Educação para a vida: promoção da paz no ambiente escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55892/jrg.v7i14.925

Palavras-chave:

Educação Básica, Consciência, Respeito, Empatia

Resumo

A escola é um local de ensino formal, que possibilita o desenvolvimento motor, cognitivo, social e emocional dos estudantes, da educação infantil à educação de jovens e adultos, e como tal, deve ser um ambiente acolhedor e que permita relações de bons tratos, cordialidade, gentileza, respeito e empatia pela diversidade social e cultural que nela estão presentes. A escola deve, dentre outras coisas, influenciar positivamente na formação de cidadãos críticos, conscientes e responsáveis por suas ações. Entretanto, infelizmente, nos últimos meses aqui no Brasil, a mídia noticiou vários ataques a escolas, que entristeceram a população brasileira. Diante do exposto, precisamos incentivar a cultura da paz nas escolas, de modo a assegurar aos estudantes, professores e a todos os funcionários da comunidade escolar, um ambiente acolhedor e seguro. Por esta razão, o presente trabalho teve como objetivo promover a reflexão sobre a manutenção da paz e o bem-estar no ambiente escolar. O estudo foi desenvolvido em uma Escola Estadual de Manaus, com estudantes do segundo ano do ensino médio. Para o desenvolvimento das atividades, foram realizadas aulas expositivas dialogadas e rodas de conversas, onde os estudantes foram estimulados a pensar, refletir e discutir sobre os acontecimentos de insegurança que assolaram as escolas brasileiras, bem como sobre o tipo de ambiente escolar que cada um deseja. Além disso, os estudantes foram organizados em equipe e orientados a elaborar cartazes sobre a temática em questão, de forma que pudessem expressar suas ideias e desejos de paz e segurança no ambiente escolar. Os cartazes produzidos foram utilizados para produzir um mural, que foi exposto para a comunidade escolar, com o intuito de sensibilizar os demais estudantes, bem como todas as pessoas que fazem parte da comunidade escolar a refletir sobre suas ações na promoção da paz no ambiente escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diana Nunes de Oliveira, Universidade Federal do Amazonas

[Lattes]
Graduada em Ciências Biológicas; Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Amazonas (PPGECIM – UFAM); Mestra em Ciências Biológicas (PPGBOT – INPA); Professora de Biologia na Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar do Amazonas (SEDUC-AM).

Anna Carla de Castro Paixão, Secretaria de Educação do Estado do Amazonas, AM, Brasil

[Lattes]
Graduada em Ciências Biológicas; Mestra em Ciências Biológicas (PPGATU – INPA); Professora de Biologia na Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar do Amazonas (SEDUC-AM).

Wellison Rafael de Oliveira Brito, Universidade Federal do Amazonas

[Lattes]
Graduado em Ciências Biológicas; Mestre em Ciências Biológicas (PPGBOT – INPA); Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia (PPGCASA – UFAM); Professor de Biologia na Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar do Amazonas (SEDUC-AM).

Referências

AMARAL, D. E. L.; RAMOS, J. F. P. Mediação de conflitos no ambiente escolar para promover a cultura de paz. Conhecer: Debate entre o público e o privado. V. 8, n. 21, p. 24-44, 2018.

AMAZONAS. Secretaria de Estado de Educação. Proposta Curricular e Pedagógica do Ensino Médio (PCP-EM). 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CNN. Cable News Network Brasil. Brasil registra 9 ataques em escolas neste ano e atinge patamar recorde. Disponível em: Brasil registra 9 ataques em escolas neste ano e atinge patamar recorde; relembre casos | CNN Brasil. Acesso em: 10.12.2023.

DUPRET L. Cultura de paz e ações sócio-educativas: desafios para a escola contemporânea. Psicol. Esc. Educ. 6 (1), p.91-96, 2002. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-85572002000100013

GOMES, E. Práticas para a cultura de paz no ambiente escolar. Publ. UEPG Appl. Soc. Sci, Ponta Grossa, 29, p. 1-21, 2021.

MATOS, K.S. L. Juventudes e cultura de paz: diálogos de esperança. Linguagens, Educação e Sociedade, n. 16, p. 65-70l, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0101-416146277ptf . Acesso em: 10.12.2023

TAVARES, P. A.; PIETROBON, F. C. Fatores associados à violência escolar: evidências para o Estado de São Paulo. Estud. Econ. 46 (02), p. 471-498, 2016.

UNICEF. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Disponível em: Declaração Universal dos Direitos Humanos (unicef.org). Acesso em:19.11.2023.

Downloads

Publicado

2024-02-01

Como Citar

OLIVEIRA, D. N. de; PAIXÃO, A. C. de C.; BRITO, W. R. de O. Educação para a vida: promoção da paz no ambiente escolar. Revista JRG de Estudos Acadêmicos , Brasil, São Paulo, v. 7, n. 14, p. e14925, 2024. DOI: 10.55892/jrg.v7i14.925. Disponível em: http://revistajrg.com/index.php/jrg/article/view/925. Acesso em: 27 abr. 2024.

ARK