Utilização de modelo didático no ensino de DNA com acessibilidade a deficientes visuais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55892/jrg.v7i14.938

Palavras-chave:

ensino de biologia, DNA, inclusão

Resumo

Ao decorrer dos anos, tem-se a necessidade de que as aulas de Biologia sejam reinventadas, fazendo com o ensino tradicional seja repensado, onde o professor enquanto mediador do conhecimento necessitará tornar suas aulas de Biologia mais dinâmicas e atrativas, contribuindo assim para máxima absorção de conhecimentos ensinados em sala de aula. Em adição, o profissional precisará pensar em abordagens que alcancem os discentes que apresentam alguma necessidade especial tais como: os deficientes visuais. A utilização de modelo didático favorece com que haja uma experiência mais próxima com o objeto de estudo em questão e a inclusão de pessoas com deficiências visuais no ensino regular favorece com que haja a quebra de paradigmas, uma vez que esses alunos possuem as mesmas habilidades cognitivas e possibilidades de conhecimento. Nesse sentido, buscou-se produzir a estrutura do DNA com acessibilidade a pessoas com deficiências visuais. Construiu-se as duplas fitas de DNA em formato 3D, e para representar cada base nitrogenada que a compõem, colocou-se a letra que a identifica em formato de braile, possibilitando assim que a atividade de tato fosse realizada pelo deficiente visual e que o mesmo conseguisse identificar a base nitrogenada presente. Além disso, a dupla fita foi identificada com materiais de fácil acesso, onde a cada toque eles observaram a presença da divisão do ácido nucleico em duas partes. Neste trabalho, desenvolvemos estratégias lúdicas dentro de sala de aula favorecendo com que o processo ensino e aprendizagem de Biologia fosse realizado de forma eficaz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sarah Lorena Silva Santos, Centro de Estudos Superiores de Pinheiro - CESPI

[Lattes]
Graduada em Ciências Biológicas pela UEMA.

Welberth Santos Ferreira, Universidade Estadual do Maranhão

[Lattes]
Graduado em Física pela UFMA. Mestre em Física pela UFC. Doutor em Física pela Universidade do Porto. Professor dos programas de pós-graduação RENOEN e PROFEI.

Suelen Rocha Botão Ferreira, Universidade Estadual do Maranhão

[Lattes]
Graduada em Ciências Biológicas pela UFMA; Mestre em Genética pela Universidade do Porto; Doutora em Biotecnologia pela UFMA. Professora da Faculdade Estácio e do Centro de Estudos Superiores de Pinheiro.

Referências

ALMEIDA, K. Entenda o que é a ELA, doença degenerativa que paralisou o cientista Stephen Hawking, 2018. Disponível em: < https://g1.globo.com/bemestar/noticia/entenda-o-que-e-a-ela-doenca-degenerativa-que-paralisou-o-cientista-stephen-hawking.ghtml >. Acesso em: 18 set. 2023.

ARAÚJO, J. G. et al. Ensino de Biologia para Alunos com Deficiências Visuais: Relato de Experiência e Contribuições na Formação Docente. Pesquisa em Foco, São Luís, v. 26, ed. 1, p. 1-21, 2021. DOI 2176-0136. Disponível em: http://ppg.revistas.uema.br/index.php/PESQUISA_EM_FOCO. Acesso em: 6 fev. 2024.

ARAÚJO, D. N.; FERREIRA, S. R. B.; FERREIRA, W. S. Aprendizagem significativa aplicada ao ensino de Física. In: Ana Paula Felipe Ferreira da Silva; Ilana Souto de Medeiros. (Org.). Aprendizagem Significativa em Práticas de Estágio. 1ed.Guarujá: Editora Científica Digital, 2022, v. 1, p. 69-78.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – Educação é a Base. Brasília, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wpcontent/uploads/2018/12/BNCC_19d ez2018_site.pdf>. Acesso em: 9 Jan. 2024.

CERQUEIRA, J. B.; FERREIRA, E. M B. Recursos didáticos na educação especial. Revista Benjamin Constant. v. 5, p. 24-29, 2000.

GOLBERT, D. C. F.; FERREIRA, P. S. O.; ASSIS, I. I.; SOUZA, R. R. F. O MODELO DIDÁTICO DA MOLÉCULA DE DNA: construção e utilização no ensino da biologia. Ensino de Ciências e Educação Matemática 2,online, p. 1-9, 25 jan. 2019.

NICOLA, J. A.; PANIZ, C. M. A. importância da utilização de diferentes recursos didáticos no ensino de biologia. Infor, Inov. Form.,Rev. NEaD-Unesp, São Paulo, v. 2, n. 1, p.355-381, 2016.

PEREIRA, L. W. PHET simulation: aplicações e princípios. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física) - Universidade Estadual do Maranhão.

SCANHOLATO PRIMO, C.; BRUNETTO PERTILE, E. Ciências e biologia para alunos cegos: metodologias de ensino. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 5, n. 1, p. 256-277, 16 mar. 2022.

Downloads

Publicado

2024-02-16

Como Citar

SANTOS, S. L. S.; FERREIRA, W. S.; FERREIRA, S. R. B. Utilização de modelo didático no ensino de DNA com acessibilidade a deficientes visuais. Revista JRG de Estudos Acadêmicos , Brasil, São Paulo, v. 7, n. 14, p. e14938, 2024. DOI: 10.55892/jrg.v7i14.938. Disponível em: http://revistajrg.com/index.php/jrg/article/view/938. Acesso em: 27 abr. 2024.

ARK