Crimes sexuais: o depoimento da vítima, os riscos da condenação de um inocente e a falta de uma lei gravosa para quem acusa falsamente
DOI:
https://doi.org/10.55892/jrg.v7i14.1275Palavras-chave:
crimes sexuais, depoimento da vítima, falsas acusações, erros judiciais, presunção de inocênciaResumo
O artigo aborda a complexidade dos casos de crimes sexuais, focando no depoimento da vítima, os riscos de condenação de inocentes e a ausência de punições severas para falsas acusações. Inicialmente, define o conceito de crimes sexuais, abordando suas definições legais e sociais, e descreve as diversas formas que esses crimes podem assumir, como estupro, abuso e assédio sexual. Em seguida, analisa a legislação vigente que rege os crimes sexuais, destacando tanto seus pontos fortes quanto suas deficiências, e enfatiza os princípios da presunção de inocência e do "in dubio pro reo", que garantem que um acusado só deve ser condenado se houver provas suficientes. Além disso, o texto avalia o peso do depoimento da vítima nos processos de crimes sexuais, ressaltando as dificuldades em obter outras formas de provas. Discute também o conflito da evidência, referindo-se à "Síndrome da Mulher de Potifar", onde falsas acusações podem ser feitas, e o desafio enfrentado pelos tribunais entre confiar no exame de corpo de delito e no depoimento da vítima. Além disso, analisa os riscos de condenações baseadas apenas na palavra da vítima, apresentando casos de erros judiciais onde inocentes foram condenados injustamente. As consequências pessoais e sociais de uma condenação injusta são discutidas, mostrando o impacto devastador na vida dos inocentes condenados. Finalmente, o artigo argumenta sobre a necessidade urgente de uma legislação mais rigorosa para punir falsas acusações de crimes sexuais, visando proteger os inocentes e assegurar a justiça. O texto enfatiza a importância de equilibrar a proteção das vítimas com a salvaguarda dos direitos dos acusados, propondo uma análise crítica do sistema legal e sugerindo reformas para evitar injustiças.
Downloads
Referências
ALMEIDA, V. L. Responsabilidade civil do Estado decorrente do exercício da função legislativa. Revista Jurídica Luso-Brasileira (RJLB), 2020; 2: 1367-1428.
BITENCOURT, Cezar Roberto. Tratado de direito penal: parte especial : dos crimes contra a dignidade sexual até dos crimes contra a fé pública. 8. ed. São Paulo: Saraiva, 2014.
BUSQUE APOIO. Entenda os Tipos de Crimes Sexuais. Disponível em: https://busqueapoio.org.br/post/entenda-os-tipos-de-crimes-sexuais . Acesso em: 6 jun. 2024.
CAVALCANTE, A.; OLIVEIRA, R.; SILVA, M. Crimes contra a dignidade sexual: comentários ao Título VI do Código Penal. Editora Saraiva, 2018. E-book. ISBN 9788553601813. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788553601813/ . Acesso em: 29 abr. 2024.
Criminalistas analisam as principais causas dos erros judiciais. Conjur. Disponível em: https://www.conjur.com.br/2018-set-06/criminalistas-analisam-principais-causas-erros-judiciais .
Crítica ao valor probante do depoimento da vítima em crimes sexuais e a solução implantada pelo common law. Empório do Direito. Disponível em: https://emporiododireito.com.br/leitura/critica-ao-valor-probante-do-depoimento-da-vitima-em-crimes-sexuais-e-a-solucao-implantada-pelo-common-law .
Estudo mostra porque tantos inocentes são condenados à prisão nos EUA. Conjur. Disponívelem: https://www.conjur.com.br/2014-fev-16/estudo-mostra-porque-tantos-inocentes-sao-conde nados-prisao-eua .
FERRAJOLI, Luigi. Direito e Razão: Teoria do Garantismo Penal. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2002.
FLORENTINO, T. F. A responsabilidade civil do estado no erro judiciário: o dever indenizatório pela prisão indevida. Revista da Faculdade de Direito, Universidade de São Paulo, 2020; 15(2): 730-742.
GENTIL, P.; MARCÃO, R. Crimes contra a dignidade sexual: comentários ao Título VI do Código Penal. Editora Saraiva, 2018. E-book. ISBN 9788553601813. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788553601813/ . Acesso em: 29 abr. 2024.
JUSBRASIL. Sobre a Sentença no "caso Mariana Ferrer" e seus efeitos midiáticos. Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/sobre-a-sentenca-no-caso-mariana-ferrer-e-seus-efeit os-midiaticos/11157063 . Acesso em: 05/06/2024.
LOPES JUNIOR, A. Direito processual penal. 17. ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2020. 1232 p.
NUCCI, Guilherme de Souza. Código de processo penal comentado. 13. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2014.
Os problemas da instrução probatória nos crimes contra a dignidade sexual. Jusbrasil. Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/os-problemas-da-instrucao-probatoria-nos-crimes-co ntra-a-dignidade-sexual/792441424 .
RODRIGUES, A. P. S. M.; CARMO, E. C. Síndrome da mulher de Potifar: análise jurídica dos impactos causados pela denunciação caluniosa de estupro, perpetrada por mulheres, contra seus (ex) companheiros como forma de vingança pessoal. 2021. Disponível em: https://jurisprudencia.tjto.jus.br/consulta.php?q=conceitos+de+crimes+sexuais .
ROZAS, L. B. Responsabilidade do Estado por atos jurisdicionais. Revista da Faculdade de Direito, Universidade de São Paulo, 2018; 99: 747-792.
SILVA, N. C. P., et al. O erro judiciário e as injustiças causadas. Etic - Encontro de Iniciação Científica, 2020; 2: 16-16.
SORGATTO, M. M., et al. O resgate da dignidade da pessoa humana nos casos de condenação errônea do Estado. Ponto de Vista Jurídico (UNIARP), 2016; 5(2): 78-97.
VENOSA, S. S. Direito civil: Responsabilidade civil. São Paulo: Atlas, 2020; 2: 45-66.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
ARK
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.