Elaboração de um guia/tutorial com orientações didático-pedagógicas para gestantes em trabalho de parto: relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.55892/jrg.v7i15.1395Palavras-chave:
gestante, trabalho de parto, ensino à distância, educação em saúde, recurso educacionalResumo
Introdução: A gestação é um momento especial e natural na vida da mulher, entretanto, atualmente ainda é vivenciada com muitas dúvidas, medos e anseios, principalmente em relação ao trabalho de parto. Um guia contendo dicas e orientações pode auxiliar as gestantes a vivenciar o ciclo gravídico puerperal de forma mais tranquila e saudável. Objetivo: apresentar a experiência dos pesquisadores na construção de um recurso educacional na forma de guia/tutorial interativo para gestantes em trabalho de parto. Metodologia: relato descritivo de uma experiência sobre o processo de construção de um guia/tutorial ilustrado como recurso tecnológico de informação para gestantes em trabalho de parto, utilizando-se o Método CTM3. Este é uma ferramenta que ajuda a direcionar a construção dos produtos educacionais. Também foram utilizados artigos e manuais do Ministério da Saúde para fundamentar o tema exposto, bem como imagens do google e vídeos do Youtube. Resultados e Discussão: cabe ao profissional de saúde acolher a gestante e sua família, a fim de reduzir os medos, anseios quanto à gestação, parto e puerpério. Os produtos educacionais são ferramentas de grande importância para a educação em saúde por contribuir na promoção à saúde e prevenção de doenças. Conclusão: espera-se que esse Guia Tutorial Interativo possa impactar a vida das gestantes de forma a contribuir no conhecimento sobre trabalho de parto desmistificando o processo do nascimento humano.
Downloads
Referências
AIRES, R. K. D.; MIRANDA, K. C. L.; GUEDES, M. V. C. O uso das Tecnologias Educacionais para a transformação da formação em obstetrícia: perspectivas filosóficas. In: TECNOLOGIAS, INOVAÇÕES E OS DESAFIOS DA ENFERMAGEM NO SÉCULO XXI, 9., 2019, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: UECE, 2019.
ANTENOR, S. Novas tecnologias e normatização ampliam espaço para telessaúde no Brasil. Centro de Pesquisa em Ciências, Tecnologia e Sociedade. Ipea, Brasília. Disponível em: https://w.w.w.ipea.gov.br/central-de-conteúdo/artigos/227/novas-tecnologia-e-normatização. Acesso em: 25 jan. 2023.
BARBOSA, E. P.; MENESES, P. V. S.; FREITAS, V. D.; REIS, M. C. S. Estruturação de um guia interativo sobre as recomendações para um atendimento odontológico seguro e precoce aos pacientes com demência. In: VI CONGRESSO ALAGOANO
DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA - Jatiúca Hotel & Resorts, Maceió-AL, 2022. Disponível em: https://www.doity.com.br/anais/conagg2022/trabalho/251192. Acesso em: 09 mar. 2023.
BRASIL. Ministério da Saúde. Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein. São Paulo: Hospital Israelita Albert Einstein. Nota Técnica para organização da rede de atenção à saúde com foco na atenção primária à saúde e na atenção ambulatorial especializada – Saúde da mulher na gestação, parto e puerpério. Brasília: Ministério da Saúde, 2020. n. 29, p. 56-128.
CAMPOS, A. S. et al. Crenças, mitos e tabus de gestantes acerca do parto normal. Revista de Enfermagem UFSM, Rio Grande do Sul, v. 4, n. 2, p. 332-341, abr./mai. 2014.
FARIAS, V. S. Validação de uma tecnologia educativa para a prevenção de violência contra adolescentes. 2020. 153 f. Dissertação (Mestrado profissional em Saúde da Família) - Universidade Estadual do Vale do Acaraú, Sobral, 2020.
FÉLIX, H. C. R. et al. Sinais de alerta e de trabalho de parto: conhecimento entre gestantes. Revista Brasileira Saúde Materna-Infantil, Recife, v. 19, n. 2, p. 343-349, abr./jun. 2019.
FUNDO DE POPULAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS; JOHNSON E JOHNSON FOUNDATION (UNFPA). Guia para saúde sexual e reprodutiva e atenção obstétrica. Brasil, 2023. 81 p. Disponível em: www.brazil.unfpa.org. Acesso em: 23 jan. 2023.
FILHO, A. M. C.; SANTOS, A. A.; WYSZOMIRKA, R. M. A. F. Elaboração de um guia/tutorial com orientações didático-pedagógicas para preceptores de residência médica: Relato de experiência. Conjecturas, v. 22, n. 17, Alagoas, 2022. DOI: 10.53660.
MALHEIROS, P. A.; ALVES, V. H.; RANGEL, T. S. A.; VARGENS, O. M. C. Parto e nascimento: saberes e práticas humanizadas. Texto Contexto Enfermagem, Florianópolis, v. 21, n. 2, p. 37-329, abr./jun. 2012.
MEDEIROS, M. A. S. Estruturação de um produto educacional em saúde sobre o método Canguru: relato de experiência com a utilização do Método CTM3. Research, Society and Development, v. 11, n. 10, p. 1-11, ago. 2022.
MONTENEGRO, C. A. B.; REZENDE, F. M. Obstetrícia Fundamental. 13. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014.
OLIVEIRA, L. V. S. Educação em saúde no pré-natal: atividades participativas. Guia para profissionais. Belém, 2018. 56 p.
RAMON, M. O que é um recurso educacional? Conexão Filosófica. Disponível em: www.youtube.com/c/conexao-filosofica. Acesso em: 05 jan. 2022.
SANTOS, A. A. Educação em saúde: trabalhando com produtos educacionais. Maceió: Editora Hawking, 2020. 412 p.
SORTICA, C. A. et al. Guia do pré-natal na atenção básica. Porto Alegre: Secretaria Estadual da Saúde, 2018. 40 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
ARK
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.