Práticas de enfermagem na prevenção do câncer de colo do útero

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55892/jrg.v6i13.792

Palavras-chave:

Saúde, Doença, Tratamento, Prevenção

Resumo

O câncer do colo do útero é uma das neoplasias mais comum entre as mulheres, sendo uma das causas de morte por câncer, apesar de ser uma das poucas neoplasias preveníveis. O Instituto do Câncer destaca a doença como o primeiro dos mais incidentes em algumas regiões. Objetivaram-se com esse trabalho descrever o papel do enfermeiro na detectação precoce do câncer do colo do útero em mulheres assintomáticas, por meio do exame citopatológico; Atingir a meta vacinal com o HPV em pelo menos 80% da população alvo, para reduzir a incidência do câncer nas próximas décadas; Orientar adolescentes e jovens quanto à importância da imunização para o HPV a fim de reduzir os casos; Realizar o exame Papanicolau em conjunto com a vacinação, completando as ações de prevenção desse câncer; Conscientizar a população sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de colo do útero. A pesquisa realizada foi do tipo revisão bibliográfica descritiva e documentada, onde foram utilizados artigos de periódicos e materiais disponibilizados na Internet. Observou-se a importância do enfermeiro em ter conhecimento sobre o tema, para que seja realizado um trabalho de orientar e cuidar das usuárias do sistema público de saúde, na tentativa de redução de casos de Câncer Cervical.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Henrique Costa Santos, Faculdade São Vicente, FASVIPA, AL, Brasil

[Lattes] - Graduação em andamento em Enfermagem pela Faculdade São Vicente, FASVIPA, Brasil.

Ramon Santos Carvalho, Faculdade São Vicente, FASVIPA, AL, Brasil

[Lattes] - Doutor pelo Programa de Pós Graduação em Ciência da Propriedade Intelectual (PPGPI) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Mestre em Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Sergipe, Formado em Geografia pela Universidade Tiradentes e Graduando em Administração pela Universidade Tiradentes.

Antonio Bezerra da Paz, Faculdades Alves Faria, ALFA, GO, Brasil

[Lattes] - Graduação em andamento em Enfermagem pela Faculdade São Vicente, FASVIPA, Brasil.

Referências

ANJOS, S.J.S.B. et.al. Fatores de Risco Para Câncer de Colo do Útero Segundo Resultados de IVA, Citologia e Cervicografia. Revista Escola de Enfermagem USP São Paulo, vol.44 no. 4 pg. 912-20 Dez. 2010. Disponível em: www.scielo.br/. Acesso em julho 2023..

ANJOS, S.J.S.B. et.al. Fatores de risco para o câncer de colo do útero em mulheres reclusas. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília 2013 jul-ago. Disponível em: www.scielo.br/. Acesso em: julho 2023.

BORGES, M.F.S.O et al. Prevalência do exame preventivo de câncer do colo do útero em Rio Branco, Acre, Brasil, e fatores associados à não-realização do exame. Caderno de Saúde Pública. Rev. Brasileira de Enfermagem. Rio de Janeiro, 2012.

BRASIL. Ministério da Saúde (BR) - Instituto Nacional de Câncer (Brasil). Programa Nacional de Controle do Câncer de Colo de Útero. Sistema de informação do câncer do colo do útero (SISCOLO): manual gerencial. Rio de Janeiro: INCA, 2011.

BRASIL. Ministério da Saúde. DATASUS. Seguimento Informado de mulheres com diagnóstico de lesões intraepiteliais de alto grau (LIAG); 2013. Disponível em: www.datasus.gov.br. Acesso em junho 2023.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Instituto Nacional de Câncer. Coordenação de Prevenção e Vigilância de Câncer. Estimativas 2010: Incidência de Câncer no Brasil. Rio de Janeiro: INCA; 2009. Disponível em: www. inca. gov. br. Acesso em jun. 2023.

BRASIL. Ministério da Saúde. HPV: Sintomas, Tratamentos e Causas. Disponível em www.minhavida.com.br. Acesso em junho 2023.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Controle dos cânceres do colo do útero e da mama / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 2. ed. – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2013.

BUZAID, A.; VARELLA, Drauzio; MALUF, Fernando. Tipos de Câncer/ Câncer do colo do Útero. Vencer o Câncer 2014. Disponível em: www.vencerocancer.org.br. Acesso em agosto 2023.

CARVALHO M.C.M.P., QUEIRÓZ A.B.A. Lesões precursoras do câncer cervicouterino: evolução histórica e subsídios para a consulta de enfermagem ginecológica. Esc. Anna Nery, jul./set. 2010.

COFEN. RESOLUÇÃO COFEN Nº 381/2011. Publicado Portal do Cofen - Conselho Federal de Enfermagem, e no DOU nº 140, pág. 229 - seção 1. Disponível em: site.portalcofen.gov.br. Acesso em jul. 2023.

MENDES, R.S. Fatores de Risco Para Câncer Cervical e Adesão ao Exame Papanicolau Entre Trabalhadoras de Enfermagem. Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste, 2012. Disponível em:www.revistarene.ufc.br. Acesso em agosto 2023.

DUARTE, S.J.H. MATOS, K.F. OLIVEIRA, P.J.M. MATSUMOTO, A.H. MORITA, L.H.M. Fatores de Risco Para Câncer Cervical em Mulheres Assistidas Por Uma Equipe de Saúde da Família em Cuiabá, MT, Brasil. Ciencia Y Enfermeria, 2011. Disponível em: www.scielo.cl. Acesso em: jun. de 2023.

DUARTE, S.J.H. MATOS, K.F. OLIVEIRA, P.J.M. MATSUMOTO, A.H. MORITA, L.H.M. Fatores de Risco Para Câncer Cervical em Mulheres Assistidas Por Uma Equipe de Saúde da Família em Cuiabá, MT, Brasil. Ciencia Y Enfermeria XVII (1), 2011. Disponível em: www.scielo.cl. Acesso em setembro 2023.

FERREIRA, M.L.S.M. GALVÃO, M.T.G. Avaliação do Risco de Câncer de Colo Uterino em Trabalhadoras da Indústria Têxtil. Ciência Cuidado e Saúde 2009 Jan/Mar; Disponível em: www.periodicos.uem.br. Acesso em agosto 2023.

FERREIRA, M.L.S.M. GALVÃO, M.T.G. Avaliação do Risco de Câncer de Colo Uterino em Trabalhadoras da Indústria Têxtil. Ciência Cuidado e Saúde 2009. Disponível em: www.periodicos.uem.br. Acesso em junho 2023.

FRIGATO, S.; HOGA, L. A. K. Assistência à mulher com câncer de colo uterino: o papel da enfermagem. Revista Brasileira de Cancerologia, v.49, n.4, p.209-214, out./nov. 2003.

HELENA, Beatriz. Definição do Colo do Útero. Disponível em https://www.vix.com/pt/users/beatriz-helena. Acesso em julho 2023.

INCA, Instituto nacional de Câncer. Ações de enfermagem para o controle do câncer: uma proposta de integração ensino-serviço. 3.ed. rev. atual. e ampl. Rio de Janeiro: INCA; 2008. 628p.

INCA. Diretrizes brasileiras para o rastreamento do câncer do colo do útero. Instituto Nacional de Câncer. Coordenação Geral de Ações Estratégicas. Divisão de Apoio à Rede de Atenção Oncológica. – Rio de Janeiro, 2011. Disponível em www.inca.gov.br. Acesso em agosto 2023.

KOCHE, J. C. Fundamentos de metodologia científica: teoria da ciência e iniciação a pesquisa. 24. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

MELO, S.C.C.S. PRATES, L. CARVALHO, M.D.B. MARCON, S.S. PELLOSO, S.M. Alterações Citopatológicas e Fatores de Risco Para a Ocorrência do Câncer de Colo Uterino. Revista Gaúcha de Enfermagem, Porto Alegre (RS) 2009 dez. Disponível em: www.seer.ufrgs.br. Acesso em junho 2023

MENDONÇA, F.A.C. et.al. Prevenção do Câncer de Colo Uterino: Adesão de Enfermeiros e Usuárias da Atenção Primária. Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste., Fortaleza, 2011. Disponível em: www.revistarene.ufc.br. Acesso em julho 2023

MICHELIM, Lessandra. HPV: Sintomas, Tratamentos e Causas. Disponível em www.minhavida.com.br. Acesso em junho 2023.

NAKAGAWA J.T.T. SCHIRMER, J. BARBIERI, M. Vírus HPV e câncer de colo de útero. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília 2010 mar-abr. Disponível em: www.scielo.br. Acesso em junho 2023.

NARCHI, Nádia Zanon; FERNANDES, Rosa Aurea; Enfermagem e saúde da mulher. Barueri, SP: Manole Ltda., 2007.

NEWS.MED.BR, 2007. Risco aumentado de câncer de colo de útero com o uso de pílulas anticoncepcionais orais é reversível. Disponível em: www.news.med.br. Acesso em junho 2023.

OLIVEIRA, S.L. ALMEIDA, A.C.H. A Percepção das Mulheres Frente ao Exame de Papanicolau: da Observação ao Entendimento. Cogitare Enfermagem 2009 julho/setembro. Disponível em: www.ojs.c3sl.ufpr.br. Acesso em junho 2023.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo, RS: Feevale, 2013.

RODRIGUES, B.M. et.al. Educação em Saúde para a Prevenção do Câncer Cérvico-uterino. Revista Brasileira De Educação Médica, Universidade de Brasília. 2012. Disponível em: www.scielo.br. Acesso em junho 2023.

RUBINI, A.M.S. SANTOS, J.L.G. ERDMANN, A.L. ROSA, L.M. Discursos de Mulheres com Câncer Cervical em Tratamento Braquiterápico: Subsídios Para o Cuidado de Enfermagem. Revista de Enfermagem da UFSM 2012 set/dez. Disponível em: www.cascavel.ufsm.br. Acesso em junho 2023.

SAMPAIO, LC; Almeida, CF. Vitaminas antioxidantes na prevenção do câncer do colo uterino. Revista Brasileira Cancerologia 2009; v.55, n.3: p. 289-296.

SÃO BENTO, P.A.S. TELLES, A.C. SUZARTE, C.T.S. MORAES, L.E.O. O Câncer do Colo do Útero Como Fantasma Resistente a Prevenção Primária a Detecção Precoce. Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online 2010. Abril a junho: Disponível em www.seer.unirio.br. Acesso em julho 2023.

SILVA, José Alencar Gomes da. Câncer do Colo do Útero: Sintomas, tratamento e causas. Minha Vida 2006. Disponível em: www.minhavida.com.br. Acesso em junho 2023.

SILVA, M.R.B. SILVA, G.P. O Conhecimento, Atitudes e Prática Na Prevenção do Câncer Uterino de uma Unidade da Zona Oeste Rio de Janeiro. Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental online, 2012. jul./set. Disponível em: www.seer.unirio.br. Acesso em julho 2023.

SMELTZER, S. C.; BRUNNER, Lilian; SUDDARTH, Doris. Tratado de Enfermagem médico- cirúrgica. Tradução Fernando Diniz Mundim, José Eduardo Ferreira de Figueiredo, v.4. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009.

Downloads

Publicado

2023-11-17

Como Citar

SANTOS, L. H. C.; CARVALHO, R. S.; PAZ, A. B. da. Práticas de enfermagem na prevenção do câncer de colo do útero. Revista JRG de Estudos Acadêmicos , Brasil, São Paulo, v. 6, n. 13, p. 1819–1841, 2023. DOI: 10.55892/jrg.v6i13.792. Disponível em: http://revistajrg.com/index.php/jrg/article/view/792. Acesso em: 4 mar. 2024.

ARK