Desenvolvimento de um aplicativo móvel sobre ausculta pulmonar e cardíaca
DOI:
https://doi.org/10.55892/jrg.v7i15.1218Palavras-chave:
Exame Físico, Tecnologia Móvel, Diagnóstico PrecoceResumo
Objetivo: desenvolver um aplicativo móvel voltado para a ausculta pulmonar e cardíaca, visando auxiliar profissionais da saúde, em especial enfermeiros, no desempenho de suas atividades. Metodologia: trata-se de uma pesquisa do tipo aplicada, com desenvolvimento de uma ferramenta tecnológica para smartphones. O processo de desenvolvimento seguiu as etapas de design thinking, com levantamento de dados, análise das sugestões, prototipação, implantação e distribuição, para criar um aplicativo que auxilie nas auscultas dos profissionais de saúde. Resultados: na etapa de levantamento de dados, foi realizada entrevista com sete enfermeiros atuantes na assistência para identificar as necessidades dos profissionais quanto ao processo de ausculta nos pacientes e como poderia ser construída uma ferramenta que auxiliasse nesse processo. As respostas revelaram a necessidade da de um aplicativo que, incluísse os sons e seus respectivos significados. Os enfermeiros destacaram a carência de aplicativos da área da saúde, que possuem referencial teórico confiável, sugeriram linguagem acessível e integração prática. O protótipo do aplicativo foi desenvolvido com base nas sugestões dos enfermeiros, incorporando elementos sonoros e informações relevantes sobre cada som auscultado. A implantação e distribuição do protótipo do aplicativo resultaram em uma melhor compreensão do que está sendo auscultado entre os profissionais de saúde Conclusão: o processo resultou na criação do aplicativo de ausculta pulmonar e cardíaca para profissionais da saúde, contribuindo para uma melhor compreensão dos sons.
Downloads
Referências
PEREIRA, C. D. F. D., et al. Tecnologias em enfermagem e o impacto na prática assistencial. Revista Brasileira de Inovação Tecnológica em Saúde, Campinas, v. 2, n. 4, p. 29-37, 2012.
IPEA. Centro de Pesquisa em Ciência, Tecnologia e Sociedade. As tecnologias da informação podem revolucionar o cuidado com a Saúde? Nov, 2019. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/cts/pt/central-de-conteudo/artigos/artigos/107-as-tecnologias-da-informacao-podem-revolucionar-o-cuidado-com-a-saude.
MORSCH, J. A. Veja a importância e os principais avanços da tecnologia em enfermagem. Morsch Telemedicina, 2021. Disponível em: https://telemedicinamorsch.com.br/blog/tecnologia-em-enfermagem.
SOUZA, R. P.; MOITA, F. M. C. S. C.; CARVALHO, A. B. G. Tecnologias digitais na educação. 21° ed. Campina Grande: EDUEPB, 2011.
LIMA, M. F.; ARAÚJO, J. F. S. A utilização das tecnologias de informação e comunicação como recurso didático-pedagógico no processo de ensino e aprendizagem. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 21; n. 23, p. 1-7, 2021.
VIEIRA JÚNIOR, D. N. et al. Aplicabilidade de tecnologias leve-duras como estratégia para cuidadores de idosos. Revista Enfermagem Digital Cuidado e Promoção da Saúde, Recife, v. 4, n. 2, p. 124-128, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
ARK
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.