Contribuições da auditoria em enfermagem para uma gestão de alta performance no âmbito Hospitalar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55892/jrg.v7i14.936

Palavras-chave:

Auditoria de Enfermagem, Gestão, Contribuições

Resumo

A auditoria em enfermagem dentro do meio hospitalar está cada vez mais  frequente e têm sido utilizada para verificar a efetividade dos protocolos assistenciais, dos custos, além de evitar ou reduzir as inconformidades por meio da avaliação dos registros em prontuários, que se configura como um  importante documente para avaliação da assistência. Baseado em pesquisas existentes, o presente estudo teve como objetivo responder a seguinte questão norteadora: quais as contribuições da auditoria em enfermagem para uma gestão de alta performance no âmbito hospitalar? Este estudo trata – se de uma integrativa de literatura, no qual permite sintetizar e discutir achados sobre determinado tema estudado. Como resultados, pode – e observar que a auditoria em enfermagem contribui para Identificação de falhas na educação permanente, Identificação de falhas na assistência, Possibilidade de levantamento de gastos hospitalares, Identificação de melhorias na experiência do paciente, Identificação de falhas existentes no prontuário eletrônico e Identificação de falhas existentes em protocolos. As diferentes abordagens de auditoria, baseada em registros e documentos referentes à comprovação do cuidado para fins de faturamento, fornecem subsídios à gestão para processos decisórios e de capacitação da equipe.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joyce Pereira Santos, Rede Nordeste de Biotecnologia, RENORBIO, Brasil

[Lattes]
Bacharela em Enfermagem (IESF), Especialista em Auditoria em Serviços de saúde (COFEN), Gestão e Planejamento em Saúde (COFEN). Possui Aperfeiçoamento em Preceptoria em Saúde (UFMA). Atualmente cursa Doutorado em Biotecnologia em Saúde pela Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO/UFMA), projeto financiado pela FAPEMA.

Nisiane dos Santos, Instituto de Ensino Superior Franciscano, IESF, Brasil

[Lattes]
Residente em Enfermagem em Atenção Cardiovascular no hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão - HUUFMA pelo Programa de Residência Multiprofissional da Rede Ebserh, integrante do projeto de extensão DOR & COVID do HUUFMA. Durante a graduação foi Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas Multidisplinares em Saúde (NEPMS) do IESF, na linha de pesquisa cuidado ao paciente crítico e ligante na Liga Acadêmica de Enfermagem Ginecológica e Obstétrica do IESF (LAEGO-IESF).

Talita Raquel da Costa Araújo, Universidade Estadual do Maranhão

[Lattes]
Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Atualmente ocupa cargo de Enfermeira Auditora no Hospital São Domingos. Possui experiência em terapia intensiva pelo Hospital São Domingos (UTI clínica, cardiológica, cirúrgia, trauma, COVID e outras) e pelo Hospital de Cuidados Intensivos, no qual atua desde 2016 com pacientes com o mesmo perfil. 

Camilla Barros Faustino Viana, Faculdade Santa Terezinha - CEST, CEST, Brasil

[Lattes]
Possui graduação em enfermagem pela Faculdade Santa Terezinha - CEST (2011).

Patrícia Passos Prazeres, Hospital São Domingos, Maranhão, Brasil

Referências

CASARIN, Sidnéia Tessmer et al. Tipos de revisão de literatura: considerações das editoras do Journal of Nursing and Health/Types of literature review: considerations of the editors of the Journal of Nursing and Health. Journal of Nursing and Health, v. 10, n. 5, 2020.

CERETTA, Jordana Cargnelutti; SEIBERT, Rosane Maria; CALLEGARO, Ana Rita Catelan. Gestão hospitalar: a auditoria operacional como ferramenta estratégica para o controle de desperdícios. Revista de Gestão e Secretariado (Management and Administrative Professional Review), v. 14, n. 3, p. 2663-2675, 2023.

CERETTA, Jordana; DA SILVA KINALSKI, Sandra; CALLEGARO, Ana Rita Catelan. Impacto dos registros de enfermagem no processo de auditoria. Revista GESTO: Revista de Gestão Estratégica de Organizações, v. 11, n. 2, p. 25-36, 2023.

DE SOUSA, Francisca Georgina Macedo; SILVA, Andréa Cristina Oliveira. Cuidado de enfermagem em ambiente hospitalar: recursos éticos, gerenciais e assistenciais. Editora CRV, 2022.

FERREIRA, Mirella Andrade. Auditoria como ferramenta de qualidade da assistência de enfermagem em ambiente hospitalar: uma revisão integrativa. 2023.

RIBEIRO, Bárbara Caroline Oliveira; DE SOUZA, Rafael Gomes; DA SILVA, Rodrigo Marques. A importância da educação continuada e educação permanente em unidade de terapia intensiva–revisão de literatura. Revista de Iniciação Científica e Extensão, v. 2, n. 3, p. 167-175, 2019.

REZENDE, Adalberto Fabrício Teixeira. Acolhimento do paciente em tratamento oncológico ambulatorial: protótipo de um protocolo eletrônico. 2023. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.

MEDEIROS, Rafael Maia Pantuzzo. Impacto de registros de enfermagem inadequados nas glosas hospitalares. 2020.

RUBIN, Onilda et al. AUDITORIA NA QUALIDADE DE ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 9, n. 4, p. 1013-1040, 2023.

SANTOS, Gisele Batista Silva; SANTOS, Benezuete Brito dos; MELO, Jefferson dos Santos. A percepção da pessoa internada sobre sua vivência no hospital. Revista do NUFEN, v. 12, n. 2, p. 1-19, 2020.

SANTOS, Joyce Pereira et al. Fatores de riscos intrínsecos e extrínsecos que predispõe ao delirium em pacientes internados em Unidade de Terapia Intensiva: revisão integrativa. Research, Society and Development, v. 10, n. 13, p. e166101321072-e166101321072, 2021.

SANTOS, Joyce Pereira et al. Principais erros encontrados em prontuários da UTI durante a análise do Enfermeiro Auditor. Revista JRG de Estudos Acadêmicos, v. 6, n. 13, p. 1479-1485, 2023.

SILVA, Bárbara Jordânia Rodrigues et al. Ações de enfermagem que promovem a segurança do paciente no âmbito hospitalar. Research, Society and Development, v. 10, n. 5, p. e44110515202-e44110515202, 2021.

OLIVEIRA, Fátima Alexandra Freitas. O papel do enfermeiro gestor na melhoria da qualidade e segurança do doente. 2022. Tese de Doutorado.

YAMAGAMI, Cristina; GROVE, Andrew S. Gestão de Alta Performance: Tudo o que um gestor precisa saber para gerenciar equipes e manter o foco em resultados: Tudo o que um gestor precisa saber para gerenciar equipes e manter o foco em resultados. Saraiva Educação SA, 2020.

ZERBINATO, Ana Valladares; BELLO, Daniela Motta. Prontuário eletrônico: fatores críticos de sucesso e falha para a implantação efetiva. 2019

Downloads

Publicado

2024-02-09

Como Citar

SANTOS, J. P.; SANTOS, N. dos; ARAÚJO, T. R. da C.; VIANA, C. B. F.; PRAZERES, P. P. Contribuições da auditoria em enfermagem para uma gestão de alta performance no âmbito Hospitalar. Revista JRG de Estudos Acadêmicos , Brasil, São Paulo, v. 7, n. 14, p. e14936, 2024. DOI: 10.55892/jrg.v7i14.936. Disponível em: http://revistajrg.com/index.php/jrg/article/view/936. Acesso em: 27 abr. 2024.

ARK