Consulta de enfermagem na estratégia saúde da família: desafios no processo de enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55892/jrg.v7i15.1360

Palavras-chave:

Processo de Enfermagem, Atenção Primária à Saúde, Saúde da Família, Teoria Fundamentada, Consulta de Enfermagem

Resumo

Objetivo: compreender a prática do processo de enfermagem durante a consulta realizada pelos enfermeiros na Estratégia Saúde da Família. Método: estudo qualitativo ancorado na Teoria Fundamentada nos Dados, com 14 enfermeiros atuantes da Estratégia Saúde da Família. Entrevistados por técnica aberta não diretiva, entre 2017 a 2018, aprovado pelo comitê de ética. Para análise foram utilizadas três codificações: aberta, axial e seletiva, as quais originaram sub-processo, tema e categorias organizadas pelo paradigma de Strauss e Corbin. Resultados: a comparação dos dados possibilitou a identificação do subprocesso denominado “A consulta de enfermagem na prática de Estratégia Saúde da Família” e o tema “Desafios no Processo de Enfermagem” e suas categorias. Conclusão: A prática da Consulta de Enfermagem vem se desenvolvendo ao longo do tempo com grandes desafios na tentativa de torná-la reconhecida. Investimentos na educação permanente e treinamentos com subsídios para a realização da consulta são necessários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Stella Godoy Silva e Lima, Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho, SP, Brasil

Enfermeira graduada pela Faculdade Sudoeste Paulista no ano de 2012. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem - FMB - UNESP (2015-2017). Doutora em Enfermagem pelo programa Enfermagem mestrado acadêmico e doutorado (2017-2021). Participou do programa PAADES-A ministrando aulas para graduação de enfermagem na UNESP/ Botucatu em disciplina de enfermagem pediátrica (2019). Professora substituta no Departamento de Enfermagem da FMB nas Disciplinas de Enfermagem Pediátrica, Doenças Transmissíveis, Centro Cirúrgico e Saúde Coletiva (2020). Com experiência em Ambulatório Médico Especializado (AME), em Atenção Primária à Saúde como enfermeira responsável pela Unidade Saúde da Família (USF) no interior do Estado de São Paulo, em Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE), Vigilância Epidemiológica Hospitalar e UTI Pediátrica. Integrante desde de 2018 do Grupo de Pesquisa em Gerenciamento de Enfermagem. Atualmente participando do Grupo de Vigilância Epidemiologica (GVE) de Botucatu como voluntária.

Carmen Maria Casquel Monti Juliani, Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho, SP, Brasil

Graduação em Enfermagem (1987) pela Universidade de São Paulo- EERPUSP. Mestrado (1996), Doutorado (2003) e Livre Docência (2014), todos na Universidade de São Paulo- EEUSP. Docente na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Departamento de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Botucatu/SP desde 1992, com atuação na graduação e pós-graduação (Programas da Enfermagem e Saúde Coletiva). Experiência em Enfermagem, com ênfase em Gerenciamento de Serviços de Saúde e Enfermagem e Informática em Enfermagem. Coordenou Cursos de Especialização em Formação Pedagógica (PROFAE) e em Gestão em Saúde (UNESP-CAPES UAB). Foi Chefe do Departamento de Enfermagem (2009-2013). Foi membro da Câmara Técnica do COREN/SP (2012). Foi membro do Conselho de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Enfermagem (2006-2016). Foi membro dos Conselhos de Pós-Graduação em Enfermagem (programa acadêmico) e Saúde Coletiva. Representou o formador no Núcleo de Educação Permanente e Humanização do Pólo Cuesta (DRS VI). Membro fundador do NEAD-Tis e da Unidade de pesquisa em Saúde Coletiva (UPESC), ambos na FMB. Realizou visita técnica na Faculty of Health, York University, Toronto, Canada (2013). Pós doutorado na School of Nursing, The University of British Columbia, Vancouver, Canada (2015-2016). Recebeu título de Professora Emérita na Faculdade de Medicina de Botucatu / Unesp (2021)

Regina Stella Spagnuolo, Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho, SP, Brasil

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade do Oeste Paulista (1982), mestrado em Saúde Coletiva pela Faculdade de Medicina - UNESP - Campus de Botucatu (2006) e doutorado em Saúde Coletiva pela Faculdade de Medicina - UNESP - Campus de Botucatu (2010). Professora Assistente Doutora aposentada do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual Paulista - UNESP. Foi docente do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Saúde Coletiva - UNESP e PPG em Enfermagem - UNESP. Tem experiência na área de Gestão em Saúde e Enfermagem, com ênfase em Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Pesquisa Qualitativa, Dinâmica não linear, Teorias do Caos e Complexidade, Estratégia Saúde da Família e Práticas Colaborativas em Saúde. Atualmente tem se dedicado em tutorias EAD de cursos da área da saúde em diversas modalidades digitais.

Ana Paula Pinho Carvalheira, Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho, SP, Brasil

Possui Graduação em Enfermagem pela Faculdade de Medicina de Marília - FAMEMA (2004); Aprimoramento em Neonatologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2005); Mestrado Profissionalizante em Enfermagem pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2009); Especialização em Cuidado Pré-Natal pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (2014); Doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2016). Participou como mediadora do Projeto Apice ON - Aprimoramento e Inovação no Cuidado e Ensino em Obstetrícia e Neonatologia, iniciativa do Ministério da Saúde (2017 - 2020). Atuou como docente do Curso de Enfermagem do Centro Universitário Sudoeste Paulista/UniFSP-Avaré (2013 - 2023). Professora Substituta do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP, Membro do Grupo de Pesquisa Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (SAMUCA)/UNESP de Botucatu. Atua na área de Enfermagem, com ênfase em: Saúde Materno-Infantil e Saúde Coletiva.

Fernanda Augusta Penacci, Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho, SP, Brasil

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade do Sagrado Coração (2002). Atualmente é Diretora da Unidade de Atenção Integral à Saúde do Adolescente, na Divisão Regional Sudoeste da Fundação CASA/SP e Professor Substituto no Departamento de Enfermagem da UNESP- Botucatu. Possui Mestrado Profissional em Enfermagem (2008), Especialização em Formação Pedagógica (2004) e Especialização em Gestão em Saúde (2012). Doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-Faculdade de Medicina de Botucatu (2017). Atua como docente em curso de graduação em enfermagem, pós graduação Latu sensu e cursos técnicos profissionalizantes. Possui experiência na área de Saúde Coletiva: Saúde do Adolescente, Saúde da Criança, Álcool e Outras Drogas, Gestão do Serviço de Saúde, Sistematização da Assistência de Enfermagem; Semiologia e Semiotécnica de Enfermagem, Enfermagem em Centro Cirúrgico e Orientação de Trabalhos Científicos.

Silvana Andréia Molina Lima, Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho, SP, Brasil

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994), mestrado em Ciências Biológicas (Farmacologia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997), doutorado em Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e Livre Docência em Enfermagem pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2018) . Tem especialização na área de Gerenciamento de Enfermagem e Administração Hospitalar. Atualmente é professora associada da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; ministra disciplinas na graduação e pós-graduação na área de Gestão em Saúde e Enfermagem; Gerente de Risco Sanitário Hospitalar e Coordenadora do Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu; e Coordenadora do Comitê de Ética da Faculdade de Medicina de Botucatu. Foi Chefe do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Botucatu (2013 - 2017). Tem experiência na área de Gerenciamento dos Serviços de Saúde e de Enfermagem, com enfase em Vigilância Sanitária, Gerenciamento de Risco, Segurança do Paciente, Recursos Materiais, Avaliação Econômica e Avaliação de Tecnologias em Saúde.

Referências

Jesus LA, Costa LEL, Oliveira MG, Souza VRS, Silva GTR, Cordeiro ALAO, et al. Ensino da consulta de enfermagem na formação do enfermeiro: estudo bibliométrico. Cogitare Enferm. [Internet]. 2022 [cited 2023 Mai. 19]; 27. Available from: dx.doi.org/10.5380/ce.v27i0.84473.

Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (COREN-SP). Processo de enfermagem: guia para a prática. 2. ed. São Paulo: COREN-SP; 2021.

Nogueira DMC, Rouberte ESC, Leal FKF, Chaves CS, Moura ADA. Child care consultations: evaluation of instrument to systematize nursing care. Braz. J. Develop. [Internet]. 2020 [cited 2023 Jun. 09]; 6(5). Available from: dx.doi.org/10.34117/bjdv6n5-634.

Conselho Federal de Enfermagem (COFEN). Resolução nº 358/2009. Dispõe sobre a sistematização da assistência de enfermagem e a implementação do processo de enfermagem em ambientes públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de enfermagem, e dá outras providências. [Internet]. Brasília: COFEN; 2009 [cited 2023 Jun. 09]. Available from: http://www.cofen.gov.br/resoluo-cofen-3582009_4384.html.

Cavalheiro APG, Silva CLD, Veríssimo MLÓR. Consulta de enfermagem à criança: atuação do enfermeiro na atenção primária à saúde. Enferm. Foco. [Internet]. 2021 [cited 2023 Jun. 10]; 12(3). Available from: dx.doi.org/10.21675/2357-707X.2021.v12.n3.4305.

Garcia MCM, Barra JF, Silva ÉA, Coelho ACO. Avaliação da acessibilidade na atenção primária à saúde na perspectiva dos gerentes. Hu Rev. [Internet]. 2019 [cited 2021 Oct. 20]; 45(3). Available from: dx.doi.org/10.34019/1982-8047.2019.v45.28759.

Kahl C, Meirelles BHS, Lanzoni GMM, Koerich C, Cunha KS. Ações e interações na prática clínica do enfermeiro na atenção primária à saúde. Rev. Esc. Enferm. USP. [Internet]. 2018 [cited 2021 Apr. 28]; 52. Available from: https://doi.org/10.1590/s1980-220x2017025503327.

Ribeiro GC, Padoveze MC. Nursing care systematization in a basic health unit: perception of the nursing team. Rev. Esc. Enferm. USP. [Internet]. 2018 [cited 2023 Jun. 10]; 52. Available from: http://dx.doi.org/10.1590/S1980-220X2017028803375.

Lima SGS, Spagnuolo RS, Juliani CMCM, Fernandes VC, Silva L, Martin LB. Nursing consultation in primary health care: integrative revision. Ens. Ciênc. [Internet]. 2020 [cited 2023 Jun. 11]; 24(n.esp). Available from: https://doi.org/10.17921/1415-6938.2020v24n5-esp.p693-702.

Strauss A, Corbin J. Pesquisa qualitativa: técnica e procedimentos para o desenvolvimento de teoria fundamentada. 2. ed. Porto Alegre: Artmed; 2008.

Santos JLG, Cunha K, Adamy EK, Backes MTS, Leite JL, Sousa FGM. Data analysis: comparison between the different methodological perspectives of the grounded theory. Rev. Esc. Enferm. USP. [Internet]. 2018 [cited 2022 Oct. 26]; 52. Available from: http://dx.doi.org/10.1590/S1980-220X2017021803303.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE). Botucatu panorama. [Internet]. Rio de Janeiro: IBGE; 2019 [cited 2022 Dec. 12]. Available from: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sp/botucatu/panorama.

Rudio FV. Orientação não diretiva na educação, no aconselhamento e na psicoterapia. 9. ed. Petrópolis: Vozes; 1987.

Mattos RA. Os sentidos da integralidade: algumas reflexões acerca dos valores que merecem ser defendidos. In: Pinheiro R, Mattos RA. Os sentidos da integralidade na atenção e no cuidado à saúde. Rio de Janeiro: ABRASCO; 2001. p. 39-64.

Mendes M, Trindade LL, Pires DEP, Martins MMFPS, Ribeiro OMPL, Forte ECN, et al. Nursing practices in the family health strategy in Brazil: interfaces with illness. Rev. Gaúcha Enferm. [Internet]. 2021 [cited 2023 Oct. 01]; 42(n.esp). Available from: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2021.20200117.

Lima SGS, Spagnuolo RS, Juliani CMCM, Colichi RMB. Consulta de enfermagem na estratégia saúde da família e a percepção do enfermeiro: teoria fundamentada. Rev. Bras. Enferm. [Internet]. 2022 [cited 2022 Oct. 26]; 75(4). Available from: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2020-1105.

Ferreira SRS, Périco LAD, Dias VRFG. The complexity of the work of nurses in primary health care. Rev. Bras. Enferm. [Internet]. 2018; 71(Suppl 1). Available from: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0471.

Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Ampliação do papel dos enfermeiros na atenção primária à saúde. Washington: OPAS; 2018.

Conselho Federal de Enfermagem (COFEN). Diretrizes para elaboração de protocolos de enfermagem na atenção primária à saúde pelos Conselhos Regionais/Conselho Federal de Enfermagem. Brasília: COFEN; 2018.

Garcia TF, Alonso CS, Borges EL. Processo de enfermagem no paciente com ferida crônica na atenção primária e secundária: revisão de escopo. Enferm. Bras. [Internet]. 2023 [cited 2023 Oct. 01]; 22(3). Available from: https://doi.org/10.33233/eb.v22i3.5423.

Cavalheiro APG, Silva CL, Veríssimo MLÓR. Consulta de enfermagem à criança: atuação do enfermeiro na atenção primária à saúde. Enferm. Foco. [Internet]. 2021 [cited 2023 Oct. 01]; 12(3). Available from: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2021.v12.n3.4305.

Busnello GF, Trindade LL, Pai DD, Beck CLC, Ribeiro OMPL. Tipos de violência no trabalho da enfermagem na estratégia saúde da família. Esc. Anna Nery [Internet]. 2021 [cited 2023 Oct. 02]; 25(4). Available from: https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2020-0427.

Oliveira C, Santos LC, Andrade J, Domingos TS, Spiri WC. A liderança na perspectiva de enfermeiros da estratégia saúde da família. Rev. Gaúcha Enferm. [Internet]. 2020 [cited 2023 Oct. 02]; 41. Available from: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2020.20190106.

Mendes M, Trindade LL, Pires DEP, Martins MMFPS, Ribeiro OMPL, Forte ECN, et al. Nursing practices in the family health strategy in Brazil: interfaces with illness. Rev. Gaúcha Enferm. [Internet]. 2021 [cited 2023 Oct. 02]; 42(n.esp). Available from: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2021.20200117.

Downloads

Publicado

2024-08-09

Como Citar

LIMA, S. G. S. e .; JULIANI, C. M. C. M.; SPAGNUOLO, R. S.; CARVALHEIRA, A. P. P.; PENACCI, F. A.; LIMA, S. A. M. Consulta de enfermagem na estratégia saúde da família: desafios no processo de enfermagem. Revista JRG de Estudos Acadêmicos , Brasil, São Paulo, v. 7, n. 15, p. e151360, 2024. DOI: 10.55892/jrg.v7i15.1360. Disponível em: https://revistajrg.com/index.php/jrg/article/view/1360. Acesso em: 22 jan. 2025.

ARK