EDUCAÇÃO SEXUAL E IST’S - A PERCEPÇÃO DOS UNIVERSITÁRIOS FRENTE A ESSA TEMÁTICA

  • Diego de Sousa Pontes Faculdade Integrada de Ensino Superior de Colinas – FIESC/UNIESP - TO
  • Evanilde da Silva Rodrigues Faculdade de Colinas do Tocantins-UNIESP -TO, Brasil.
  • Leticia Cristina de Almeida Faculdade de Colinas do Tocantins-UNIESP -TO, Brasil.
  • Me. Mikael Henrique de Jesus Batista Faculdade de Colinas do Tocantins-UNIESP -TO, Brasil.
Palavras-chave: Educação sexual. Percepção. Jovens.

Resumo

Os jovens fazem parte da maioria da população brasileira mais exposta às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), por ocasiões em que praticam sexo inseguro sem proteção ficando vulneráveis em contrair vários tipos de doenças. O alto índice de novos casos pode refletir a algumas situações a serem abordadas como: desconhecimento do uso adequado de métodos preventivos, formas de contágio e adoção de comportamentos de risco, mesmo diante das informações. Esse artigo tem como Objetivo: Identificar e caracterizar as práticas de educação sexual desenvolvidas, para adquirir a prevenção e promoção de novos casos. A Metodologia: é uma pesquisa com embasamentos em revistas e artigos que apresenta caráter descritivo-discursivo, dedicando-se à apresentação compreensiva e à discussão de temas de interesse científico no campo da Saúde Pública. Considerações finais: Tendo em vista o crescimento da população jovial começando sua vida ativa tão precoce e sem informações ou até mesmo com negligencia, causando o índice de IST’s, e faz se necessário a realização de estudos sobre o tema em questão, uma vez que tais estudos podem servir como base para propostas de prevenção e promoção de cuidados ao público.

Biografia do Autor

Evanilde da Silva Rodrigues, Faculdade de Colinas do Tocantins-UNIESP -TO, Brasil.

Graduanda em Enfermagem, na Faculdade Integrada de Ensino Superior de Colinas – FIESC/UNIESP. evanilde95rodrigues@gmail.com

CV: http://lattes.cnpq.br/0199410730156190

Leticia Cristina de Almeida, Faculdade de Colinas do Tocantins-UNIESP -TO, Brasil.

Graduanda em Enfermagem, na Faculdade Integrada de Ensino Superior de Colinas – FIESC/UNIESP. crystineleticia29@gmail.com

CV: http://lattes.cnpq.br/1516324013891602

Me. Mikael Henrique de Jesus Batista, Faculdade de Colinas do Tocantins-UNIESP -TO, Brasil.

Graduado em Enfermagem pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com Pós-Graduação em Terapia Intensiva Geral (UTI) e Urgência e Emergência, ambas pelo Centro Goiano de Ensino, Pesquisa e Pós-graduação-CGESP. Mestre em Ensino em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Enfermeiro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, Campus Colinas do Tocantins (IFTO). No decorrer da graduação foi bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET- Enfermagem) e bolsista do programa de iniciação cientifica PIBIC. Possui experiência com projetos de ensino, pesquisa e extensão, saúde publica, saúde do trabalhador e saúde mental. Participante do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Gestão e Atenção à Saúde do Trabalhador - NEGEAST, sob liderança do Professor Doutor Luiz Almeida da Silva. Email: mikael.gyn@hotmail.com; mikael.batista@ifto.edu.br

CV: http://lattes.cnpq.br/5922893922086911

Referências

Boletim Epidemiológico Secretaria de Vigilância em Saúde − Ministério da Saúde 2017. Acessado em 16 de maio de 2019.

BORDALO, A. A,;Revista Paraense de Medicina, Editor responsável da Revista Paraense de Medicina da FSCMP. Da Associação Brasileira de Editores Científicos ABEC, Rev. Para.Med. v.20 n.4 Belém dez. 2006. Acessado em 04 de julho de 2019.

CARNEIRO, R. F,; SILVA, N. C.; ALVES, T.A.; ALBUQUERQUE, D. O,; BRITO, C. D,; OLIVEIRA, L. L,; EDUCAÇÃO SEXUAL NA ADOLESCÊNCIA: UMA ABORDAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR, S A N A R E, Sobral, V.14, n.01, p.104-108, jan./jun. – 2015. Acessado em 01 de junho de 2019.

CERQUEIRA, Elder Santos; PALUDO, Simone dos Santos; DEI SCHIRO, Eva Diniz Bensaja and KOLLER, Sílvia Helena. Gravidez na adolescência: análise contextual de risco e proteção. Psicol. estud. [online]. 2010, vol.15, n.1 [citado 2019-11-20], pp.72-85. Disponível em: .

COSTA, P, C.P; GARCIA, F, R. A; TOLEDO, P. V; ACOLHIMENTO E CUIDADO DE ENFERMAGEM: UM ESTUDO FENOMENOLÓGICO; Texto Contexto Enferm, 2016. Acessado em 09 de setembro de 2019.

HORA, M.J; Andrea Gomes LINARDE, G. A; Nair Portela Silva COUTINHO, S, P. N; Priscila da Silva OLIVEIRA, S. P; Conhecimento de adolescentes relacionados às doenças sexualmente transmissíveis e gravidez. Revista Brasileira de Enfermagem Rev. Bras. Enferm. vol.70 no.5 Brasília Sept./Oct. 2017. Acessado em 05 de setembro de 2019.

KERNTOPF, R. M; LARCEDA, E, F. J; FONSECA, H. N; NASCIMENTO, P. E; LEMOS, S, C. I; FERNANDES, P. G; MESESE, A, R. I; Sexualidade na adolescência: uma revisão crítica da literatura, 2018. Acessado em 08 de setembro de 2019.

MINISTÉRIO DA SAÚDE CUIDANDO DE ADOLESCENTES: Orientações Básicas para a Saúde Sexual e a Saúde Reprodutiva 2016. Acessado em 23 de maio de 2019.

NASCIMENTO, S. B; SPINDOLA, T; PIMENTEL, R, A, R. M; RAMOS, A, C. R; COSTA, S. R; 5 TEIXEIRA, S. R; Comportamento sexual de jovens universitários e o cuidado com a saúde sexual e reprodutiva, 2018. Acessado em 07 de setembro de 2019.

OLLIVEIRA, H. F.; HAGEL, L. D.; GUIMAÃRES, P. R.;OLDBERG, T. B. L.; SANTOS, K. F.; BOUZAS, I,; Guia Prático de Atualização Departamento Científico de Adolescência Prevenção da Gravidez na Adolescência Nº 11, Janeiro de 2019. Acessado em 27 de abril de 2019.

PINTO, A. F,;SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA, 2015. Acessado em 15 de junho de 2019.

RIBEIRO, W. A,; ANDRADE, M,; CIRINO, H.P,; TEIXEIRA, J. M,; MARTINS, L.M,; Eduardo de Souza MARIANO, E. S,;Adolescência, tabaco, álcool e drogas: uma revisão no olhar preventivo da educação em saúde na ESF Revista Pró-univerSUS. 2018 Jan./Jun.; 09 (1): 02-06. Acessado em 22 de junho de 2019.

SALES, B. W: CARVEIÃO, C; VISENTIN, A; MOCELIN, D; COSTA, M. P; SIMM, B. E Comportamento sexual de risco e conhecimento sobre IST/SIDA em universitários da saúde. Série IV - n.° 10 - jul./ago./set. 2016. Acessado em 05 de setembro de 2019.

SOUSA, N.S,; Gravidez e os impactos sociais na adolescência Graduanda em Serviço Social FACES/UFU Soraia Veloso Cintra Professora do curso de Serviço Social FACES/UFU, 2018. Acessado em 24 de junho de 2019.

VIEIRA, P. M.; MATSUKURA, T. S.;Modelos de educação sexual na escola: concepções e práticas de professores do ensino fundamental da rede pública Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil;Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil, Revista Brasileira de Educação v. 22 n. 69 abr.-jun. 2017. Acessado em 12 de abril de 2019.
Publicado
2019-11-22
Como Citar
Pontes, D. de S., Silva Rodrigues, E. da, de Almeida, L. C., & de Jesus Batista, M. M. H. (2019). EDUCAÇÃO SEXUAL E IST’S - A PERCEPÇÃO DOS UNIVERSITÁRIOS FRENTE A ESSA TEMÁTICA. Revista JRG De Estudos Acadêmicos , 2(5), 340-347. Recuperado de http://revistajrg.com/index.php/jrg/article/view/90

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##