Elaboração de um guia/tutorial com orientações didático-pedagógicas para gestantes em trabalho de parto: relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55892/jrg.v7i15.1395

Palavras-chave:

gestante, trabalho de parto, ensino à distância, educação em saúde, recurso educacional

Resumo

Introdução: A gestação é um momento especial e natural na vida da mulher, entretanto, atualmente ainda é vivenciada com muitas dúvidas, medos e anseios, principalmente em relação ao trabalho de parto. Um guia contendo dicas e orientações pode auxiliar as gestantes a vivenciar o ciclo gravídico puerperal de forma mais tranquila e saudável. Objetivo: apresentar a experiência dos pesquisadores na construção de um recurso educacional na forma de guia/tutorial interativo para gestantes em trabalho de parto. Metodologia: relato descritivo de uma experiência sobre o processo de construção de um guia/tutorial ilustrado como recurso tecnológico de informação para gestantes em trabalho de parto, utilizando-se o Método CTM3. Este é uma ferramenta que ajuda a direcionar a construção dos produtos educacionais. Também foram utilizados artigos e manuais do Ministério da Saúde para fundamentar o tema exposto, bem como imagens do google e vídeos do Youtube. Resultados e Discussão: cabe ao profissional de saúde acolher a gestante e sua família, a fim de reduzir os medos, anseios quanto à gestação, parto e puerpério. Os produtos educacionais são ferramentas de grande importância para a educação em saúde por contribuir na promoção à saúde e prevenção de doenças. Conclusão: espera-se que esse Guia Tutorial Interativo possa impactar a vida das gestantes de forma a contribuir no conhecimento sobre trabalho de parto desmistificando o processo do nascimento humano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Melissa Moura Saraiva, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Mestranda do Mestrado Profissional Ensino em Saúde e Tecnologia pela Universidade de Ciências da Saúde- (UNCISAL). Pós-graduada na modalidade residência em enfermagem em obstetrícia pela UNCISAL.

Paulo José Medeiros de Souza Costa, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas

Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Alagoas, Doutorado em Ciências Aplicada à Pediatria da Universidade Federal de São Paulo. Docente do Mestrado Profissional Ensino em Saúde e Tecnologia (UNCISAL)

Josemir Almeida Lima, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas

Graduado em Ciências Biológicas e em Enfermagem em Obstetrícia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Possui Mestrado em Ciências (2011) pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Docente do curso de Enfermagem na Universidade de Ciências da Saúde (UNCISAL) e no centro universitário Cesmac.

Karina Brandão Menezes Lima, UNIMA - Centro Universitário Maceió, AL, Brasil

Graduada em enfermagem pelo centro universitário Cesmac. Mestrado em gestão do potencial humano pelo instituto superior de gestão (ISG, Portugal). Docente pelo centro universitário Maceió (UNIMA).

Referências

AIRES, R. K. D.; MIRANDA, K. C. L.; GUEDES, M. V. C. O uso das Tecnologias Educacionais para a transformação da formação em obstetrícia: perspectivas filosóficas. In: TECNOLOGIAS, INOVAÇÕES E OS DESAFIOS DA ENFERMAGEM NO SÉCULO XXI, 9., 2019, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: UECE, 2019.

ANTENOR, S. Novas tecnologias e normatização ampliam espaço para telessaúde no Brasil. Centro de Pesquisa em Ciências, Tecnologia e Sociedade. Ipea, Brasília. Disponível em: https://w.w.w.ipea.gov.br/central-de-conteúdo/artigos/227/novas-tecnologia-e-normatização. Acesso em: 25 jan. 2023.

BARBOSA, E. P.; MENESES, P. V. S.; FREITAS, V. D.; REIS, M. C. S. Estruturação de um guia interativo sobre as recomendações para um atendimento odontológico seguro e precoce aos pacientes com demência. In: VI CONGRESSO ALAGOANO

DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA - Jatiúca Hotel & Resorts, Maceió-AL, 2022. Disponível em: https://www.doity.com.br/anais/conagg2022/trabalho/251192. Acesso em: 09 mar. 2023.

BRASIL. Ministério da Saúde. Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein. São Paulo: Hospital Israelita Albert Einstein. Nota Técnica para organização da rede de atenção à saúde com foco na atenção primária à saúde e na atenção ambulatorial especializada – Saúde da mulher na gestação, parto e puerpério. Brasília: Ministério da Saúde, 2020. n. 29, p. 56-128.

CAMPOS, A. S. et al. Crenças, mitos e tabus de gestantes acerca do parto normal. Revista de Enfermagem UFSM, Rio Grande do Sul, v. 4, n. 2, p. 332-341, abr./mai. 2014.

FARIAS, V. S. Validação de uma tecnologia educativa para a prevenção de violência contra adolescentes. 2020. 153 f. Dissertação (Mestrado profissional em Saúde da Família) - Universidade Estadual do Vale do Acaraú, Sobral, 2020.

FÉLIX, H. C. R. et al. Sinais de alerta e de trabalho de parto: conhecimento entre gestantes. Revista Brasileira Saúde Materna-Infantil, Recife, v. 19, n. 2, p. 343-349, abr./jun. 2019.

FUNDO DE POPULAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS; JOHNSON E JOHNSON FOUNDATION (UNFPA). Guia para saúde sexual e reprodutiva e atenção obstétrica. Brasil, 2023. 81 p. Disponível em: www.brazil.unfpa.org. Acesso em: 23 jan. 2023.

FILHO, A. M. C.; SANTOS, A. A.; WYSZOMIRKA, R. M. A. F. Elaboração de um guia/tutorial com orientações didático-pedagógicas para preceptores de residência médica: Relato de experiência. Conjecturas, v. 22, n. 17, Alagoas, 2022. DOI: 10.53660.

MALHEIROS, P. A.; ALVES, V. H.; RANGEL, T. S. A.; VARGENS, O. M. C. Parto e nascimento: saberes e práticas humanizadas. Texto Contexto Enfermagem, Florianópolis, v. 21, n. 2, p. 37-329, abr./jun. 2012.

MEDEIROS, M. A. S. Estruturação de um produto educacional em saúde sobre o método Canguru: relato de experiência com a utilização do Método CTM3. Research, Society and Development, v. 11, n. 10, p. 1-11, ago. 2022.

MONTENEGRO, C. A. B.; REZENDE, F. M. Obstetrícia Fundamental. 13. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014.

OLIVEIRA, L. V. S. Educação em saúde no pré-natal: atividades participativas. Guia para profissionais. Belém, 2018. 56 p.

RAMON, M. O que é um recurso educacional? Conexão Filosófica. Disponível em: www.youtube.com/c/conexao-filosofica. Acesso em: 05 jan. 2022.

SANTOS, A. A. Educação em saúde: trabalhando com produtos educacionais. Maceió: Editora Hawking, 2020. 412 p.

SORTICA, C. A. et al. Guia do pré-natal na atenção básica. Porto Alegre: Secretaria Estadual da Saúde, 2018. 40 p.

Downloads

Publicado

2024-09-06

Como Citar

SARAIVA, M. M.; COSTA, P. J. M. de S.; LIMA, J. A.; LIMA, K. B. M. Elaboração de um guia/tutorial com orientações didático-pedagógicas para gestantes em trabalho de parto: relato de experiência. Revista JRG de Estudos Acadêmicos , Brasil, São Paulo, v. 7, n. 15, p. e151395, 2024. DOI: 10.55892/jrg.v7i15.1395. Disponível em: https://revistajrg.com/index.php/jrg/article/view/1395. Acesso em: 22 jan. 2025.

ARK