O Farmacêutico Como Gerente de Farmácia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55892/jrg.v6i13.863

Palavras-chave:

Gestão, Farmácia, Farmacêutico

Resumo

Introdução: o papel multifacetado do farmacêutico, que não se limita apenas à dispensação de medicamentos, mas inclui a gestão de operações farmacêuticas. O cenário farmacêutico moderno destaca os desafios complexos devido ao aumento das expectativas dos pacientes e as regulamentações governamentais mais rigorosas. Objetivo:  investigar o papel e as responsabilidades do farmacêutico como gerente de farmácia e examinar como essa função impacta positivamente a gestão de operações farmacêuticas e a qualidade dos serviços de saúde prestados aos pacientes. Metodologia: Trata-se de uma revisão bibliográfica de literatura. Foram realizadas buscas em bases de dados Análise de Literatura Médica (MEDLINE), US National Library of Medicine (PubMed), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Revistas Especilalizadas em Farmácia, bem como na Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Resultados: o desempenho eficaz do farmacêutico como gerente de farmácia, ao coordenar operações, liderar equipes e implementar práticas de gestão de qualidade, está positivamente correlacionado com a melhoria da qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos pacientes. Conclusão:  o papel do farmacêutico como gerente de farmácia contribuirá para melhorias contínuas na gestão de farmácias, beneficiando tanto os profissionais de saúde quanto os pacientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luís Felipe Nascimento Lopes dos Santos, Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires, GO, Brasil

[Lattes] - Graduação em andamento em Farmácia pela Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires

Fellipe Jose Gomes Queiroz, Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires, GO, Brasil

[Lattes] - Mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Brasília (2015) com ênfase em Química Farmacêutica, Química Medicinal e Bioprospecção. Possui graduação em Farmácia pela Universidade Católica de Brasília (2012) com habilitação em Homeopatia (CRF-DF/2015).

Referências

BARBOSA, Nívea Alves. Assistência farmacêutica na atenção primária do Sistema Único de Saúde em municípios da região do Alto Tietê/SP. [Dissertação apresentada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul para obtenção do grau de Mestre em Assistência Farmacêutica], 2020.

BLUMEN, Daniel. O uso da tecnologia em processos de recrutamento e seleção: um estudo com recrutadores de empresas do setor farmacêutico do estado de São Paulo. [Dissertação apresentada apresentado a Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas, como requisito para obtenção do título de Mestre em Administração – Gestão para a Competitividade], 2022.

BORBA, Valdir. Coaching, Mentoring e Advice: para médicos e profissionais da saúde. Ebook, Doc Content, 2020.

CARVALHO, Tatiana Nunes et al. Cultura organizacional para segurança do paciente em farmácias da atenção primária em Belo Horizonte. [Dissertação apresentada na Universidade Federal de Minas Gerais para obtenção de Mestre em Gestão de Serviços de Saúde], 2022.

CHASQUEIRA, Inês Carolina Beirão. Medicamentos Contrafeitos–Revisão Sobre a Venda de Medicamentos Contrafeitos na Internet: Experiência Profissionalizante na Vertente de Farmácia Comunitária e Investigação. PQDT-Global, 2018.

COSTA, Fabiane Cristina et al. Interferências das Acreditações/Certificações na Gestão de Suprimentos Hospitalares. [Dissertação apresentada na Universidade Federal de Minas Gerais para obtenção de Mestre em Gestão de Serviços de Saúde], 2022.

CRUZ, Eliane Aparecida da. Bioética de intervenção, movimentos sociais e políticas públicas de saúde: a construção da Política Nacional de Assistência Farmacêutica (PNAF). [Tese de Doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Bioética/ Cátedra Unesco de Bioética – Faculdade de Ciência da Saúde da Universidade de Brasília], 2021.

DESTRO, Délcia Regina et al. Cuidado farmacêutico na Atenção Primária à Saúde em Belo Horizonte: um processo em construção. [Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Medicamentos e Assistência Farmacêutica da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais como requisito parcial à obtenção do grau de Doutora em Medicamentos e Assistência Farmacêutica], 2020.

DOSEA, Aline Santana. Da ideologia à prática: percepções sobre o profissionalismo farmacêutico no mercado varejista de medicamentos do Brasil. 2022. 222 f. [Tese de doutorado em Ciências da Saúde– Universidade Federal de Sergipe, Aracaju], 2022.

FERNANDES, Daniela Rangel Affonso et al. Fatores críticos de sucesso em Parceria para o Desenvolvimento Produtivo-PDP-Estudo de caso em um laboratório farmacêutico público (Farmanguinhos). [Dissertação apresentada Escola Nacional de Saúde Pública/Fundação Oswaldo Cruz, modalidade profissional, na área de concentração em Política e Gestão em Ciência Tecnologia e Inovação em Saúde],2019.

GOUVEIA, Cíntia Lára et al. Utilização do business intelligence para apoio em tomada de decisões em farmácia pública no Sul de Minas Gerais. [Dissertação de Mestrado Profissional em Administração, da Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI, como requisito para obtenção do título de Mestre em Administração], 2021.

IGARASHI, Juliana Satie de Oliveira et al. Proposição de ferramenta para análise de risco aplicável à validação do módulo Warehouse Management na indústria farmacêutica. [Dissertação submetida ao corpo docente do Programa de Pós-graduação Profissional em Gestão, Pesquisa e Desenvolvimento na Indústria Farmacêutica, de Farmanguinhos da Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ, como parte dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências], 2019.

JESUS, Andreia Patrícia da Cruz Miranda de et al. Relatório de Estágio e Monografia Intitulada" O Valor Social do Farmacêutico e do Medicamento. [Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e Farmácia Central Dra Maria Leonor], 2020.

LIMA, Suiane dos Santos Fialho de; DOLABELA, Maria Fâni. Pesquisa da qualidade de vida do profissional farmacêutico de rede de drogarias. Research, Society and Development, v. 10, n. 6, p. e7210614640-e7210614640, 2021.

LOPES, Ricardo José Leitão. Desenvolvimento de serviços farmacêuticos no período pós-pandemia. [Dissertação de Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas apresentado à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Farmácia], 2022.

MAXIMINO, Flávio Donalwan Sá. Gestão da Assistência Farmacêutica: conceitos e práticas para o uso racional de medicamentos. Editora Dialética, 2023.

MORAES, Gláucia Costa de. Farmácia como estabelecimento de saúde: uma leitura das coalizões de defesa para a discussão da implementação da Lei 13.021/2014. [Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, da Universidade de Brasília como requisito para a obtenção de título de Mestre em Administração], 2022.

NASCIMENTO, Geocluide Soares et al. Atuação do farmacêutico na gestão de farmácia hospitalar: uma revisão integrativa. [Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas para obtenção do título de Bacharel em Farmácia - Itacoatiara – AM], 2023.

OKOLI, Chitu et al. Guia para realizar uma Revisão Sistemática de Literatura. EAD em Foco, v. 9, n. 1, 2019.

OLIVEIRA, Gleyciene Maria de. Administração Da Qualidade Total Em Uma Indústria Farmacêutica: Situação Atual E Perspectiva. [Trabalho apresentado a UniEVANGÉLICA – GO para obtenção de Bacharel em Administração], 2020.

PEDROSO, Pâmela Rodrigues et al. Auditoria em saúde: avaliação das auditorias realizadas no Brasil no âmbito da assistência farmacêutica e investigação sobre a implementação de um sistema de auditoria nos hospitais de entidades públicas empresariais portuguesas. [Dissertação submetida ao Programa de Pós-Graduação em Controle de Gestão da Universidade Federal de Santa Catarina para a obtenção do título de Mestre em Controle de Gestão], 2022.

PONTIN, André Luiz et al. Compliance na área da saúde. Editora Foco, 2020.

RIBEIRO, Layse Jesus et al. Gestão Farmacêutica Nas Drogarias De Pequeno Porte: Competências, Atribuições E Resultados. [Trabalho apresentado no curso de graduação do Centro Universitário AGES como um dos prérequisitos para obtenção do título de bacharel em Farmácia], 2022.

RODRIGUES, Anália Karla Souza et al. Diagnóstico situacional das boas práticas mínimas em farmácia hospitalar que impactam na segurança do paciente em hospitais públicos da cidade do Recife. [Graduanda de Farmácia da Faculdade Pernambucana de Saúde. Recife, PE, Brasil], 2020.

SANTOS, Mayara Batista Padilha. Desenvolvimento de instrumentos de avaliação para centrais de abastecimento farmacêutico com gestão municipal no estado do Rio de Janeiro. [Dissertação apresentada ao Programa de PósGraduação em Gestão e Administração da Assistência Farmacêutica da Universidade Federal Fluminense, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Gestão e Administração da Assistência Farmacêutica], 2022.

SANTOS, Valdenise Euflausino dos. Contribuições do farmacêutico na equipe multidisciplinar em unidades de terapia intensiva. [Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal do Rio Grande do Norte], 2022.

SAVASTANO, Catarina. Cuidado Compartilhado em Equipe e Novas Práticas Para a Farmácia na Atenção Básica. [Dissertação apresentada à Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas como parte dos requisitos exigidos para a obtenção do título de Mestra em Saúde Coletiva, na Área de Política e Gestão em Saúde] .2018.

SILVA, Wandson do Nascimento; SILVA, Cassiano Augusto Oliveira da. Gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde: considerações a partir da atuação do profissional farmacêutico. Revista Brasileira de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, v. 6, n. 14, p. 897-909, 2019.

Downloads

Publicado

2023-12-08

Como Citar

SANTOS, L. F. N. L. dos; QUEIROZ, F. J. G. O Farmacêutico Como Gerente de Farmácia . Revista JRG de Estudos Acadêmicos , Brasil, São Paulo, v. 6, n. 13, p. 2408–2417, 2023. DOI: 10.55892/jrg.v6i13.863. Disponível em: http://revistajrg.com/index.php/jrg/article/view/863. Acesso em: 4 mar. 2024.

ARK