Comunicación Digital Interativa. Barcelona: Gedisa, 2008.
MCCRACKEN, Grant. Cultura e consumo: novas abordagens ao caráter simbólico dos bens e das atividades de consumo. Rio de Janeiro: Mauad, 2003.
TRINDADE, Eneus. PEREZ, CLOTILDE. Sobre o olhar na Antropologia Visual e na Pesquisa. In: TRINDADE AT ALL, Eneus. Universo Sígnico da Pirataria: Falso? Verdadeiro! São Paulo:Editora Imod,2013.
CANEVACCI, Massimo. Falso de Verdade. In: TRINDADE AT ALL, Eneus. Universo Sígnico da Pirataria: Falso? Verdadeiro! São Paulo:Editora Imod,2013.
ARAÚJO, Paulo Roberto Monteiro de. A Questão do Consumo, Desejo e Pirataria. In: TRINDADE AT ALL, Eneus. Universo Sígnico da Pirataria: Falso? Verdadeiro! São Paulo: Editora Imod,2013.
Folha de S. Paulo. Depois das grifes de luxo, marcas populares são alvos da pirataria. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2014/08/1494498-depois-das-grifes-de-luxo-marcas-populares-sao-alvo-de-pirataria.shtml>. Acesso em: 19/10/2023.
APICE. Ápice lança estudo sobre o consumo de produtos esportivos piratas no Brasil. Disponível em: https://www.apicebrasil.org.br/apice-lanca-estudo-sobre-o-consumo-de-produtos-esportivos-piratas-no-brasil. Acesso em 19/10/2023.
GALVÃO, César. Brasil perdeu R$ 345 bilhões em 2022 por causa da pirataria. São Paulo: Jornal Hoje, 2023. https://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2023/04/03/exclusivo-brasil-perdeu-r-345-bilhoes-em-2022-por-causa-da-pirataria.ghtml
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
ARK
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.