Desconstruindo a Heteronormatividade na Literatura Infantil: O Impacto das Narrativas nas Relações Humanas e na Visão de Mundo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55892/jrg.v7i14.693

Palavras-chave:

Gênero, Sexualidade, Literatura Infantil, Heteronormatividade

Resumo

A possibilidade de padronizar e conservar as características ditas normais da sociedade faz com que as diversidades sejam suprimidas ou invisibilizadas. As instituições sociais, incluindo a escola, são usadas na estratégia de manter essa relação de poder.  A heteronormatividade é encontrada dentro da escola e pode ser percebida no currículo de maneira sutil, em normas institucionais, na arquitetura, nas músicas e na literatura infantil. Este trabalho tem por objetivo analisar os livros infantis que abordam as mais diversas formações familiares que encontramos em nossa sociedade e sua representação, considerando as novas composições familiares. Para tanto, foi utilizada a perspectiva foucaultiana de resistência com o aporte da Teoria Literária em diálogo com autores dos Estudos Culturais e de Gênero. Abordando o livro para a infância enquanto artefato cultural que produz e/ou reproduz e, veicula em seu texto (verbal e ilustrativo), as representações de gênero e de modelos heteronormativos. Assim, observamos a existência de esteriotipais de famílias, um modelo patriarcal e romantizado. Dessa forma, utilizar a literatura como uma ferramenta pedagógica para se trabalhar a temática das novas configurações familiares na escola é propiciar às crianças uma aprendizagem significativa, na qual, as diferenças sejam respeitadas e compreendidas com naturalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tarissa Marques Rodrigues dos Santos, Federal University of Mato Grosso do Sul

[Lattes]

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Mestra em Estudos Fronteiriços pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Mariana Vaca Conde, Federal University of Mato Grosso do Sul

[Lattes]

Doutoranda em Estudos de Linguagens pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Mestra em Estudos Fronteiriços pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Josiane Peres Gonçalves, Federal University of Mato Grosso do Sul

[Lattes]

Pós-Doutora e Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora Permanente dos Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus do Pantanal (UFMS/CPAN).

Referências

CÂNDIDO, Antônio. Literatura e sociedade: estudos de teoria e história literária. 8. ed. São Paulo: Queiroz, 2000.

COELHO, Nely. Novaes. Literatura Infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000.

COLOMER, Teresa. Andar entre livros. São Paulo: Global, 2007.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Editora Loyola, 2010.

LOURO, Guacira. Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis: Vozes, 1997.

MAIA, Josiane. Literatura na formação de leitores e professores. São Paulo: Paulinas, 2007.

SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento. 7.ed.,2ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2018.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

ZILBERMAN, Regina. A Leitura do Brasil: suas histórias e suas instituições. Rio de Janeiro: Ática, 2004.

Downloads

Publicado

2024-01-02

Como Citar

SANTOS, T. M. R. dos; CONDE, M. V.; GONÇALVES, J. P. Desconstruindo a Heteronormatividade na Literatura Infantil: O Impacto das Narrativas nas Relações Humanas e na Visão de Mundo. Revista JRG de Estudos Acadêmicos , Brasil, São Paulo, v. 7, n. 14, p. e14693, 2024. DOI: 10.55892/jrg.v7i14.693. Disponível em: http://revistajrg.com/index.php/jrg/article/view/693. Acesso em: 27 abr. 2024.

ARK