Letramento matemático e científico no curso de licenciatura em pedagogia: a utilização de metodologias ativas na construção de experimentos científicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55892/jrg.v7i14.695

Palavras-chave:

Metodologias Ativas; Letramento Matemático e Científico; Formação de professor

Resumo

Esta pesquisa é de natureza qualitativa e procura articular o letramento científico e matemático com a utilização de metodologias ativas no ensino de conceitos básicos das ciências Naturais e da Matemática. Compreender que os conceitos e seus significados nos Anos Iniciais, passa pelo ensino superior, principalmente no curso de Licenciatura em Pedagogia, uma vez que o Pedagogo é o profissional habilitado e mais atuante nessa fase da educação, portanto, a formação docente é um dos pontos chaves para conduzir melhor o processo de ensino e aprendizagem desse componente curricular. A problemática consiste que no curso de Pedagogia, as disciplinas que abarcam os conteúdos das Ciências Naturais e da Matemática, remete apenas a parte metodológica, ficando os conteúdos específicos necessários a cargo da educação básica recebida pelos acadêmicos, que em grande parte é falha, portanto, o docente que atua no curso em questão deve ter a sensibilidade de sanar as mazelas que existirem e com isso produzir uma aprendizagem significativa. O uso de Metodologias Ativas é uma alternativa efetiva, visto que incentiva o protagonismo do discente, quando associadas a construção de experimentos científicos, no qual deve-se enfatizar que os mesmos podem serem realizados em qualquer local, independente da existência de um laboratório, requerendo mais da criatividade do docente do que recursos, este trabalho apresenta as vivências do ensino das Ciências Naturais na formação de professores polivalentes, buscando melhorar a prática docente e a construção do Letramento Matemático e Científico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Darcio Pereira Damaceno, Universidade Estadual do Maranhão

[Lattes]
Graduado em Engenharia Mecânica. Graduado em Licenciatura em Matemática. Graduado em Licenciatura em Pedagogia. Mestre em Matemática. Engenheiro do Instituto Federal do Maranhão/IFMA. Professor efetivo da rede municipal de São Luís – MA. Docente do Instituto Superior Franciscano/IESF.

Raimundo José Barbosa Brandão, Universidade Estadual do Maranhão

[Lattes]
Doutor em Educação Matemática. Prof. Adjunto da Universidade Estadual do Maranhão com vínculo junto ao Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional/PROFMAT. Docente permanente do Programa de Doutorado da Rede Amazônica se Ensino de Ciências e Matemática/REAMEC - Polo UFPA. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa do Ensino da Matemática e suas Tecnologias. /GEPEMATEC.

Referências

BRANDÃO. R. J. B. Estatística e Probabilidade na Formação do Engenheiro Civil. In. Engenharia 4.0: a era da produção inteligente / Eduardo Mendonça Pinheiro, Glauber Tulio Fonseca Coelho, Patricio Moreira de Araújo Filho (Org.) São Luís: Editora Pascal Ltda, 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRASIL. NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE A RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 2, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2019Brasília, 2022.

GEGLIO, Paulo César; SILVA, AKF da. A Formação do Professor para o Ensino de

Ciências Naturais nos Anos Iniciais da Escolarização: um olhar para os currículos dos cursos de pedagogia. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. 2015.

GODOY, Arida S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. In: Revista de Administração de Empresas, v.35, n.2, Mar./Abr. 1995.

JULIO, R. S.; SILVA, G. H. G. D. (2018). Compreendendo a formação matemática de futuros pedagogos por meio de narrativas. Bolema: Boletim de Educação Matemática,32(62), 1012-1029

OECD. Organization for Economic Co-Operation and Development. Education at a Glance, 2004.

SAINT-EXUPÉRY, Antoine de. O pequeno príncipe. 48. ed. Rio de Janeiro: Agir, 2009.

SILVEIRA, Fábio. Design & Educação: novas abordagens. p. 116-131. In: MEGIDO, Victor Falasca (Org.). A Revolução do Design: conexões para o século XXI. São Paulo: Editora Gente, 2016.

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. - Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

SOARES, M. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro,2004

SOARES, M. Letramento, um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica., 1988

Downloads

Publicado

2024-01-02

Como Citar

DAMACENO, D. P.; BRANDÃO, R. J. B. Letramento matemático e científico no curso de licenciatura em pedagogia: a utilização de metodologias ativas na construção de experimentos científicos. Revista JRG de Estudos Acadêmicos , Brasil, São Paulo, v. 7, n. 14, p. e14695, 2024. DOI: 10.55892/jrg.v7i14.695. Disponível em: http://revistajrg.com/index.php/jrg/article/view/695. Acesso em: 27 abr. 2024.

ARK